62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O LÚDICO NA CORPORALIZAÇÃO DE ATITUDES AFETIVAS
Suze Fernandes Costa 1
Mytercia Bezerra da Silva 2
Edileuza de M. Monteiro Roque 3
Rosa Magda dos Santos 3
1. Escola Estadual Felizardo Moura-SEEC
2. Escola Estadual Rômulo Wanderley- SEEC
3. Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy/IFESP,
INTRODUÇÃO:

 

A discussão sobre Educação Sexual na contemporaneidade exige dos educadores estratégias que facilitem a corporalização dos saberes. Assim, a proposta metodológica "O LÚDICO NA CORPORALIZAÇÃO DE ATITUDES AFETIVAS" surgiu como recurso pedagógico a partir do Curso de Extensão Estratégias Metodológicas em Educação Sexual, Saúde Sexual e Reprodutiva, promovido pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy/IFESP, situado em Natal/RN. O mesmo teve como suporte os quatro pilares da educação - Aprender a ser; Aprender a conviver; Aprender a fazer e Aprender a conhecer (Jaques Delors, 2003) - vivenciados nas oficinas e ateliês, contribuindo para concepção do jogo que permitiu dialogar sobre a saúde reprodutiva, sexual, gênero, DST/AIDS, afetividade, desenvolvimento da autoestima e a temática da violência contra a criança e o adolescente no âmbito escolar. Diante disso, pretendeu-se que por meio do jogo, houvesse construção de atitudes assertivas, troca de ideias entre os pares, aceitação e respeito pela diferença e estímulo à capacidade de pensar e compreender a sexualidade. Sendo assim, de forma lúdica, interativa e prazerosa trabalhou-se valores e conceitos estabelecidos em nossa sociedade a respeito dos temas, permitindo uma re-elaboração de atitudes pelo aluno.

 

 

METODOLOGIA:

 

Após a vivência do módulo "Aprender a Fazer" nos foi solicitado a criação de uma estratégia para ser trabalhada a educação sexual com os alunos. Então, surgiu à ideia de criação do referido jogo educativo. Em seguida, ele foi experienciado nas escolas estaduais Felizardo Moura e Rômulo Wanderley com os alunos dos 8º e 9º anos da seguinte maneira: a turma foi dividida em grupos de quatro alunos, e logo após o jogo foi distribuído aos mesmos para permitir a troca de ideias e reflexões entre eles. Depois de explicadas as regras e debatido as expectativas do jogo foi aplicado um questionário no qual constavam as perguntas:

 

1- Quais os temas que estão sendo discutidos no jogo?

2- O que mais lhe chamou atenção no jogo?

3- Em sua opinião o jogo tem relação com o que foi debatido nas aulas de ciências? Justifique.

4- Em sua opinião este jogo é: a) cansativo b) chato c) educativo d) prazeroso

5- Que tipo de atitudes suas serão repensadas após a aplicação do jogo?

6- O jogo foi: a) fácil     b) difícil        c) moderado

 

 A aplicação desse instrumento, cuja duração foi em média de 30 minutos, ocorreu em sala de aula com a presença das professoras que lecionam a disciplina de Ciências.

 

 

RESULTADOS:


Ficou evidenciado que os alunos estimulam-se quando a proposição metodológica possibilita criar espaço de discussão acolhedor e criativo dentro da sala de aula com temas que interajam com seus anseios e interesses. Uma das perguntas do questionário foi: "Que tipo de atitudes suas serão repensadas após a aplicação do jogo?". Através das respostas, percebeu-se que muitas ações poderiam ser consideradas preconceituosas ou equivocadas, porém após o jogo eles passaram a ficar mais atentos aos seus atos corriqueiros, indicando com isso a exequibilidade da metodologia para obtenção dos objetivos almejados. Continuaremos com essa experiência lúdica, pois tivemos como resultado uma boa aceitação dos alunos e professores na expectativa de reduzir doenças sexualmente transmissíveis e desfazer estereótipos a respeito da sexualidade. Dessa forma, estaremos contribuindo para a construção de uma sociedade mais participativa, interativa, que saiba respeitar as limitações, as diferenças e as opiniões dos outros.

CONCLUSÃO:

É preciso construir um caminho pedagógico em que a reflexão da educação sexual transite em todas as áreas do conheciento favorecendo a compreensão do ser e das relações afetivas. O Jogo "O LÚDICO NA CORPORALIZAÇÃO DE ATITUDES AFETIVAS" possibilitou maior interação entre os adolescentes, permitindo discussões e análises de conceitos e atitudes referentes à saúde sexual e reprodutiva, prevenção às DST/AIDS e enfrentamento de violências, tendo o objetivo alcançado por entender que os sentimentos e emoções estão no processo de aprendizagem, uma vez que temos que considerar a educação na totalidade, preparando pessoas que descubram sua autoconfiança, autoestima, conforme percebemos nas palavras do aluno F. H, 14 anos: "mais responsabilidades nos relacionamentos sexuais, melhorar a minha ótica e minha auto-estima" e da aluna C. S, 13 anos: "A minha opinião mudou em relação a denunciar as crianças ou adolescentes por espancamento. Já houve caso de vizinhos espancarem e eu não ter uma atitude, depois desse jogo eu pensarei diferente". De certo, esse projeto será ampliado em outras turmas e escolas pela aceitação dos estudantes e professores, possibilitando que ações inovadoras sejam incorporadas às praticas educativas garantindo assim construções compartilhadas de saberes.

Palavras-chave: Educação sexual, Ludicidade, Jogo educacional.