62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
A TRANSFERERÊNCIA DA INFORMAÇÃO PELO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
LUCILA ROCHA SARAIVA 1
1. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/UnB
INTRODUÇÃO:

Sempre presente dentro de um contexto, a informação é trabalhada de forma específica de acordo com as necessidades de cada indivíduo. No caso dos agentes comunitários de saúde (ACS), a informação em saúde é relevante por agregar credibilidade ao trabalho desenvolvido, qualificar as estratégias de ação de promoção da saúde e possibilitar a transferência da informação para a comunidade. A atenção básica no país, dentro de um contexto histórico, investe na formulação, implementação,  e concretização de políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2005), tornando o papel dos ACS fundamental dentro desta política nacional, que visa atender e informar a sociedade com vistas à melhoria no cuidado com a saúde e ao aumento da qualidade de vida. Assim, o presente trabalho propõe uma contribuição a estudos e pesquisas na área da transferência da informação desenvolvida por ACS com destaque ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de Sobradinho-DF.

METODOLOGIA:

O artigo fundamenta-se nas noções essenciais que delimitam o papel do agente comunitário de saúde (ACS) na transferência da informação. Durante o estudo, foi realizado o levantamento bibliográfico, considerando a perspectiva do tema sob a ótica de diferentes autores, pretendendo construir uma base teórica que possibilite a formulação de uma conclusão a respeito do assunto. Por meio de oficinas de alfabetização da informação ministradas na Universidade de Brasília (UnB), para capacitação dos ACS, a observação participante de caráter exploratório-descritivo foi o principal percurso metodológico adotado, que permite a vivência com o objeto de estudo. O universo da pesquisa é composto por agentes, professores e alunos da UnB, além da realização de pesquisas durante o primeiro semestre de 2009. Considerando a técnica utilizada para o trabalho, vários mecanismos subsidiários as aulas foram utilizados, tais como: softwares, quadro negro, computadores, entre outros.

RESULTADOS:

Análise e consolidação dos dados com vistas à elaboração de relatórios parciais e de artigo científico possibilitou a confirmação dos dados presentes na revisão de literatura em detrimento do papel do ACS frente à transferência de informação.

CONCLUSÃO:

Atualmente, a saúde representa um fator que caminha com a prosperidade econômica e social de um país, o que condiciona atitudes governamentais mais profundas, como estudos e implementação de planos de ação. No Brasil, pensar em outros caminhos para garantir a saúde da população significou pensar a redemocratização do país e a constituição de um sistema de saúde inclusivo (MINISTÉRIO AS SAÚDE, 2005). Exalta-se a importância da saúde para todos, ao mesmo tempo em que insere a figura do agente comunitário da saúde, que possui papel fundamental na implementação de políticas do governo e contribui de forma efetiva na gestão da saúde nacional. Sua atuação consiste em trabalhar como mediador da informação em saúde promovendo, de diversas maneiras, o conhecimento e a disseminação da informação em saúde para a sociedade.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: TRANSFERÊNCIA DA INFORMAÇÃO, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO.