62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
A CAPACIDADE PARTICIPATIVA DA EJA NAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ-AL
Javan Sami Araújo dos Santos 1
Elicláudia Nunes de Lima 1
Edna Cristina do Prado 1
1. CEDU/UFAL
INTRODUÇÃO:

O trabalho ora apresentado parte de estudos bibliográficos e documentais, visitas e observações, tendo como objetivo, relatar as análises da pesquisa na iniciação científica, concernente à gestão democrática e suas interfaces com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede Pública Municipal de Maceió-AL. Partindo desta temática: Gestão e EJA, o desenvolvimento da pesquisa visou esclarecer como a Educação de Adultos vem sendo tratada pela equipe gestora da referida instituição de ensino. Esta por sua vez, desdobrou-se em especificidades como: a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a participação dos Jovens e Adultos nas Instâncias Colegiadas (Conselho Escolar, Grêmio, etc). Vale ressaltar que muitos estudos contêm as inúmeras faces da gestão democrática na realidade escolar brasileira (PARO, 1996; LÜCK, 2002; CURY, 2000; PAZETTO; WHITTMAN, 1999, entre outros) afirmando que, ao contrário da visão restrita e burocratizada de administração escolar, a gestão escolar passa a ser compreendida como mecanismo coletivo de tomada de decisões pelos diversos atores sociais que compõem o cenário escolar.

METODOLOGIA:

Diante do exposto, a análise minuciosa dos detalhamentos do PPP foi parte integrante para se estabelecer a conexão entre os objetivos do projeto de pesquisa e a realidade escolar. Como primeira etapa da metodologia de pesquisa, realizou-se o mapeamento e escolha da escola que atendia aos critérios definidos, a saber: maior número de alunos matriculados e presença das modalidades EJA e Ensino Fundamental. Visitas, observações e entrevistas foram utilizadas como técnicas de coleta de dados. Já o estudo bibliográfico e a análise de conteúdo compuseram as abordagens metodológicas. Sendo assim, leituras básicas e complementares a respeito da EJA e da gestão nas escolas públicas foi parte presente em todos os meses de duração da pesquisa.

RESULTADOS:

De acordo com a literatura sobre o tema, a construção coletiva do PPP é um dos princípios básicos, pois, como afirmam Filipouski e Schaffer (2005, p. 26): "[...] o lugar de sua concepção, realização e avaliação deve ser o coletivo da escola, e não alguns segmentos relacionados com ela". Com a análise do PPP, observa-se que apesar da Gestão Escolar lidar com vários problemas que são comuns nas escolas públicas, a equipe gestora encontra o outro tipo de realidade, como por exemplo: Jovens e adultos que interagem entre si e buscam melhorar seu nível intelectual e social através do seu aprendizado crítico e criativo; pais preocupados e aflitos que lutam por uma escola melhor para seus filhos participando ativamente do Conselho Escolar; e professores comprometidos com a realidade do educando. Nesta Unidade Escolar, o Conselho é uma força ativa de enriquecimento dentro do trabalho coletivo, ele é composto por vários segmentos como: pais, alunos, professores e funcionários que estão representando interesses, anseios e necessidades da comunidade. Porém, na análise do PPP não foi notado nenhuma existência de agremiação estudantil, e muito menos a participação evidenciada dos alunos da EJA nos Conselhos.

CONCLUSÃO:

A partir da análise dos dados, percebe-se que o Conselho Escolar trabalha em parceria com a Equipe Gestora, ambos buscam trabalhar primando pelo bom relacionamento, aprimorando o ensino e a aprendizagem, com o objetivo de preparar o indivíduo para assumir o seu papel em sua emancipação social. Nas questões pedagógicas verificaram-se alguns aspectos que são primordiais no trabalho coletivo, como por exemplo: O envolvimento da coordenação com a comunidade escolar e com os professores para avaliar o trabalho pedagógico nas tomadas de decisões, através de um trabalho coletivo, respeitando-se sempre o princípio da Gestão Democrática, especificamente com o engajamento de toda comunidade escolar e a Equipe Gestora, realizando-se um trabalho descentralizado que buscar promover a capacidade participativa dos sujeitos na Educação de Jovens e Adultos. Diante disto, concretiza-se a citação coletiva encontrada no PPP da referida escola: "A escola é uma ligação na formação do ser humano com a sociedade, onde educadores e família, baseando-se nos princípios de cidadania, unem-se para dar forma ao novo homem que, consciente do seu papel, exerce a sua função de construtor e transformador do seu habitat." (PPP da escola, p. 28).

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL
Palavras-chave: Gestão escolar , Educação de Jovens e Adultos , Projeto Político Pedagógico.