62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
SELEÇÃO DE DESCRITORES EM CANA-DE-AÇÚCAR POR MEIO DE COMPONENTES PRINCIPAIS
Kleyton Danilo da Silva Costa 1
Lucas dos Santos Medeiros 1
Marina de Lyra Soriano 1
Samuel de Souza França 1
Lucas da Silva Santos 1
José Wilson da Silva 1
1. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas / UFAL
INTRODUÇÃO:
Os programas de melhoramento genético de cana-de-açúcar avaliam em cada etapa de seleção diversos caracteres morfológicos, fisiológicos e industriais, sendo a seleção de variedades fundamentada em um conjunto de características. Esta prática, muitas vezes gera dificuldades principalmente quando alguns caracteres são difíceis de avaliar, em muitas situações, os pesquisadores de cana-de-açúcar tendem a avaliar um grande número de características, gerando acréscimo considerável de trabalho, e contribuindo pouco para a discriminação dos indivíduos avaliados, tornando mais complexa a análise e interpretação dos dados. Assim, poderiam ser eliminadas aquelas características redundantes, o que reduziria o tempo e os custos com experimentos, sendo a análise por componentes principais uma alternativa, por possibilitar a identificação dos caracteres mais e menos representativos na explicação da variância total, bem como para a análise de divergência genética. Objetivou-se neste trabalho reduzir a dimensionalidade do conjunto original de variáveis com a menor perda de informação possível, eliminando as informações redundantes em decorrência da correlação entre variáveis, e descartar as que menos contribuem para explicar a variação total, evitando que sejam avaliadas em experimentos futuros.
METODOLOGIA:
Os dados foram obtidos de experimento realizado no campo experimental da Usina Santa Clotilde, município de Rio Largo, Alagoas, com o apoio do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA), no ano de 2009. O município está situado a uma latitude de 9° 27' S, longitude de 35° 27' W e uma altitude de 127,0 m, com temperatura máxima de 29°C e mínima de 21°C, com pluviosidade média anual de 1.267,7 mm. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com 12 tratamentos e quatro repetições, sendo as parcelas constituídas de cinco sulcos de 10,0 m de comprimento, com espaçamento de 1,0 m entre sulcos. O solo era de topografia plana, classificado como Latossolo Podzólico Vermelho Amarelo. Os clones avaliados foram: RB72454, SP791011, RB92579, RB93509, RB931530, RB931003, RB931011, RB931611, RB9364, RB93503, RB951541 e RB96. Avaliou-se o experimento por meio das seguintes características: Número de Colmos por Parcela (NCP); Número de Touceiras por Parcela (NTP); Número de Colmos por Touceira (NCT), obtida pela relação (NCP) / (NTP): Altura do Colmo (AC); Diâmetro Médio do Colmo (DMC); Número de Entrenós por Colmo (NEC); Número de Folhas (NF), Ângulo de Inserção da Folha (AIF). Todas estas variáveis agronômicas foram avaliadas com nove meses após o plantio.
RESULTADOS:
Pela análise de variância univariada houve diferenças significativas entre populações (p<0,01) na maioria dos caracteres avaliados, exceto em relação à NTP, NCP e AI, indicando que os clones são divergentes. A análise de componentes principais permitiu a redução de oitos descritores para quatro. O componente 1, explicou sozinho 32,95% da variância total, seguido dos componentes 2 e 3 com respectivos valores de 29,45% e 20,59%. No componente 1,observa-se que os descritores de maior peso foram ângulo de inserção (0,47) e altura do colmo (0,46). No componente 2 os maiores descritores em valor absoluto foram números de colmos por touceira (0,56) e diâmetro médio do colmo (0,52). No componente 3 os descritores de maior peso foram ângulo de inserção (0,48) e altura do colmo (0,46). Pelo critério sugerido por CRUZ e REGAZZI(1997) conclui-se que as variáveis de menor importância, no presente estudo foram: número de touceiras por parcela (NTP), número de folhas (NF),Número de colmos por parcela (NCP) e ângulo de inserção da folha (AI), estas quatro características, de um total de oito, são dispensáveis ou redundantes, por apresentarem alta correlação com outras mais importantes. Na análise da divergência genética, os quatro primeiros componentes principais explicaram 62,40% da variação.
CONCLUSÃO:
Os três primeiros componentes foram suficientes para explicar 82,99% da variação total existente, por meio da técnica de componentes principais. Dos oitos descritores agronômicos analisados quatro mostraram-se importantes para a descrição dos genótipos.
Palavras-chave: Caracteres, Cana-de-açúcar, Correlação.