62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
CARACTERÍSTICAS DAS MULHERES MASTECTOMIZADAS ATENDIDAS EM UM HOSPITAL NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB
Raíssa Barbosa Frutuoso 1
Jaqueline Queiroz de Macedo 2
Lindomar de Farias Belém 3
1. Universidade Estadual da Paraíba - Especializanda em Saúde da Família pela FIP
2. Depto. de Enfermagem - Mestranda em Enfermagem pela UFC
3. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Farmácia - UEPB
INTRODUÇÃO:
O câncer de mama continua sendo uma das patologias malignas mais incidentes devido ao fato do diagnóstico muitas vezes ser estabelecido tardiamente, acometendo em especial as mulheres de poder aquisitivo mais baixo. No panorama mundial, o carcinoma mamário é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo, e mais freqüente nas mulheres, sendo a principal causa de mortalidade entre as mulheres em nossa nação. Dentre os vários tipos de câncer é o mais comum de ser tratado, e provavelmente o mais temido por causa dos efeitos psicológicos, afetando principalmente a imagem corporal e a sexualidade. A cada ano, 22% dos novos casos de câncer em mulheres são de mama, onde na região Nordeste há um risco estimado de 28 casos para 100.000 no país, já no estado da Paraíba foram registrados 490 casos de câncer de mama para cada 100.000 habitantes. O objetivo desse estudo foi identificar a terap6eutica utilizada para o tratamento do carcinoma mamário em mulheres mastectomizadas.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada em um hospital filantrópico na cidade de Campina Grande - PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 32 pacientes mastectomizadas, ocorrendo a coleta de dados num período correspondente maio a agosto de 2009. A respeito da análise dos dados, foi utilizado, para tanto, o software Epi Info, versão 6.04, e os dados foram mostrados através de análise estatística com base epidemiológica e com construção de tabelas com médias, desvios-padrão. O projeto foi encaminhado e aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba (CAAE 0138. 0.133.000-09).
RESULTADOS:
Os resultados apontam o quadrante da localização do tumor, 40,6% estava no Quadrante Superior Esquerdo, 6,3% no Quadrante Superior Direito, 3,1% no Quadrante Inferior Esquerdo, 3,1% Quadrante Inferior Direito. Quanto aos tipos de cirurgia para o tratamento do carcinoma mamário, das 32 mulheres que se submeteram a cirurgia para a retirada do tumor, 47% realizaram a Matesctomia Radical Modificada (MRM) e 25% correspondente a Setorectomia ou Quadrantectomia (cirurgias conservadoras da mama) e 22% realizaram a Mastectomia simples. Quanto a localização da cirurgia, 50% foi realizada na mama direita, e 40,6% na mama esquerda, 9,4% desses dados não constavam no prontuário. Todavia, nenhuma foi submetida à mastectomia seguida de reconstrução, mesmo esse procedimento sendo garantido pelo Sistema Único de Saúde. Quanto aos achados apresentados relacionados ao tipo de tratamento utilizado por elas, mostram que 75,0% das mulheres realizaram a quimioterapia como terapêutica sistêmica para o câncer de mama, 68,8% realizaram a radioterapia e 37,5% fizeram uso de hormonioterapia.
CONCLUSÃO:
A quimioterapia antineoplásica é cada vez mais indicada para o câncer de mama por ser uma doença sistêmica, todavia, a quimioterapia compromete a qualidade de vida, pois as drogas e as combinações utilizadas na terapêutica causam efeitos colaterais agressivos, tanto no plano físico quanto no psicológico. Comumente a cirurgia vem acompanhada com a terapêutica que pode ser a radioterapia ou a terapia adjuvante, na qual são utilizadas a quimioterapia e hormonioterapia, extirpando a doença local e prolongando a sobrevida dessas mulheres. Quando o tratamento quimioterápico não é mais eficiente, necessita escolher a radioterapia, sendo esta prioridade no caso de tumor primário desconhecido e para suavizar os sintomas com controle local sistêmico.
Palavras-chave: Neoplasias mamárias, Mastectomia, Terapêutica.