62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
SIMULADOR DE CÁLCULO DE DENSIDADE E PRESSÃO
TARCISIO LIRA MILHOMEM 1
Darci Augusto Moreira 1
Mirla de Nazaré do Nascimento MIranda 1
Rejane de Barros Araújo 1
1. Universidade do EStado do Pará
INTRODUÇÃO:
A informação é, reconhecidamente, uma das mercadorias mais valiosas na contemporaneidade - a informação passa a definir conceitos como exclusão e inclusão nas mais diversas esferas da atividade humana. Promover a maior interação entre pessoas e culturas, estimulando os mecanismos de criação e difusão do conhecimento, é um pressuposto em que se apóia a bandeira da cibercultura (apud. RABAÇO, 2005), onde o termo tecnologia alcança o seu sentido amplo, como estudo das técnicas e instrumentos que podem ajudar o homem a viver melhor (RAIÇA, 2008). No intuito em ajudar o homem a viver melhor é que atualmente a ciência faz amplo uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), definindo um novo espaço geográfico ilimitado e sem fronteiras. Mediante tal suposição e na dificuldade dos discentes na disciplina Fenômenos dos Transportes, surgiu a necessidade da implantação de um laboratório virtual, no intuito de envolver e facilitar o acesso ao conhecimento. Assim, permitindo não apenas que o discente utilize as TICs, mas que em qualquer ambiente interaja plenamente com a teoria e a prática facilitando o aprendizado. Oportunizando também alunos pertencentes a outras localidades que não possuam espaço físico suficiente para implantação de um laboratório de fenômenos de transporte.
METODOLOGIA:
Para desenvolver este trabalho foi necessária a interação interdisciplinar com a disciplina Fenômenos dos Transportes para descrever a condução dos fluidos e computação no desenvolvimento do software para ensino, utilizando uma linguagem de programação orientada a objeto. O trabalho foi desenvolvido inicialmente com dois experimentos que foram: determinação de densidade e pressão manométrica. As técnicas de coletas de dados envolveram pesquisa bibliográfica, os quais foram utilizados como suporte para equacionar a determinação da densidade e pressão manométrica. A ferramenta computacional foi desenvolvida na Linguagem de Programação Object Pascal (Delphi 5), com o objetivo de desenvolver um aplicativo modular e intuitivo. Após o desenvolvimento da ferramenta, as experiências foram realizadas em laboratório e seus valores calculados e comparados com os dados fornecidos pela literatura, e os calculados pelo software. Os estudos e pesquisas se devolveram utilizando o campus da Universidade do Estado do Pará, localizado no Sul do Pará. No trabalho foram envolvidos; um aluno da graduação do curso de Engenharia Ambiental, uma professora e mestre em Engenharia Elétrica, uma professora e mestre em Engenharia Mecânica, uma professora doutora em Engenharia Química.
RESULTADOS:
Mesmo não tendo conhecimento da ferramenta computacional, Linguagem de Programação Object Pascal (Delphi 5), o discente não apresentou dificuldade em seu manuseio, conseguindo desenvolver plenamente todas as etapas necessárias para alcançar os objetivos propostos. Devido à linguagem em que foi programado, permitir sua utilização em qualquer computador, sem necessitar de instalação de programa específico, a aceitação no meio acadêmico foi excelente. O laboratório virtual também possibilita não somente calcular os valores referentes à densidade e pressão, mas também permite o acesso a teoria referente aos valores calculados. Ao observarmos a dificuldade dos discentes em calcular conversão de unidades, foi adicionado ao laboratório um programa conversor de unidades, que servirá de apóio didático ao usuário do laboratório. Por sugestão do discente envolvido no trabalho, foi acrescentado um relatório final que possibilita à impressão dos cálculos e geração de gráficos no qual é representada a variação desses valores com a elevação da temperatura, possibilitando plena percepção da influência da temperatura com a densidade e pressão dos fluidos.
CONCLUSÃO:
O laboratório virtual é uma ferramenta de fácil aplicação que possibilita o cálculo da densidade de fluidos sob variação de temperatura sem adicionar ônus à instituição, quer por consumo de matéria prima ou compra de equipamentos, necessário para proporcionar às condições térmicas a realização do experimento. Bem como cálculo da pressão manométrica sujeita as diversas variações de temperatura. O laboratório virtual, possibilitando que o usuário tenha contato simultâneo da teoria e prática, completando plenamente o ciclo de aprendizado, além do que com a utilização das TICs os conceitos não só ficam mais claros como atrativos ao discente já habituados com este ambiente virtual. Pela portabilidade do laboratório virtual, os experimentos podem ser reproduzidos em locais que não possuam laboratório de fenômenos de transporte, possibilitando ao docente que necessita de tais experiências, concluir plenamente todas as etapas programadas do curso.
Instituição de Fomento: Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado do Pará
Palavras-chave: simulação, densidade, pressão.