62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
FLORA FITOPLANCTÔNICA DO RIO PINDARÉ NO PERÍODO DE ESTIAGEM NO MUNICÍPIO DE TUFILÂNDIA MARANHÃO, BRASIL.
Eduardo Henrique Costa Rodrigues 1
Larissa Barreto 1
Maria Raimunda Chagas Silva 1
Milena Maria Silva Assunção 1
Clayane Carvalho dos Santos 1
Maria Marlucia Ferreira Correia 1
1. Depto.de Oceanografia e Limnologia - UFMA
INTRODUÇÃO:

Em biologia marinha e limnologia chamam-se fitoplâncton ao conjunto dos organismos aquáticos microscópicos que têm capacidade fotossintética e que vivem dispersos flutuando na coluna     d'água, esses organismos são excelentes indicadores da qualidade de água, pois qual quer alteração na ordem quali-quantitativa, inviabiliza a água para usos. Ao passar por Tufilândia o rio apresenta enorme importância na obtenção de pescados, produtos agrícolas como, por exemplo, a melancia (Citrullus lanatus) e o arroz de várzea. O município de Tufilândia esta situado às margens do rio Pindaré este rio é de grande importância para a região. O rio Pindaré nasce na Serra do Gurupi, sua bacia possui uma área de aproximadamente 34.030 km² e desemboca na baia de São Marcos após percorrer cerca de 720 km (SEMATUR, 2003).     Enfatizamos através deste a importância econômica do rio e os seus principais problemas (assoreamento e desmatamento das matas ciliares) e como a presença de determinadas espécies fitoplanctônicas que influenciam na qualidade da água.          Por isso, este estudo objetiva identificar a comunidade fitoplanctônica bem como sua caracterização ecológica a fim de se conhecer o estado trófico do rio e sua adequação para os diversos usos.

METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado no rio Pindaré, no município de Tufilândia (S 3°72' e W 45°55'). A localidade é uma área bastante impactada pela ação antrópica onde se observa o desmatamento da mata ciliar, plantio de arroz nas margens do rio e um assoreamento intenso ao longo do rio. Não foi verificada a existência de poluição por parte de efluentes domestico no rio.  As coletas foram realizadas no meses de nov/2009, dez/ 2009 e jan/2010, utilizando-se a rede de plâncton com abertura de malha de 20μm, o material foi armazenado em frascos de plástico e conservados com formalina a 4%. As coletas ocorreram em sete pontos diferentes ao longo do rio. Para a identificação dos organismos foram confeccionadas cerca de 20 lâminas semi-permanentes até que se observasse repetição de espécimes por ponto. As amostras foram observadas no microscópio óptico com objetiva de 10x e 40x. A identificação e classificação dos indivíduos foi realizada seguindo-se literatura específica.
RESULTADOS:
A flora fitoplanctônica do rio Pindaré, no período da coleta, foi composta principalmente por diatomáceas e cianobactérias. Identificou-se 39 táxons, pertencentes a 4 divisões e distribuídos em seis classes taxonômicas e 31 gêneros. Do total de táxons registrados, 58,97% pertenceu a divisão Bacillariophyta, representada, principalmente pela classe Bacillariophyceae.   As diatomáceas constituem fração importante do fitoplâncton (Margaleff, 1983) e sobressaem-se nos ecossistemas aquáticos continentais por serem excelentes competidoras em comparação aos demais grupos (Hutchinson, 1967; Reynolds, 1984; Lampert & Sommer, 1997). A divisão Chlorophyta juntamente com a divisão Cyanophyta, ficaram em segundo lugar na representação dos táxons, ambas com 15,38%, com 6 espécies cada . As euglenas foram as menos representativas com apenas 10,2% dos táxons identificados, apenas três gêneros e quatro espécies. A riqueza de espécies refere-se a abundância numérica de uma determinada área geográfica, região ou comunidade. As classes que apresentaram maior riqueza de espécie foram a Bacillariophyceae (S= 21) seguida por Cyanophyceae (S= 6), e a que menos apresentou espécimes foi a família Coscinodiscophyceae da divisão Bacillariophyta com apenas dois indivíduos.
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados obtidos dos táxons identificados, a caracterização ecológica, pode-se concluir que o rio Pindaré, no período estudado não se caracterizou poluído, entretanto as condições ambientais indicam degradação antropica por assoreamento e remoção da mata ciliar bem como plantio inadequado às margens do rio. Os pontos estudados no rio apresentam pouca diversidade de espécies fitoplanctônicas, com predominância de diatomáceas.
Instituição de Fomento: CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Palavras-chave: FITOPLÂNCTON , ECOLOGIA, RIO PINDARÉ.