62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
O UNIVERSO DAS DANÇAS POPULARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Luiz Felipe Ferreira da Rocha 1
Rosie Marie Nascimento de Medeiros 2
1. Depto. de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Educação Física - UFRN
INTRODUÇÃO:
 

Essa pesquisa objetiva perceber como se dá a inserção das danças populares nas aulas de Educação Física Escolar, compreendendo e analisando os aspectos metodológicos no ensino das mesmas. As danças populares são compreendidas enquanto textos corpóreos que transcrevem marcas da cultura, comunicam diversos saberes e apresentam simbologias diversas que podem contribuir para amplificar o sentido da educação não só pautada na técnica, mas na inclusão dos indivíduos no universo da cultura.

A Educação Física enquanto componente curricular obrigatório, apresenta conteúdos próprios que devem fazer parte do contexto dos alunos de todos os níveis de ensino. Dentre esses conteúdos da cultura corporal indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, apresenta-se a dança, inserida no bloco das atividades rítmicas e expressivas que por vezes ainda é desconsiderada nas escolas, resumida a festas comemorativas, ou ainda, relacionada ao ensino do balé clássico e do folclore.
Nesse sentido, compreendemos que essa pesquisa contribui para a compreensão de como as danças populares vêm sendo vivenciadas na educação física escolar, ampliando as possibilidades do ensino da dança no contexto da educação física, possibilitando o apontamento de formas de abordagens dessas danças no contexto escolar.

METODOLOGIA:
 

Como referência metodológica, apresentamos a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty. Optamos por essa trilha de pensamento que coloca o conhecimento enquanto resultado de nossa experiência no mundo, ou seja, o mundo vivido enquanto fonte primordial de conhecimento. Assim, o conhecimento não pode ser compreendido e reduzido às faculdades da consciência, mas ao contato com o mundo da experiência.
A Fenomenologia, nesse sentido, apresenta como finalidade compreender o sentido do mundo, ou seja, suas essências. Não se tratam de essências no sentido metafísico do termo, como algo universal ou ideal. As essências se encontram na existência, unidas à tese do mundo. Nessa relação com o mundo o corpo vai apreendendo os vários sentidos da existência, pois, para Merleau-Ponty, esse é o primeiro estabelecimento da racionalidade.
Como técnica de pesquisa foi utilizada a estratégia do fenômeno situado a partir da observação de aulas de dança e realização de entrevistas com 20 professores da rede pública de ensino, do ensino fundamental, relacionadas aos objetivos de pesquisa (Feldman-Bianco; Leite, 1998; Bauer et al, 2005) considerados subsídios significativos para refletirmos sobre nossos objetivos de estudo, amplificando a reflexão sobre as danças populares no contexto da educação física.

RESULTADOS:
 

A partir da pesquisa pudemos visualizar de maneira geral a pouca valorização e a ressignificação dos elementos da cultura presentes nas danças populares, apresentando-se por vezes negligenciados pela Educação Física. Foi percebida também, a dificuldade em introduzir, não apenas a prática, mas os significados, gestos e símbolos, ou seja, o contexto que é inerente às danças populares, onde para muitos, estas práticas são demasiadamente valorizadas, representando a própria condição humana.

O fator "técnica" é fortemente enaltecido nas práticas abordadas na Educação Física escolar, não sendo diferente nas atividades que envolvem a dança. Observamos nas didáticas aplicadas pelos professores entrevistados a preocupação em transmitir os passos, que constroem em sua junção seqüências coreográficas. Porém identificamos um déficit com relação à contextualização dessas danças, promovendo assim uma prática corporal desprovida de significados, ou seja, a prática corporal pela prática corporal.

No que diz respeito ao ensino da dança, cabe problematizar a visão do corpo, para além dos padrões de racionalidade técnica. Para construir uma dança é preciso códigos, um vocabulário com gestos criados para comunicar uma infinidade de coisas, acontecimentos e símbolos (Nóbrega, 2005).

CONCLUSÃO:
 

Compreendemos que as danças populares possibilitam o conhecimento do universo simbólico inscrito nos gestos das diferentes danças e no corpo dos personagens que vivificam diversos sentidos simbólicos.
Porém, nem sempre as danças populares são valorizadas, enquanto arte criada pelo povo, demonstrando elementos de suas vidas e contextos em que estão inseridos.

Devemos levar em consideração a tendência contemporânea no ensino da arte, a qual contempla a dança, que busca o equilíbrio entre a técnica e a expressão, compreendendo e destacando a influência da história e da cultura nos processos artísticos e que traduz o a compreensão do conhecimento da arte. Dessa forma possibilitaremos que o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar se amplifique, e transmita não apenas práticas corporais, mas a compreensão de significados, vivências, gestos e símbolos que lhe são inerentes e que encharcam a nossa história, além de proporcionar uma singular aproximação com a nossa rica herança cultural, pois de acordo com Nóbrega (2000) as danças populares, são textos corpóreos que transcrevem marcas da cultura. Assim, em cada gesto, em cada movimento, essas danças apresentam suas histórias, suas constituições, crenças e valores, dentre tantos outros aspectos que evidenciam cultura.

Instituição de Fomento: REUNI
Palavras-chave: Dança Popular, Escola, Cultura.