62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
Educação Popular, práxis e contemporaneidade: desafios atuais de uma Pedagogia da Libertação.
LUCIANA ARAUJO CAVALCANTI 1
JOSÉ FRANCISCO DE MELO NETO 1, 2
1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
2. ORIENTADOR
INTRODUÇÃO:

Discutir os novos desafios e demandas da Educação Popular, enquanto pedagogia implicada política e culturalmente, na contemporaneidade, a partir de seus princípios fundamentais presentes em cinco décadas de história. Contextualizar e problematizar a diversidade de práticas enunciadas enquanto educação popular no sentido de esboçarmos uma possível identidade contemporânea da Educação Popular. Para alcançarmos tal objetivo, lançamos mão da pesquisa empírica correlacionada à nossa prática enquanto Educadora Popular e dialogamos com a produção científica sobre o tema, no sentido de percebermos que princípios são recorrentemente considerados enquanto fundantes da Educação Popular.

METODOLOGIA:

A presente pesquisa desenvolve-se mediante pesquisa empírica, na perspectiva da Pesquisa-Ação Participante. A partir desta pesquisa e da observação e interação cotidianas nas práticas de Educação Popular, temos colhidos os dados iniciais que apóiam as nossas reflexões acerca dos desafios atuais da Educação Popular mediante a problematização e discussão das categorias Educação Popular, práxis e contemporaneidade.

RESULTADOS:

Após o desmonte das ditaduras militares e junto aos movimentos de redemocratização na América Latina e, particularmente, no Brasil, gradualmente, a Educação Popular vai retomando espaços de atuação e conquistando respaldo mesmo entre políticas públicas para a Educação. A década de 1980 é marcada por esforços de renovar projetos educacionais. Três décadas passadas àquele efervescente período de embates e reconstruções, a Educação Popular goza de status até certo ponto privilegiado, pelo menos no que concerne aos discursos oficiais e finalidades explicitadas por projetos educacionais governamentais ou do chamado Terceiro Setor (ONG's). Todos querem fazer Educação Popular! Ao menos, todos dizem fazer Educação Popular...Convém-nos, portanto, refletir e questionar acerca das distintas compreensões e intencionalidades contidas nos projetos e discursos que se anunciam como dialogantes ante a Educação Popular ou afinados aos seus métodos e princípios. O que poderia caracterizar e distinguir a Educação Popular, contemporaneamente, em meio a tantas práticas enunciadas enquanto tal? Existem, nas práticas contemporâneas, elementos que possam distinguir e afirmar a Educação Popular enquanto uma Pedagogia diferenciada?

CONCLUSÃO:

As questões em torno de como romper com as práticas econômicas insolidárias, promover desenvolvimento social com equidade e compromisso com o meio-ambiente, promover o respeito e convivência das diversas formas de organização e expressão cultural, são centrais para a promoção de um fazer educativo que se constitua enquanto ação cultural para a liberdade (Freire 2005a). Nesse sentido, a diversidade de métodos e compreensões que as práticas contemporâneas em Educação têm desenvolvido contribuem para abordagem e enfrentamento das questões colocadas pela organização do mundo social hoje e abrem um rico campo de possibilidades para consolidar-se enquanto uma renovada ação cultural para a liberdade. Todas e quaisquer práticas pedagógicas devem vislumbrar, portanto, no horizonte das aprendizagens, as possibilidades de os saberes contribuírem na construção da humanidade dos seres humanos. Nesse sentido, temos algumas compreensões que se têm somado aos esforços contemporâneos em Educação Popular. Sejam elas: a defesa dos direitos culturais, a economia solidária, a sustentabilidade, a bioética, a planetaridade/mundialidade, a construção da multiculturalidade. Essas novas compreensões consolidam e potencializam o percurso de práticas pedagógicas dialógicas, voltadas para a construção de um pensar crítico e da emancipação.

Instituição de Fomento: CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq
Palavras-chave: Educação Popular, Práxis, contemporaneidade.