62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A AÇÃO EDUCACIONAL DE DARCY RIBEIRO: O PRAGMATISMO CIENTÍFICO DE UM BRASILEIRO INDISCIPLINADO?
Sul Brasil Pinto Rodrigues 1
Vera Henriques 2
1. PROPGEdu UNIRIO
2. Depto. Filosofia PUC-Rio
INTRODUÇÃO:
Este resumo é o resultado de projeto de pesquisa sobre o repensar da prática educacional no ensino fundamental, a dos CIEPs no estado do Rio de Janeiro, posta em ação por Darcy Ribeiro. Foi uma política pública que tem sido consensual e hegemonicamente criticada pelo campo acadêmico da educação como ação de verdade irreal, ideológica, e populista no que consideramos como o segundo momento histórico de reconstrução educacional brasileiro, de 1988 a nossos dias, conforme Anísio Teixeira (2005, p.189) denominou, de 'reconstrução educacional brasileira', (1946-1964). Na linha do Mestrado, Subjetividade, cultura e história da educação, pesquisamos a metodologia experimental (de gênese do pragmatismo de Dewey) e a escola integral de Anísio Teixeira (2005), da época da implantação da Escola Nova, ou como ele preferia a "Escola Progressiva" pelos pioneiros da educação. Vimos que durante o regime do Estado Novo, para Anísio, decorreu o 'retardamento educacional' porque o Brasil não deu continuidade e se deixou ficar com suas escolas tradicionais para uma diminuta elite literária e profissional, concluindo que "não transformamos a escola brasileira". (Teixeira, 2005, p.192).
METODOLOGIA:
Ao repensar a ação educacional e a política cultural de Darcy Ribeiro do período após o regime autoritário de 1964, no início dos anos 80, assumíamos que havia uma linha de continuidade na modernização racional educacional e de democratização da tradição Anisiana para a de Darcy Ribeiro, expressada nas novas escolas implantadas, os CIEPs. Além do acréscimo da melhoria da escolarização quantitativa generalizada no território brasileiro. E, com os compartilhados fundamentos culturais da educação pela subjetividade do "povo" como sujeito na formação e do sentido do Brasil. Era um retomar do projeto inacabado, em busca, de acordo com Anísio Teixeira (2005, p.189) da segunda e atual reconstrução educacional após o período pelo regime ditatorial do regime militar de 1964 a 1988.
RESULTADOS:
Mas a subjetividade "povo" racional e moderna se transformou e sofreu diferenciações, articuladas às semelhanças entre os 'nós' e os 'outros' da partilhada natureza humana, dada a multiculturalidade brasileira e suas propostas divergentes de inserção (de fora para dentro ou de dentro para fora) na globalização. Disso então emerge a subjetividade da 'sociedade civil'. Assim. tivemos que buscar apoio na pesquisa do pragmatismo contemporâneo, particularmente o do Richard Rorty, que oferece alternativas de explicações não apenas sobre as descobertas de problemas, mas por uma filosofia para 'fazer as novas explicações" dos problemas, nesta pesquisa de interdisciplinaridade entre filosofia e educação.
CONCLUSÃO:
Uma primeira conclusão foi a de que não há como não incluir a ação educacional de Darcy Ribeiro na continuidade da política educacional gerada a partir da revolução tecnológica brasileira (Teixeira, 1969, p. 345). Conforme Anísio falou sobre, e para, "Os estudantes e a revolução de nosso tempo", iniciada na década dos anos 20 do século XX, pela objetividade do nascente mercado interno brasileiro e pela Revolução de 30, o Leviatã, na superação da crise de integração, participação e redistribuição (Santos 2006). Sem essa contingência não compreenderíamos a atual reconstrução educacional da primazia da liberdade sobre a verdade empírica da escolarização, de acordo com Rorty, fundamentado nas pesquisas pós-Nietzscheanas da filosofia anti-representacional, anti-cartesiana e antiessencialista. Uma segunda conclusão é possibilitada pela adoção da formulação de Rorty do historicismo hegeliano (e Darwinista) com a dualidade de pensadores: por um lado do predomínio do desejo de autocriação e de autonomia privada. E de outro, dos pensadores historicistas em quem predomina o desejo de uma comunidade humana mais justa e mais livre pela solidariedade. Desse modo, a escolarização de Darcy Ribeiro seria vista, mesmo dentro da tensão entre o privado e o público, como engajamento de um esforço social compartilhado - o esforço de tornar mais justas e menos cruéis nossas instituições e práticas educacionais, e mais solidárias.
Palavras-chave: Escola pública CIEP, Pragmatismo, Solidariedade.