62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
ASPECTOS DA REPRODUÇÃO DE Cyphocharax modestus (CHARACIFORMES, CURIMATIDAE) NO RESERVATÓRIO DA UHE MOGI GUAÇU, BACIA DO ALTO RIO PARANÁ, SÃO PAULO, BRASIL
Alexandre Peressin 1
Cristina da Silva Gonçalves 1
Francisco Manoel de Souza Braga 2
1. Depto. de Zoologia, Inst. de Biociências, Unesp - Rio Claro
2. Prof. Dr./Orientador-Depto. de Zoologia, Inst. de Biociências, Unesp - Rio Claro
INTRODUÇÃO:

A região do alto rio Paraná abriga uma ictiofauna extremamente diversa (Langeani et al., 2007), entretanto, apesar dos grandes impactos causados à ictiofauna, quase todos os rios do estado de São Paulo possuem barramentos e outros continuam sendo construídos (Agostinho et al., 2007). Por esse motivo, os trabalhos em reservatórios têm uma importância fundamental em estudos de biologia de peixes. A família Curimatidae engloba um grande número de espécies de peixes caraciformes, que estão amplamente distribuídos na América do Sul e sudeste da América Central (Vari, 2003). Geralmente são espécies de pequeno porte, possuem corpo fusiforme e se diferenciam de outros caraciformes pela ausência de dentes nos adultos (Vari, 1989). Internamente se caracterizam por uma série de adaptações relacionadas ao hábito alimentar iliófago, como a estrutura bucal, intestino longo e arcos branquiais numerosos (Bowen, 1983). Estudos sobre reprodução são importantes para entender o ciclo de vida das espécies, sendo necessários para o delineamento de políticas de manejo e preservação. Frente à importância dessas informações, este trabalho pretende analisar os aspectos reprodutivos do sagüiru Cyphocharax modestus, coletados no reservatório da usina hidrelétrica Mogi Guaçu, entre 2005 e 2006.

METODOLOGIA:

Os 75 exemplares analisados foram coletados com redes de emalhar, na UHE de Mogi Guaçu, rio Mogi Guaçu (Mogi Guaçu-SP). Após a coleta, os exemplares foram fixados em formalina 10% e posteriormente conservados em álcool 70%. De cada exemplar foi tomado o peso e as fêmeas em estádio C de maturação gonadal (Vazzoler, 1996) tiveram suas gônadas retiradas, pesadas e mantidas em solução de Gilson, até a completa dissociação dos ovócitos. A fecundidade absoluta e o número total de ovócitos foram analisados de acordo com o método volumétrico descrito por Vazzoler (1996). Os diâmetros de 100 ovócitos vitelogênicos foram medidos aleatoriamente sob estereomicroscópio, utilizando uma ocular micrométrica (1 divisão da ocular micrométrica corresponde a 24 µm). Para cada par de ovários dissocisados foi construída uma distribuição de freqüência de diâmetro de ovócitos, a fim de constatar o tipo de desova mediante a observação do número de modas existentes (Vazzoler, 1992). Para cada grupo de ovócitos em desenvolvimento foi calculada a relação gonadossomática, dividindo-se o peso da gônada pelo peso total da fêmea.

RESULTADOS:

As 75 gônadas analisadas foram distribuídas em 6 grupos conforme o grau de desenvolvimento dos ovócitos. A presença de duas modas de ovócitos em desenvolvimento evidencia a desova do tipo parcelada (sincrônica em mais de dois grupos). Considerando-se todos os ovócitos vitelogênicos nos ovários, a fecundidade (N') variou de 7125 a 44175; considerando-se somente o lote de ovócitos mais desenvolvidos (N), a fecundidade variou de 3935 a 38874 ovócitos. Houve um aumento no valor médio da relação gonadossomática nos grupos de desenvolvimento de ovócitos, indo de 10,45% no grupo I até 20,83% no grupo VI. Como a relação gonadossomática indica o grau de desenvolvimento dos ovários (West, 1990), grupos mais desenvolvidos apresentaram valores mais altos. Na análise das gônadas não foi considerado o lote estoque, formado por ovócitos perinucleolares precursores dos ovócitos em amadurecimento (Selman e Wallace, 1986; Vazzoler, 1996). Portanto, na determinação da fecundidade (N´e N) foram considerados ovócitos a partir de 48 µm, quando iniciam o processo de vitelogênese. 

CONCLUSÃO:

A análise de 75 pares de ovários maduros de Cyphocharax modestus indica que a espécie possui desova do tipo parcelada, visto que as distribuições apresentaram-se polimodais, como relatado para grande parte dos membros da família Curimatidae (Romagosa et al., 1984; Barbieri, 1995; Holzbach et al., 2005). As distribuições de freqüência de diâmetro encontradas amparam a mesma conclusão, visto que os ovários das fêmeas que apresentavam menor índice de relação gonadossomática também apresentaram, em geral, menor fecundidade (6804-13952 para o grupo I), além de apresentarem também duas ou mais modas, sendo uma delas situada em diâmetros mais baixos (120 µm) e outra em diâmetros maiores (528 µm), indicando uma gônada menos desenvolvida com mais de um grupo de ovócitos em amadurecimento. Simultaneamente, o grupo mais desenvolvido apresentou somente uma moda, com diâmetro de ovócitos maior do que as modas dos outros grupos (768 µm), indicando a existência de apenas um lote em amadurecimento e mais próximo da desova, ao passo que outro lote já foi eliminado. De maneira geral, os valores de fecundidade, número total de ovócitos e o diâmetro dos ovócitos apresentaram uma tendência de aumento correspondente aos valores da relação gonadossomática de cada grupo.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Palavras-chave: Fecundidade, Desova, Represa.