62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) em uma organização de eventos da cidade de Mossoró - RN
Hudson do Vale de Oliveira 1
Andrea Kaliany da Costa Lima 2
Ana Karina dos Santos Souza Queiroz 2
Vinícius Claudino de Sá 3
1. Mestrando da Universidade Estadual de Maringá - UEM
2. Mestrandas da Universidade Potiguar - UnP
3. Prof. Msc/Orientador - Depto. de Administração - UERN
INTRODUÇÃO:
As organizações têm, ao longo dos anos, passado por várias mudanças devido as oscilações que ocorrem no ambiente no qual estão inseridas. Tais oscilações se justificam por uma série de fatores que estão relacionados diretamente com a globalização. Graças a esse fenômeno as empresas têm buscado a cada dia adaptar-se as novas configurações do mercado que se torna cada vez mais competitivo, dinâmico e instável. Além disso, a busca pela preferência dos clientes tem criado um clima de competição mais intensivo. O objetivo da pesquisa é identificar os FCS em uma organização de eventos da cidade de Mossoró - RN, que garantem a essa manter-se competitiva no mercado.
METODOLOGIA:
A pesquisa é classificada como: bibliográfica, descritiva, quali-quantitativa e estudo de caso. A população é composta pelos formandos das comissões de formatura das turmas concluintes dos anos de 2007 e 2008 e a amostra é de 50%. Para obtenção dos dados a pesquisa foi dividida em duas etapas: a) entrevistas com a equipe da organização e b) aplicação de questionários com os formandos. Para determinação dos FCS considerados mais importantes na organização adotou-se a seguinte escala: MR (Muito Ruim), R (Ruim), N (Normal), B (Bom) e MB (Muito Bom). Os FCS considerados como de maior importância receberam uma classificação 5 (Muito Bom) pelo menos 7 vezes. Os dados obtidos foram analisados qualitativa e quantitativamente.
RESULTADOS:
Os FCS considerados importantes são: compromisso com a missão da empresa; qualidade dos produtos e serviços; transparência; compromisso com as pessoas; credibilidade; bom atendimento; compromisso com o trabalho desempenhado; propaganda; funcionários motivados; compromisso com a verdade; comodidade e conforto; fidelidade na qualidade de venda e entrega; instalações físicas. A qualidade dos produtos oferecidos pela organização, bem como a qualidade dos eventos por ela realizados é, sem dúvida, um grande diferencial. Tratar o cliente bem, considerá-lo realmente como ser humano, satisfazer suas necessidades e, em muitos casos, surpreendê-lo são algumas estratégias utilizadas pela organização em estudo. Segundo Minciotti, Santolia & Kaspar (2008), é necessário não apenas atender o cliente, mas encantá-lo e surpreendê-lo. Não é do dia para a noite que uma organização consegue seu espaço no mercado. A credibilidade dessa perante os clientes é uma conquista que, para ser alcançada, depende de vários fatores. Porém, quando alcançada se consolida como um critério importante para se manter competitiva no mercado. Outro aspecto que deve ser considerado são as instalações físicas que devem proporcionar comodidade e conforto aos clientes.
CONCLUSÃO:
Os FCS são um método adequado para identificar quais as áreas da organização que estão sendo responsáveis pela competitividade e/ou sucesso organizacional. Da mesma forma, esse já tem se mostrado viável para a formulação de estratégias em diferentes tipos de empresas e negócios. Esses resultados servem de base para que a organização em questão possa pensar estrategicamente nos objetivos que serão fixados, pois quando se trata de pequenas empresas o gerente muitas vezes perde muito tempo com atividades rotineiras deixando em segundo plano as estratégias que nortearão os caminhos a serem seguidos. Como sugestão para o desenvolvimento de novos estudos, esta pesquisa dá margem para a realização de análises mais aprofundadas buscando, por exemplo, mensurar até que ponto determinado fator crítico interfere na competitividade ou, até mesmo, nos resultados da organização.
Palavras-chave: Fatores críticos de sucesso, Competitividade, Estratégias.