62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
QUEBRA DE DORMÊNCIA E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Plathymenia reticulata Benth.  
Paola Oliveira Caires Dias 1
Vinicius Varanda Machado 1
Amanda Georgina Ferreira da Silva 1
Diego Tyszka Martinez 2
1. Estudante de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Mato Grosso / UFMT
2. Prof. Msc./Orientador - Depto. de Engenharia Florestal / UFMT
INTRODUÇÃO:

A espécie Plathymenia reticulata Benth. pertencente à família Leguminosae (Mimosoideae), é típica e característica do cerrado strictu sensu e cerradão. Conhecida popularmente como acende-candeia, amarelo ou vinhático, apresenta madeira leve, dura, fácil de trabalhar e de alta resistência ao ataque de organismos xilófagos, sendo utilizada na marcenaria, produção de lâminas faqueadas, decorativas, em acabamentos internos e na construção civil. Também é utilizada como ornamental e na recuperação de áreas degradadas. A taxa de germinação das sementes é baixa e a emergência normalmente ocorre entre 10 a 30 dias após a semeadura, devido à existência de dormência tegumentar, que pode ser transposta a partir da adição de algum fator, seja ambiental ou metabólico. Agentes mecânicos, agentes químicos e água quente são alguns dos métodos existentes para a superação de tal barreira. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo verificar o desempenho de sementes de vinhático submetidas a diferentes métodos de quebra de dormência.

METODOLOGIA:

Para realização deste estudo, frutos de vinhático foram coletados na região de Cuiabá, Mato Grosso. O teste de germinação foi disposto em um delineamento de blocos ao acaso de quatro repetições com vinte e cinco sementes. Estas foram desinfestadas com fungicida Derozol e submetidas a seis diferentes tratamentos e uma testemunha: imersão em água fervente (100ºC) por cinco minutos (T1); imersão em água fervente (100ºC) por dez minutos (T2); imersão em ácido sulfúrico 98% por cinco minutos (T3); imersão em ácido sulfúrico 98% por dez minutos (T4); imersão em álcool etílico absoluto por cinco minutos (T5); imersão em álcool etílico absoluto por dez minutos (T6); testemunha (T7). Em seguida, as sementes foram colocadas para germinar em caixas tipo Gerbox, forradas com duas folhas de papel Germitest, embebido em água destilada e conduzidos em germinador, com temperatura constante de 25ºC. As verificações das germinações foram realizadas diariamente, considerando sementes germinadas aquelas que emitiram a radícula, posteriormente foram analisadas a porcentagem de germinação e o índice de velocidade de germinação (IVG). Com os resultados, foi realizada a análise de variância para verificar se existe diferença entre os tratamentos e o teste de Tukey para comparar as médias.

RESULTADOS:

A análise de variância detectou diferença significativa entre os tratamentos e sobre o IVG, a um nível de significância de 1% de probabilidade. O teste de Tukey a 1% de probabilidade revelou diferença significativa entre as médias dos tratamentos, considerando os tratamentos T2, T3, T4 e T1 como melhores, não diferindo entre si, mas com porcentagem de germinação de 66%, 64%, 60% e 53%, respectivamente, demonstrando a maior eficiência do T2 (imersão em água fervente a 100ºC por dez minutos). A testemunha (T7) apresentou 30% de sementes germinadas, valor bem inferior aos melhores tratamentos e pouco superior aos T5 e T6 (imersão em álcool etílico absoluto), o que pode indicar que tais tratamentos interferem de maneira negativa na germinação das sementes desta espécie. Na avaliação do IVG as médias também apresentaram diferença significativa, embora tenha sido observado que os tratamentos T3, T2, T4, T1 e T7 estatisticamente não diferiram entre si, mesmo assim, o T3 (IVG = 1,82) apresentou maior valor em relação aos demais.

CONCLUSÃO:

Os tratamentos com água fervente a 100ºC por 10 minutos (T2) e ácido sulfúrico por cinco minutos (T3) foram os mais eficientes para quebra de dormência e vigor, porém, sob o ponto de vista laboratorial, o método de imersão em ácido sulfúrico por cinco minutos se torna mais prático.

Palavras-chave: Superação de Dormência, Vinhático, Índice de Velocidade de Germinação.