62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
O PROBLEMA DA RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E MUNDO NAS 'INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS' DE WITTGENSTEIN
Raimundo Nonato Araujo Portela Filho 1
Carmem Maria Almeida Portela 1
1. Depto. de Filosofia, CCH, Universidade Federal do Maranhão/UFMA, São Luís-MA
INTRODUÇÃO:
A obra  Investigações Filosóficas, doravante denominada Investigações, de autoria do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951), no entender de Stegmüller, constitui uma obra-prima da prosa alemã, sendo difícil encontrar, na história da filosofia ocidental, outra obra filosófica escrita numa linguagem tão simples e viva como esta. Wittgenstein assevera no prefácio desta obra que nela está publicado o assentamento de pesquisas filosóficas que o ocuparam de 1929 a 1945, abrangendo objetos variados.  Ele argumenta, ademais, que desde 1929, quando voltou a se reocupar com a filosofia, teve que reconhecer graves erros no que ele havia exposto no seu primeiro livro -  Tractatus Logico-Philosophicus, doravante denominado Tractatus.  As Investigações afastam-se da postura tractatiana essencialista com relação à linguagem e assumem  uma postura pragmática. Assim,  não existe a linguagem, porém linguagens, uma grande variedade de usos, uma multiplicidade de funções ou papéis, que são chamados jogos de linguagem e possuem certas semelhanças de família. Além disso, esses múltiplos jogos de linguagem se constituem em formas de vida. Uma vez que no Tractatus há um paralelismo estrito entre linguagem e mundo, haverá o problema da relação entre linguagem e mundo nas Investigações?
METODOLOGIA:
Efetiva-se uma pesquisa bibliográfica cujo referencial teórico central é a obra Investigações Filosóficas de Wittgenstein (1994). Consultam-se, outrossim, textos de alguns comentadores, tais como: Baker e Hacker (1980), Ferrater Mora (1968), Glock (1998), Hallet (1967), Moreno (2000), Oliveira (1996), Pears (1973), Spaniol (1989) e Stegmüller (1977). Inicialmente, examinam-se os conceitos de 'jogo de linguagem', 'uso' e 'forma de vida', que desempenham um papel fulcral na teoria pragmática do significado proposta por Wittgenstein nas Investigações, em substituição à teoria referencial ou denotacionista do Tractatus. Em seguida, analisa-se se há o problema da relação entre linguagem e mundo nas Investigações de Wittgenstein.     
RESULTADOS:
 Nas Investigações  Wittgenstein emprega o conceito de  jogo de linguagem para mostrar que a denotação e a enunciação são  um jogo de linguagem entre vários outros possíveis  e para mostrar que falar uma linguagem é uma atividade articulada com uma forma de vida, com uma prática coletiva e suas normas, isto é, a linguagem constitui um complexo inseparável de atos lingüísticos e extralingüísticos.Há  três significados interconectados do termo jogo de linguagem: a)  uma forma de linguagem que, por comparação à linguagem adulta, pode-se descrever como  primitiva ou rudimentar; b) um modelo simplificado e abstrato de uma interação lingüística que sirva de exemplificação do uso de uma expressão; c) a totalidade da linguagem e das atividades em que está envolvida. Nas Investigações o conceito de uso é concebido em uma perspectiva mais ampla que a sintático-semântica do Tractatus, abrangendo também a dimensão pragmática. Assim,  um signo não adquire significado porque está associado a um objeto, mas  porque tem um uso governado por regras. A obra Investigações critica a forma lógica enquanto categoria lógico-ontológica e a relação entre linguagem e mundo possibilitada pela lógica. Esta encontra-se na pluralidade dos jogos de linguagem no interior de uma forma de vida.   
CONCLUSÃO:
Problemas filosóficos, nas Investigações, são considerados mal-entendidos gramaticais. Estes surgem quando confundimos a gramática profunda de uma expressão com a gramática superficial. Esta nos ilude pela semelhança das expressões envolvidas, quando fazemos analogias em diferentes domínios de nossa linguagem.  Aquela busca estabelecer quais os usos corretos dessas expressões e verificar se elas são usadas dessa maneira no cotidiano.O problema da relação entre linguagem e mundo, nas Investigações, é um pseudoproblema. Tentamos relacionar linguagem e mundo porque a nossa linguagem nos ilude através do enfeitiçamento do nosso entendimento. Nas Investigações a significação não se limita à denominação de objetos, porquanto embora envolva em parte este aspecto, ela o extrapola. A análise do uso que fazemos das palavras e expressões refuta a relação entre linguagem e mundo, visto que por intermédio desta verificamos que um grande número de palavras e expressões constitui significações na medida em que são usadas e não porque referem-se a coisas.Wittgenstein argumenta que os problemas filosóficos se dissolvem quando fazemos uma análise da linguagem, pois quando usamos as expressões nos domínios em que elas habitualmente tem sentido, estamos eliminando os problemas filosóficos.
Palavras-chave: Wittgenstein, Investigações Filosóficas, Relação Linguagem e Mundo.