62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA: A BUSCA PELA DOCUMENTAÇÃO DE ESCRAVIZADOS NA PARAÍBA
Thais Helen do Nascimento Santos 1
Aryelli Sterphani Costa de Sousa 2
Jardel Gonzaga Veloso 3
Josivaldo Soares Ferreira 4
Francinete Fernandes de Sousa 5, 6
1. CCSA - Curso de Arquivologia - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
2. CCSA - Curso de Arquivologia - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
3. CCSA - Curso de Arquivologia - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
4. CCSA - Curso de Arquivologia - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
5. CCSA - Curso de Arquivologia - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
6. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
A Arquivologia, em busca de sua consolidação como Ciência Social, aspira criar mecanismos de gestão orgânica de documentos produzidos por instituições, as quais garantam a sua disseminação e acessibilidade junto à sociedade. Percebe-se, assim, a necessidade urgente de uma ação de natureza arquivística voltada para a reunião e a gestão do conjunto documental. Desse modo, acreditamos que, através do projeto de preservação da documentação dos escravizados na Paraíba, estamos preservando uma parcela da memória da sociedade nordestina, de maneira que os cidadãos dessa região possam se reconhecer como sujeitos participantes da história, pois a informação resguardada, através do arquivo constitui o lugar privilegiado da memória. Para tanto, acenamos com os objetivos de: contribuir para consciência social e cultural da sociedade; promover um processo de tratamento da massa documental, objetivando o favorecimento de mecanismos de organização, disseminação e preservação, também criar instrumentos de pesquisa com informações relevantes para pesquisadores interessados na temática.
METODOLOGIA:
Para a consecução dos objetivos, realizamos estudo e fichamento da literatura científica e acadêmica sobre os aspectos históricos, geográficos relacionados à escravidão no Brasil, em geral e na Paraíba em particular. Essa fase teve dupla finalidade: afinar os instrumentos teóricos e metodológicos envolvidos por este projeto e constituiu a primeira etapa do levantamento documental para a qual nos voltamos. A partir deste ponto, realizamos visitas aos arquivos, a fim de encontrar documentos específicos sobre os escravizados e para a iniciar o levantamento dos documentos selecionados no Arquivo Público Histórico da Paraíba. Procedemos um recorte temporal pesquisando os documentos do período de 1771 a 1900. Para a coleta de informações utilizamos uma ficha de identificação de documentos que contempla um conjunto de indicativos sobre a proveniência, classificação, data do documento, estado de conservação, espécie, gênero e resumo. A partir da análise de tais informações, produzimos um catálogo seletivo objetivando a recuperação da informação de maneira eficiente e eficaz pelos usuários do arquivo. Os objetivos da investigação estão sendo perseguidos por atividades desenvolvidas por quatro integrantes e a orientadora de pesquisa.
RESULTADOS:
Como resultado, foi realizado uma análise estatística dos dados contidos nas fichas de identificação com as informações coletadas dos documentos do arquivo selecionado (Arquivo Público Histórico da Paraíba). A partir das informações obtidas elaboramos um catálogo seletivo e dessa forma, a massa documental (em fichas de identificação) obtida foi catalogada com um sistema cruzado de referências, que permite identificar cada documento em razão do seu suporte, formato, origem, localização original, referência geográfica, tamanho, etc., inclusive mediante a inserção de palavras-chave. No curto período restante para a sua finalização, iniciamos a organização do Seminário sobre Informação Documental, que contará com a participação de membros e estudiosos da Arquivística e da História, de representantes das organizações governamentais e não governamentais envolvidas ao longo do projeto, representantes das Instituições de Ensino Superior contatadas, com a finalidade de formular um plano participativo que permita a distribuição do instrumento de pesquisa produzido para se definir as modalidades de acesso ao mesmo, adequados aos objetivos deste projeto, que prioriza e preconiza um acesso amplo e democrático por parte de usuários em geral (estudantes, pesquisadores, agentes sociais, etc.).
CONCLUSÃO:
A partir do exposto é perceptível a riqueza cultural deixada pelos negros/escravizados e o período escravocrata para a formação da sociedade brasileira. Esse trabalho vem apenas elucidar tal contribuição, auxiliando os profissionais/pesquisadores e demais interessados, com as atividades arquivísticas no momento da recuperação das informações, nos arquivos sobre tal temática, para desenvolver suas pesquisas. Com a disponibilização de dados nos catálogos de forma mais prática, acreditamos fazer emergir o interesse de pesquisadores de um modo geral para o conhecimento de documentos que fazem parte de nossa cultura e posteriormente à conscientização para a preservação da memória de uma parte da cultura paraibana. Dessa forma, a visualização do interesse de pesquisadores e estudantes para a documentação, motivará os gestores para uma adequação da política/gestão dos documentos para o arquivo, possibilitando, assim, a oferta dos serviços arquivísticos à sociedade, com eficiência e eficácia. Torna-se indubitável, também, os resultados positivos da pesquisa de iniciação científica para o educando,o qual finaliza o estudo, com um novo olhar sobre a área do saber na qual está se graduando, aprimorando o seu conhecimento observando-a sob a perspectiva científica.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/PIBIC
Palavras-chave: Arquivologia, Escravidão, Instrumentos de Pesquisa.