62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada
A GENEALOGIA DO HOLOCAUSTO E A RACIONALIZAÇÃO NAZISTA DE EXTERMÍNIO EM UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A ARTE E A TEORIA WEBERIANA
Larissa Leonor Lúcia Seráfico de Assis Carvalho Mélo 1
1. UFPA
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho, busca-se um caminho para o entendimento do Holocausto, apoiando-se em conceitos teóricos weberianos pertinentes à racionalidade instrumental, e apresentam-se reflexões a respeito da vinculação dessa racionalidade ao discurso artístico, no caso o cinema e a literatura, a fim de propor intercâmbio entre campos epistemológicos distintos.
METODOLOGIA:
Foi traçado o panorama histórico e, dele, uma análise diacrônica dos diversos discursos midiáticos de legitimação da ascensão e manutenção do regime nazista. Utilizaram-se mapas e fotos de acervo condizentes com cada assunto abordado. A literatura utilizada focou-se no livro "A Noite", de Elie Wiesel, tratando da experiência judia em Auschwitz; a perda de humanidade por causa da burocracia exacerbada é trabalhada no conto "Coisas", de José Saramago; e no poema "Ode Triunfal" de Álvaro de Campos, reflete-se a perda de valores morais na modernidade. A cinematografia utilizada é, principalmente, "O Julgamento de Nuremberg", com trechos do filme transcritos e observados. O segundo filme é "A Queda! - As últimas horas de Hitler", de onde também são transcritos alguns excertos.
RESULTADOS:
A análise do discurso tanto das obras literárias quanto cinematográficas - incluindo, neste último ponto, a verossimilhança - foi de fundamental importância para a escolha de tais.
CONCLUSÃO:

Como interpretação da realidade do Holocausto, a arte se posiciona num modo de transmitir, além de conhecimento, um diálogo com o receptor. Pode-se inferir através dela coerência com as teorizações de Weber no que diz respeito aos conceitos trabalhados, que se mostraram atuais.

Palavras-chave: nazismo, racionalização, Weber.