62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 1. Bioquímica da Nutrição
ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO DO RETINOL NO LEITE DE LACTANTES, DURANTE O PERÍODO PÓS-PRANDIAL.
Juliana Cristina de Oliveira Dantas 1
Lahyana Rafaella de Freitas Cunha 1
Ana Caroline Perez Medeiros 1
Thamizy Morais da Silva Macedo 1
Roberto Dimenstein 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:

A hipovitaminose A é um problema de saúde pública em países em desenvolvimento, e as gestantes, lactantes e lactentes são os grupos mais afetados. O leite materno, por sua vez, parece ser influenciado pelo regime alimentar da mãe e constitui a principal fonte de vitamina A do lactante amamentado exclusivamente. O objetivo desse trabalho foi verificar a concentração do retinol no leite de lactantes, durante o período pós-prandial e comparar com os níveis de retinol no leite das lactantes em jejum.

METODOLOGIA:
Selecionou-se 55 parturientes, no qual seu leite foi analisado em jejum e depois de 3 horas da refeição. O retinol foi quantificado através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e nas análises estatísticas utilizou-se o teste t de Student.
RESULTADOS:

Foram encontrados valores de 67,3 ± 37,7 mcg/dL e 80,3±35,1mcg/dL para o leite coletado antes e após a refeição respectivamente, havendo diferença estatisticamente significativa (p=0,005). No jejum a maior parte da vitamina A é transportada ao leite através da proteína transportadora de retinol (RBP). Após a refeição, parte da vitamina A é transportada através dos quilomícrons, podendo ser reesterificada para secreção no leite ou ser estocada nas células epiteliais. Essa condição explica a manutenção de níveis aumentados de vitamina A no leite horas após a refeição.

CONCLUSÃO:

Deste modo é possível constatar que a concentração de retinol no leite pós-prandial é maior do que o retinol presente no leite em condições de jejum.

 

 

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Retinol, Leite materno, Pós-prandial.