62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ALAGOINHAS EM FOCO: CAPOEIRA, A HISTÓRIA NA RODA.
Arissandra Célia Teles Araújo 1, 2
Juliana Correia dos Santos 1, 2
Milena da Silva Carneiro 1, 2
Rita de Cássia Lemos de Oliveira Lima 1, 2
Tatiane Miranda Cerqueira 1, 2
1. Depto. De Educação
2. UNEB
INTRODUÇÃO:
A capoeira tem gingado pelo mundo afora, ganhando popularidade e apresentando lances diferentes dos que existiu desde seu aparecimento. Aos poucos este universo tem se expandindo, agregando diversos praticantes. Segundo ABIB (2005), talvez, uma das características mais marcantes das manifestações do universo da cultura popular, em qualquer parte do mundo, sejam justamente as formas de transmissão de seu passado através de três elementos fundamentais presentes nesse universo: a memória, a oralidade e a ritualidade. Tomando como ponto de partida tal afirmação e sabendo que a história da capoeira na maioria dos campos empíricos se dá através da oralidade, acarretando numa inexistência de materiais escritos nessa área, verificou-se a relevância em pesquisar a história dessa prática no município de Alagoinhas - Bahia, e suas contribuições no processo de formação dos seus praticantes.
METODOLOGIA:
Este trabalho consiste num estudo exploratório de campo, com proeminência numa pesquisa qualitativa. Para reconstruir o universo da capoeira no Município de Alagoinhas - Bahia, utilizamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas semi-estruturada aplicada a dois mestres em atividade na cena capoeirística neste Município, bem como análise de materiais bibliográficos a cerca do assunto.
RESULTADOS:
Analisando os dados, podemos perceber que não existem documentos ou registros que comprovem a origem e os precursores desta manifestação corporal em Alagoinhas. Verificou-se que a capoeira nas décadas de 30 e 40 era descriminada pela sociedade, isso ocontecia devido seus adeptos pertencerem a uma classe menos favorecida, em decorrência desse preconceito as práticas ocorriam ás escondidas, fato que começou a mudar com a inserção da capoeira regional trazida pelo mestre Liberino na década de 70. Liberino por ocupar um lugar de respaldo na localidade, influenciou grande parte da comunidade em liberar seus filhos a prática-la. Notamos que não existe um estilo de capoeira predominante; uns praticam a capoeira Angola, outros a capoeira Regional outros afirmam praticar as duas. Atualmente existem aproximadamente 20 academias na cidade, não existem ligas, mas há associações filiadas á Confederação dos Capoeiristas. Constatou-se que existem poucos projetos nesta área como o Projeto B a BA e o Projeto Adota eu que visam oportunizar a prática à meninos de rua, crianças e adolescentes sendo utilizado como um veículo de transformação social. A capoeira deste Município já foi considerada a melhor do mundo, existindo assim o dia municipal da capoeira que é comemorado no dia 6 de setembro.
CONCLUSÃO:
Realizar um estudo sobre a capoeira é muito complexo exige que se percorra este universo, a partir de personagens em atividade ou não, que indiquem os sentidos e significados da história. Notamos que a capoeira permanece num estágio adormecido no que diz respeito ao seu reconhecimento, isso não se dá apenas nesse município, mas em grande parte da sociedade brasileira, onde está sendo prestigiada aos poucos. Sobretudo falta incentivo do poder público e privado para a criação de mais projetos que oportunizem a prática para todos. No entanto é necessário que a mesma seja vista como uma manifestação popular, estudada, praticada com um teor de tirocínio artístico, cultural, filosófico e social, constituinte de um processo educativo importante na formação de todo cidadão. Sendo imprescindível a formação de narrativas que ofereçam subsídios essenciais na construção de um acervo cultural na área capoeirística.
Instituição de Fomento: Universidade do Estado da Bahia-UNEB
Palavras-chave: História, Oralidade, Capoeira .