62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
O LÚDICO NA CORPORALIZAÇÃO DE ATITUDES AFETIVAS |
Suze Fernandes Costa 1 Mytercia Bezerra da Silva 2 Edileuza de M. Monteiro Roque 3 Rosa Magda dos Santos 3 |
1. Escola Estadual Felizardo Moura-SEEC 2. Escola Estadual Rômulo Wanderley- SEEC 3. Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy/IFESP, |
INTRODUÇÃO: |
A discussão sobre Educação Sexual na contemporaneidade exige dos educadores estratégias que facilitem a corporalização dos saberes. Assim, a proposta metodológica "O LÚDICO NA CORPORALIZAÇÃO DE ATITUDES AFETIVAS" surgiu como recurso pedagógico a partir do Curso de Extensão Estratégias Metodológicas |
METODOLOGIA: |
Após a vivência do módulo "Aprender a Fazer" nos foi solicitado a criação de uma estratégia para ser trabalhada a educação sexual com os alunos. Então, surgiu à ideia de criação do referido jogo educativo. Em seguida, ele foi experienciado nas escolas estaduais Felizardo Moura e Rômulo Wanderley com os alunos dos 8º e 9º anos da seguinte maneira: a turma foi dividida em grupos de quatro alunos, e logo após o jogo foi distribuído aos mesmos para permitir a troca de ideias e reflexões entre eles. Depois de explicadas as regras e debatido as expectativas do jogo foi aplicado um questionário no qual constavam as perguntas: 1- Quais os temas que estão sendo discutidos no jogo? 2- O que mais lhe chamou atenção no jogo? 3- Em sua opinião o jogo tem relação com o que foi debatido nas aulas de ciências? Justifique. 4- Em sua opinião este jogo é: a) cansativo b) chato c) educativo d) prazeroso 5- Que tipo de atitudes suas serão repensadas após a aplicação do jogo? 6- O jogo foi: a) fácil b) difícil c) moderado A aplicação desse instrumento, cuja duração foi em média de 30 minutos, ocorreu em sala de aula com a presença das professoras que lecionam a disciplina de Ciências. |
RESULTADOS: |
Ficou evidenciado que os alunos estimulam-se quando a proposição metodológica possibilita criar espaço de discussão acolhedor e criativo dentro da sala de aula com temas que interajam com seus anseios e interesses. Uma das perguntas do questionário foi: "Que tipo de atitudes suas serão repensadas após a aplicação do jogo?". Através das respostas, percebeu-se que muitas ações poderiam ser consideradas preconceituosas ou equivocadas, porém após o jogo eles passaram a ficar mais atentos aos seus atos corriqueiros, indicando com isso a exequibilidade da metodologia para obtenção dos objetivos almejados. Continuaremos com essa experiência lúdica, pois tivemos como resultado uma boa aceitação dos alunos e professores na expectativa de reduzir doenças sexualmente transmissíveis e desfazer estereótipos a respeito da sexualidade. Dessa forma, estaremos contribuindo para a construção de uma sociedade mais participativa, interativa, que saiba respeitar as limitações, as diferenças e as opiniões dos outros. |
CONCLUSÃO: |
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Palavras-chave: Educação sexual, Ludicidade, Jogo educacional. |