62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
PERCEPÇÃO DE MERENDEIRAS SOB A ACEITABILIDADE DA MERENDA ESCOLAR DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
Yolanda Sampaio Peixoto 1
Alicinez Guerra Albuquerque 1
Juliana Oliveira de Sobral 1
1. Secretaria Estadual de Educação - PE
INTRODUÇÃO:
Com base na importância do monitoramento da execução dos cardápios da merenda escolar para melhor adequação da aceitabilidade e necessidades nutricionais e o respeito ao hábito alimentar local, faz-se necessário conhecer a aceitação da merenda por parte dos escolares. O objetivo deste trabalho é descrever a aceitabilidade da merenda escolar sob a percepção de merendeiras, no que se refere aos gêneros alimentícios e cardápios de menor aceitação por parte dos escolares.
METODOLOGIA:
Tipo do Estudo: Descritivo, transversal. Área de estudo: Escolas estaduais da Região Metropolitana Norte do Recife. População de estudo: 48 merendeiras estaduais, selecionada por meio de amostra de conveniência. Período do estudo: Meses de junho a dezembro de 2009. Técnica de Coleta: os dados foram obtidos de fonte secundária, por meio de relatórios de visitas técnicas. Análise dos dados: O processamento de dados foi realizado no Excel 2000. Considerações Éticas: Houve consentimento do gestor da merenda escolar em divulgar as informações referentes a esse trabalho.
RESULTADOS:
Foi verificado que entre os 59 relatos de merendeiras, 30,5% referiram a aceitabilidade de todos os cardápios e gêneros alimentícios. Entre os cardápios relatados como de menor aceitabilidade são: cereal com leite (10,2%); baião de dois (5,0%); sopa de feijão e arroz doce, ambos 3,4%. Foi citado também como refeição de menor aceitabilidade o cuscuz com ovo, a canja de galinha, angu e o pão com ovo (1,69%). Com relação aos gêneros alimentícios foi relatado como de menor aceitabilidade o leite (10,2%); o ovo e o feijão (8,5%); bolacha salgada, o fubá e a soja (3,4%); batata doce, inhame (1,69%). Diante dos resultados obtidos observa-se que os cardápios da merenda escolar são bem aceitos pelos alunos aparecendo com uma prevalência importante de aceitação diante da influência da mídia e propagandas de alimentos industrializados e de alta palatabilidade. Através da merenda escolar oferecida é buscado, pois, um incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, regionais e que fazem parte da identidade cultural e social da população.
CONCLUSÃO:
Com base nas informações dos cardápios e gêneros alimentícios de menor aceitabilidade citados, observa-se a necessidade da conscientização e sensibilização dos escolares para o consumo dos mesmos, por meio da implementação da educação nutricional nas escolas, visto que a merenda escolar é composta de alimentos saudáveis que suprem as necessidades nutricionais de forma equilibrada dos escolares.
Palavras-chave: Merenda, Escolas, Merendeiras.