62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
EFEITO DE UMA SOLUÇÃO SALINA NO CRESCIMENTO DA Atriplex nummularia
Eliane Gonçalves de Araújo 1
Elisama Vieira dos Santos 2
James Pyetro do Amaral Nogueira 3
Márcia Lima da Silva 4
Carlos Alberto Martinez Huitle 5
Nedja Suely Fernandes 6
1. Depto. de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Depto. de Química - UFRN
3. Depto. de Química - UFRN
4. Depto. de Química - UFRN
5. Prof. Dr. - Depto de Química - UFRN
6. Profa. Dra./Orientadora - Depto de Química - UFRN
INTRODUÇÃO:
A Atriplex é uma planta arbustiva, absorvedora de sais utilizada na dieta de animais e no manejo de águas e solos salinos. Ultimamente é empregada no manejo de efluentes salinos resultante dos dessalinizadores. O aumento do uso da dessalinização causa impactos ambientais severos devido aos seus subprodutos possuírem alto potencial de sais. Outro efluente que vem sendo estudado são as águas produzidas, resultante dos processos de separação existentes nas estações coletoras durante a produção de petróleo. Os riscos ambientais associados a estas águas podem variar em função da sua composição, em geral estão presentes sais dissolvidos, podendo ser observada concentrações mais elevadas de sódio e cloretos, além de algumas vezes apresentar salinidade superior à água do mar. Assim o CONAMA tem estabelecido parâmetros de despejo de efluentes, com o intuito de evitar um impacto danoso aos corpos receptores. Uma proposta de aproveitamento da "água produzida" após tratamento para eliminação de substâncias orgânicas e diminuição da salinidade é a possibilidade de utilização na cultura da Atriplex, espécie bastante resistente à presença de sais dissolvidos na água. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de uma solução salina no crescimento da Atriplex nummularia.
METODOLOGIA:
As mudas de Atriplex nummularia foram obtidas a partir de matrizes oriundas do Campo da Embrapa de Petrolina - PE. O experimento foi desenvolvido em campo aberto, no Horto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O período experimental foi compreendido entre agosto de 2007 a fevereiro de 2008. A solução de cloreto foi preparada a partir do NaCl (sal de cozinha). Mudas de 20 centímetros de comprimento foram plantadas e o plantio foi feito em 26 vasos e divididos em dois blocos. No primeiro bloco (Amostras de 1 a 13) utilizou-se uma solução salina com concentração de 2840 mgL-1 de cloreto. O segundo (Amostras 13 a 26) foi cultivado com água potável. O volume utilizado não foi controlado. Essas plantas ficaram expostas diretamente ao sol, como forma de garantir uma maior luminosidade. A solução salina empregada durante a parte experimental foi preparada uma vez por mês totalizando seis preparações e a mesma permaneceu durante todo plantio armazenada em recipiente coberto, sem presença direta da luz solar. Para a avaliação do crescimento foram realizadas medidas mensais das plantas na posição vertical. O monitoramento da salinidade da água de irrigação foi feita mediante a colheita de um litro de amostra da solução após cada preparo e análise pelo método de Mohr.
RESULTADOS:
Devido ao número de amostras, os dados desses experimentos foram analisados empregando-se médias aritméticas. No primeiro mês de crescimento as plantas irrigadas com solução salina apresentaram desenvolvimento melhor (5,1%) em relação as irrigadas com água potável. Diante desses resultados é possível verificar que as plantas sujeitas a estresse salino por vezes toleram mudanças nessas condições em seu ambiente. No segundo mês as amostras do segundo bloco desenvolveram-se cerca de (2,5%) a mais em relação ao primeiro. De acordo com as condições as quais essas plantas foram expostas pode-se dizer que não houve variação em relação ao seu desenvolvimento. No terceiro mês as plantas irrigadas com água potável cresceram (40%) a mais quando comparada as salinas, isso ocorreu devido ao acúmulo de sais nas partes aereas das plantas irrigadas com solução salina. No quarto mês as ervas cultivadas com solução salina cresceram (3,5%) a mais. No quinto mês o bloco 2 cresceu (5,5%) quando comparado com o bloco 1. A capacidade destes organismos em tolerar ambientes salinos se deve ao desenvolvimento de mecanismos especializados de acumulação de sais no interior de seus tecidos, ou de eliminação dos mesmos por meio de vesículas especiais existentes nas superfícies das folhas.
CONCLUSÃO:
Os resultados da presente investigação mostraram que as plantas pertencentes ao gênero Atriplex nummularia desenvolveram-se e mantiveram o seu crescimento em ambientes de teor salino com concentração de 2840 mgL-1 de cloreto. As amostras irrigadas com água potável cresceram 5% a mais em relação às plantas irrigadas com solução salina. Com base em todos os resultados obtidos durante o estudo foi concluído que a Atriplex é uma planta que apresenta potencialidade em sobreviver e adaptar-se a ambientes salinos, podendo ser utilizada como uma fonte absorvedora de sais dos solos contaminados por efluentes resultantes de processos industriais nos quais tem a água salina como produto final de seus processos.
Instituição de Fomento: Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Petrobras, CNPQ e FINEP
Palavras-chave: Atriplex nummularia, Salinidade, Efluentes.