62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
OS QUATROCENTOS ANOS DA INVENÇÃO DO TELESCÓPIO DE GALILEU E SEUS DESDOBRAMENOS NA CIÊNCIA E NA ARTE
Aline Alves Oliveira 1
Débora Ferreira da Silva 1
Diego Camargo Botassio 1
Edenize Sodré dos Santos 1
Rafael Mufato Reis 1
Marcos Cesar Danhoni Neves 2
1. Depto. de Física, Universidade Estadual de Maringá - UEM
2. Prof. Dr. Orientador - Departamento de Física - UEM
INTRODUÇÃO:
Em comemoração aos 400 anos da invenção do telescópio de Galileu Galilei (2009) o grupo PET-Física da Universidade Estadual de Maringá (PET-Física/UEM) organizou, a partir de um vasto estudo de obras originais e afins, uma mostra visual sobre os diversos processos históricos que culminaram na invenção do telescópio por Hans Lipperhey e seu aperfeiçoamento por Galileu Galilei. O acervo produzido relacionou tópicos de ciência e arte, tendo como base o telescópio galileano. Para tal, foram abordados temas que partiam da astronomia a olho nu, alcançando a astronomia contemporânea. A atividade teve como objetivo, além da celebração do feito histórico, o ensino e a divulgação de astronomia, tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a comunidade externa em geral.
METODOLOGIA:
Primeiramente, realizou-se uma extensa pesquisa, que consistiu na leitura de obras originais traduzidas do próprio autor e de outros pensadores contemporâneos. Além disso, foram realizados estudos complementares com artigos científicos disponibilizados na internet. Para a confecção do acervo, o grupo contou com oficinas de artes plásticas ofertadas por alunos integrantes do projeto "Universidade sem Fronteiras" do curso de artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), alunos do curso de Artes Plásticas do Centro Universitário de Maringá e profissionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O resultado dessas oficinas foram 75 peças que reproduziam telescópios refratores e refletores, observatórios astronômicos, experimentos em óptica, modelos do sistema solar, peças históricas (tabletes de argila, principalmente) e manuscritos de Galileu, por exemplo, confeccionadas em argila, PVC, isopor, concreto celular, papel mâché, dentre outros. Num primeiro momento, a mostra foi exposta, na área de exposições do teatro Calil Haddad da cidade de Maringá, durante todo o mês de novembro e, em seguida, no Museu Campos Gerais da UEPG.
RESULTADOS:
Todo o processo de construção deste acervo ímpar possibilitou uma formação multi e transdisciplinar. Como única atividade de extensão em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia na cidade de Maringá, a mostra propiciou, às comunidades acadêmica e externa, acesso ao conhecimento acerca do desenvolvimento da astronomia. A abrangência da Mostra pôde ser considerada satisfatória, devido ao fato de que cerca de quatro mil pessoas visitaram-na.
CONCLUSÃO:
Considerando o ensino e a divulgação da astronomia e o número considerável de visitantes à Mostra, pode-se inferir que a atividade alcançou plenamente seus objetivos. Outra sede (Museu Dinâmico de Ciências) habilitou-se a abrigar a Mostra em 2010, continuando o percurso temático dos 400 anos, considerando que a publicação do "Sidereus Nuncius" se deu no ano de 1610.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, Fundação Araucária, Ministério da Educação
Palavras-chave: Exposição, Astronomia, Galileu Galilei.