62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
UTILIZAÇÃO DE UM RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA CONFECCIONADO A PARTIR DE MATERIAL RECICLADO
João Marcos Gomes de Oliveira Ferreira 1
Ellen Moreira Brandão 1
Gesivaldo Jesus Alves de Figueirêdo 1
Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
INTRODUÇÃO:
As disciplinas do Ensino Médio que constituem a área das ciências exatas, como a Química, a Física e a Matemática, tendem a apresentar um maior nível de abstração em seus conteúdos. Isto acarreta no alunado uma grande dificuldade em aplicá-los no cotidiano, bem como, em assimilá-los. De acordo com pesquisas, a Química é para os discentes a segunda matéria considerada mais abstrata, antecedida apenas pela Física. Portanto, se faz necessário que os docentes tentem engendrar novas metodologias que facilitem o processo de ensinoaprendizagem, contextualizando com o dia-a-dia dos educandos. Dentro deste contexto, o lúdico se caracteriza como um subsídio na arte de educar e promover o conhecimento. De modo que, a definição deixou de ser um simples sinônimo de jogo, pois suas implicações extrapolam as demarcações do brincar espontâneo. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são imprescindíveis para o desenvolvimento e para o aprendizado. Segundo Almeida, "o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o incremento físico, cognitivo, afetivo, social e moral" (1981, p. 25). Ou seja, através dos jogos e brincadeiras, o aluno encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo.
METODOLOGIA:
Ante os obstáculos de compreensão que a disciplina Química enfrenta, buscou-se neste trabalho, abordar assuntos químicos fazendo uso da ludicidade. Para tal, se utilizou uma História em Quadrinhos (HQ), tipo 'gibi', no intuito de revisar o tema "Hidrocarbonetos" com ênfase nos Alcanos, contextualizando e interdisciplinarizando com a Biologia, no âmbito da Educação Ambiental (lixo, reciclagem e reutilização de materiais). O material didático alternativo (HQ) foi elaborado com papel reciclado e aplicado em uma turma do 3° ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado de Controle Ambiental do IFPB. Foram trabalhados métodos qualitativos e quantitativos. No início da aula foi entregue um questionário pré, contendo oito questões objetivas visando à avaliação do conhecimento dos estudantes apenas com a aula expositiva, em seguida o gibi intitulado: Como aprender hidrocarbonetos com Aproveitamiga e Formiclagem. Depois da leitura da (HQ) foi executado mais um instrumento de coleta de dados, o pós - avaliativo, acrescido de questões a respeito da opinião do alunado sobre a técnica metodológica e se esta pôde corroborar em sua aprendizagem.
RESULTADOS:
Nas questões objetivas supracitadas, pôde-se obter dados quantitativos que provaram a eficiência do gibi como um instrumento de fixação da alusiva temática. Da mesma forma, as respostas às subjetivas, demonstraram o entusiasmo dos estudantes após a concretização do método alternativo. Algumas destas: 'Muito inovador e criativo. Acredito que deveria ser mais utilizado em sala de aula, uma vez que prende mais a atenção dos discentes e expõe o conteúdo de maneira simples e objetiva', 'Todas as aulas de Química e de outras disciplinas deveriam ser assim, lúdicas e de fácil compreensão', 'Tudo que é novo sempre ajuda no aprendizado. Essa técnica livra os educandos da mesmice das aulas expositivas e cansativas que são dadas normalmente', 'Com certeza após lê-lo aprendi algo há mais de Química sem me cansar', 'Interessante e prática, de uma maneira diferente e divertida é possível se informar e aprender fixando bem as informações passadas no quadrinho'. Contudo, é notório que o uso da HQ promoveu uma maior aprendizagem para os alunos, assim como proporcionou uma aula divertida, interativa e diferente. Destarte, a utilização de papel reciclado e a abordagem sobre reutilização de lixo e reciclagem, conseguiram sensibilizar uma consciência ambiental nos estudantes.
CONCLUSÃO:
À luz desta pesquisa, ficou evidenciado que o emprego de material lúdico para o ensino de Química é uma estratégia viável, que se adapta às novas exigências da educação. A historinha fez com que o alunado aprendesse 'brincando'. Tudo isso inspirado numa concepção de educação que vai bem mais além da instrução. Desta forma, a indisciplina, a desmotivação, a falta de atenção, o baixo rendimento e a evasão escolar durante as aulas são expressivamente diminuídos. Com isso, conseguiu-se promover uma aprendizagem significativa para com todos os discentes, revisar o assunto em questão, além de proporcionar uma perspectiva ambiental completamente voltada para o dia - a - dia. Este estudo pôde, com certeza, contribuir para a amenização da degradação ambiental, tendo em vista o tipo de material utilizado para a confecção da (HQ).
Instituição de Fomento: Capes e FNDE
Palavras-chave: Ensino de Química, Ludicidade, Abordagem ambiental.