62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 1. Aqüicultura
COLORAÇÃO DE PREFERÊNCIA E CRESCIMENTO DO CAMARÃO Litopenaeus vannamei.
Alexandre de Oliveira Marques 1
Ana Carolina Luchiari 2
Fúlvio Aurélio de Morais Freire 3
1. Depto de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.
2. Orient(a). Depto de Fisiologia e Patologia, Universidade Federal da Paraíba
3. Orient. Depto de Ecologia, Botânica e Zoologia, UFRN
INTRODUÇÃO:
A carcinicultura marinha brasileira teve grande crescimento desde a década de 80 devido à introdução do camarão Litpenaeus vannamei, atualmente responsável pela maior parte da produção de camarões marinhos cultiváveis. Diversos fatores abióticos vêm sendo estudados com o intuito de melhorar as condições de cultivo desses animais. Um fator pouco investigado é a coloração do substrato, que pode ser considerada relevante pelo fato dos crustáceos apresentarem condições fisiológicas para a visão de cores. A coloração ambiental é um fator importante no cultivo, podendo afetar as interações sociais, o crescimento, a sobrevivência e a eficiência alimentar e respostas de estresse em muitos animais. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a coloração preferida de substrato pelo camarão L. vannamei e o crescimento desse animal quando mantido em substrato colorido.
METODOLOGIA:
Para o teste de preferência observamos 35 camarões L. vannamei (7,09 ± 1,25g) em caixas circulares de 50 cm de diâmetro divididas em 4 compartimentos iguais. Cada compartimento recebeu 2 cm de areia fina colorida, nas cores azul, verde, amarelo e vermelho (n=29) e nas paredes dos compartimentos havia papel colorido na respectiva cor do substrato. As caixas receberam 10L de água (salinidade 4 ppm), mantida com aeração e temperatura constantes (8 mg O2/L, 27°C). Para o controle, caixas nas mesmas condições acima descritas receberam areia natural (n=6). Cada animal foi observado individualmente às 07:00, 10:00, 13:00 e 16:00h durante 3 dias. Foi registrada a cor/local onde o camarão se encontrava a cada 2 min, durante 20 min em cada período. Os dados foram analisados por teste de Friedman. No teste de crescimento, 20 camarões (3,77 ± 0,44g) foram mantidos individualmente em aquários de 16L, com areia e parede nas mesmas cores usadas no teste de preferência, por 60 dias. Foram alimentados diariamente com ração Fri-Ribe® 35PB, na quantidade de 20% da biomassa. Como controle, 5 camarões foram mantidos em iguais condições, com substrato de areia comum. Foram analisados a ingestão, a taxa de crescimento específico e a eficiência alimentar para cada coloração, comparados através de ANOVA.
RESULTADOS:
No teste de preferência, não observamos diferença na permanência dos camarões nos diferentes compartimentos coloridos nos primeiros dois dias (1º dia p=0,08; 2º dia p=0,12). No 3º dia de observação, os animais permaneceram tempo significativamente maior nas cores amarelo e vermelho (p=0,016), caracterizando preferência por ambiente com substrato amarelo e vermelho. Os animais controle não mostraram preferência entre os compartimentos (1º dia p=0,65; 2º dia p=0,28; 3º dia p=0,62). No teste de crescimento, observamos que a taxa de crescimento específico (TCE) foi significativamente maior nas cores vermelho e amarelo do que nas cores azul e verde, sendo a TCE do controle intermediaria e não diferente das colorações citadas (p=0,002). Os camarões tiveram maior ingestão de alimento na coloração vermelha e menor no verde e azul (p=0,01). A eficiência alimentar (EA) foi estatisticamente maior no vermelho do que no azul (p=0,002). Desta forma, parece que os substratos vermelho e amarelo interferem de forma positiva no desempenho dos camarões L. vannamei, em termos de ingestão alimentar e crescimento.
CONCLUSÃO:
O camarão L. vannamei apresenta preferência por substrato em coloração amarela e vermelha, tendo também melhores taxas ingestão alimentar e conversão do alimento ingerido em energia para o crescimento quando mantido no substrato preferido. Desta forma, sugerimos que a coloração do substrato preferida pelo camarão proporciona bem estar ao animal.
Instituição de Fomento: Aquarium Aquicultura do Brasil Ltda.
Palavras-chave: camarão Litopenaeus vannamei, preferência por substrato colorido, crescimento em substrato colorido.