62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES
Érica do Nascimento Azevedo 1
Cláudia da Mota Darós Parente 1
1. Universidade Federal de Sergipe/ UFS
INTRODUÇÃO:
A pesquisa tem o objetivo de analisar as repercussões das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia na reformulação e implantação do Projeto Pedagógico de uma instituição de educação superior do estado de Sergipe, identificando de que modo o currículo incorpora formação específica para atuação do pedagogo em ambientes escolares e não-escolares. A aprovação da Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, evidencia alguns aspectos constitutivos da formação do pedagogo, bem como a abrangência dos espaços de sua atuação em ambientes escolares e não-escolares. Diante das indicações legais, defende-se que é preciso devolver aos cursos de Pedagogia as demandas e necessidades sociais das diferentes instituições sociais, de educação formal e não-formal, de ambientes escolares e não-escolares. O Curso de Pedagogia deve ser um espaço rico em discussões e momentos de reflexões sobre a prática e a própria função do pedagogo nas instituições sociais. Somente assim, será possível, aos poucos, delinear o novo perfil dos profissionais da educação.
METODOLOGIA:
O objeto de estudo da presente pesquisa - formação do pedagogo para atuação em ambientes escolares e não-escolares - é compreendido por meio da análise do próprio curso de Pedagogia e da constituição histórico-social do profissional da educação. Tem-se como foco a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior do estado de Sergipe, pautando-se na Teoria Crítica do Currículo. Foram utilizadas diferentes técnicas de pesquisa, tendo-se como parâmetro principal a abordagem qualitativa. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para respaldar a pesquisa documental, privilegiando-se o estudo das resoluções que normatizam o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da instituição selecionada. Diante do universo a ser estudado (formação do pedagogo para atuação em ambientes escolares e não-escolares) e da dimensão escolhida (projeto pedagógico do curso), foram selecionadas as seguintes categorias de análise: escola, não-escolar, formal, não-formal, ambientes escolares, ambientes não-escolares, dentro da escola, fora da escola.
RESULTADOS:
A análise do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da instituição selecionada evidencia o reforço de muitos dos princípios e conceitos existentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE nº 1/2006). As três resoluções que normatizam o Curso de Pedagogia da instituição pesquisada fazem várias considerações sobre os ambientes não-escolares inclusive destacando-os como possibilidade de atuação do Pedagogo. Apesar de citarem a possibilidade de atuação do Pedagogo em outros ambientes, não-escolares, não há a devida relação entre atuação do pedagogo e formação do pedagogo, já que não se evidencia uma preocupação com o conhecimento do que de fato seja atuar nos chamados ambientes não-escolares. A análise do ementário do Curso de Pedagogia identificou que apenas três das oitenta e cinco disciplinas oferecidas, explicitam conhecimentos relativos aos ambientes não-escolares e/ou à educação não-formal. Destaca-se ainda a ambigüidade da resolução que trata do estágio curricular obrigatório: ora cita como campos de estágio "escolas da rede pública de ensino, escolas da rede privada de ensino, instituições e organizações não-escolares"; ora, descreve as atividades de estágio, caracterizadas essencialmente, embora não exclusivamente, por atividades e ações relativas à educação formal.
CONCLUSÃO:
Tendo em vista as transformações sociais e institucionais e o próprio papel da educação e da instituição escolar na sociedade, é imprescindível que a formação do pedagogo considere, conheça e estude sobre estes outros ambientes, podendo potencialmente contribuir do ponto de vista educacional para o desenvolvimento das pessoas que deles participam, sejam crianças, jovens ou adultos. Além disso, defende-se que um profissional da educação que conheça os mais diferentes espaços onde ocorre a educação, pode melhor subsidiar-se para oferecer as mais diferentes possibilidades educativas. Para isso, no entanto, é importante que o curso de Pedagogia ofereça essas várias possibilidades de formação.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC/CNPq
Palavras-chave: Ambientes escolares, Ambientes não-escolares, Formação do Pedagogo.