62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia
ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DE TANINOS ISOLADOS DO Anacardium occidentale Linn. (CAJUEIRO) SOBRE BACTÉRIAS DO BIOFILME DENTÁRIO
Karyna de Melo Menezes 1
Andréia Fernanda Ramos de Freitas 2
Andréia Vieira Pereira 3
Maria do Socorro Vieira Pereira 2
Tatiana Stuart Vieira Holmes 1
Joziente Vieira Pereira 1
1. Depto. de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Depto. de Genética e Biologia Molecular, UFPB, João Pessoa - PB
3. Depto. de Medicina Veterinária, UFCG, Patos - PB
INTRODUÇÃO:
O biofilme dentário na cavidade bucal é considerado um importante fator etiológico da cárie e da doença periodontal. Este é formado por uma série de microrganismos que, por sucessão microbiana, se aderem à superfície do dente. Desta forma objetivou-se estudar a atividade antimicrobiana in vitro de taninos isolados do Anacardium occidentale Linn. (cajueiro) sobre o Streptococcus sanguinis, Streptococcus mitis e o Lactobacillus casei que comumente estão presentes no biofilme dentário.
METODOLOGIA:
Os ensaios foram realizados pela técnica da Concentração Inibitória Mínima (CIM) onde a solução tânica sofreu diluição seriada com água destilada a partir da solução pura, resultando em dez diluições (1:1 até 1:512). Foram inseridos 50µL da solução tânica pura no primeiro poço confeccionado em meio de cultura e a mesma quantidade, porém diluída, foram inseridas nos demais poços. As placas foram incubadas em estufa bacteriológica por 24 horas a 37° C. A análise dos dados para a CIM foi realizada através da mensuração dos halos de inibição, sendo considerada a atividade antimicrobiana da solução tânica quando iguais ou superiores a 10 mm de diâmetro.
RESULTADOS:
O tanino do Anacardium occidentale Linn. apresentou atividade antimicrobiana sobre microrganismos formadores do biofilme dentário numa concentração de 1:2 no Lactobacillus casei; de 1:2 no Streptococcus sanguinis e 1:8 no Streptococcus mitis.
CONCLUSÃO:
Os resultados mostraram a importância e necessidade de se avaliar novos métodos alternativos para o controle da cárie e doença periodontal visando uma nova terapêutica clínica odontológica e um novo meio para a clínica preventiva.
Instituição de Fomento: UEPB
Palavras-chave: Biofilme Dentário, Anacardium occidentale , Microrganismos.