H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada |
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A GENEALOGIA DO HOLOCAUSTO E A RACIONALIZAÇÃO NAZISTA DE EXTERMÍNIO EM UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A ARTE E A TEORIA WEBERIANA |
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Larissa Leonor Lúcia Seráfico de Assis Carvalho Mélo 1
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1. UFPA
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INTRODUÇÃO: |
Neste trabalho, busca-se um caminho para o entendimento do Holocausto, apoiando-se em conceitos teóricos weberianos pertinentes à racionalidade instrumental, e apresentam-se reflexões a respeito da vinculação dessa racionalidade ao discurso artístico, no caso o cinema e a literatura, a fim de propor intercâmbio entre campos epistemológicos distintos. |
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METODOLOGIA: |
Foi traçado o panorama histórico e, dele, uma análise diacrônica dos diversos discursos midiáticos de legitimação da ascensão e manutenção do regime nazista. Utilizaram-se mapas e fotos de acervo condizentes com cada assunto abordado. A literatura utilizada focou-se no livro "A Noite", de Elie Wiesel, tratando da experiência judia em Auschwitz; a perda de humanidade por causa da burocracia exacerbada é trabalhada no conto "Coisas", de José Saramago; e no poema "Ode Triunfal" de Álvaro de Campos, reflete-se a perda de valores morais na modernidade. A cinematografia utilizada é, principalmente, "O Julgamento de Nuremberg", com trechos do filme transcritos e observados. O segundo filme é "A Queda! - As últimas horas de Hitler", de onde também são transcritos alguns excertos. |
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RESULTADOS: |
A análise do discurso tanto das obras literárias quanto cinematográficas - incluindo, neste último ponto, a verossimilhança - foi de fundamental importância para a escolha de tais. |
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CONCLUSÃO: |
Como interpretação da realidade do Holocausto, a arte se posiciona num modo de transmitir, além de conhecimento, um diálogo com o receptor. Pode-se inferir através dela coerência com as teorizações de Weber no que diz respeito aos conceitos trabalhados, que se mostraram atuais. |
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Palavras-chave: nazismo, racionalização, Weber. |