62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
CORRELAÇÃO ENTRE APROVEITAMENTO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO FÍSICO DOS ESTUDANTES DE OITAVA SERIE DA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Iouri Kalinine 1
Luiz Osório Cruz Portela 1
Galina Kalinina 2
Cleiton Bosio 3
1. Universidade Federal de Santa Maria
2. CELER FACULDADES
3. Prefeitura Municipal de Lindóia do Sul/SC
INTRODUÇÃO:
A escola tem como objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. A Educação Física também deve buscar estes objetivos, porém através de seu objeto de atuação, que é o movimento humano. Entre as várias disciplinas escolares, somente ela cabe o pleno desenvolvimento da capacidade física e de movimentos dos alunos. O desenvolvimento pleno do repertório dos movimentos leva a capacidade de domínio, com facilidade, da maioria das profissões atuais e o nível de desenvolvimento físico relaciona-se a capacidade de adquirir e manter hábitos saudáveis de vida. Se o alcance destes objetivos é fundamental, então é imprescindível que se tenha um sistema de avaliação capaz de monitorar o desenvolvimento destas capacidades. No entanto demonstramos, através de pesquisa piloto, que a avaliação de desempenho dos alunos de educação física de várias escolas de Santa Catarina e de Rio Grande do Sul, desconsidera índices de desenvolvimento físico. Este estudo pesquisou a correlação entre o aproveitamento escolar e desenvolvimento físico dos alunos de Educação Física da oitava serie do ensino fundamental.
METODOLOGIA:
A amostra da pesquisa foi composta por 46 estudantes de Santa Catarina (25 de sexo masculino e 21 de sexo feminino). No final do ano letivo foram determinados o nível do desenvolvimento físico dos sujeitos de amostra e seus aproveitamentos escolares em Educação Física. O nível de desenvolvimento físico foi determinado pelos seguintes testes: a) Masculino: Corrida 60 metros, Corrida 3000 metros, Salto na distância, Barra fixa alta; b) Feminino: Corrida 60 metros, Corrida 2000 metros, Salto na distância, Barra fixa baixa. As notas de aproveitamento escolar foram retiradas do diário de classe da disciplina.
RESULTADOS:
Os resultados apontam as seguintes correlações entre o aproveitamento escolar e os índices de desenvolvimento físico: Masculino (Nota x 60 m - r = 0,01; Nota x 3000 m - r = 0,08; Nota x salto - r = - 0,03; Nota x barra fixa alta - r = - 0,16), Feminino (Nota x 60 m - r = 0,22; Nota x 2000 m - r = 0,07; Nota x barra fixa baixa - r = 0,03, Nota x salto - r = - 0,27;). Os dados demonstram que não há correlação entre o aproveitamento escolar e o desenvolvimento físico dos alunos de Educação Física da oitava série da escola pesquisada. A correlação entre nota somatória do desenvolvimento físico dos estudantes pesquisados e seu aproveitamento escolar na disciplina Educação Física é de r = - 0,025 (masculino) e r = 0,012 (feminino). O resultado de pesquisa detecta uma incongruência entre as notas e os objetivos propostos à disciplina. Achamos que isso aconteceu devido à ausência de um sistema da avaliação, que inclua imprescindivelmente, o desenvolvimento físico e motor - testes padronizados, tabelas de referência o juízo de valor: insuficiente, regular, bom, excelente. Os professores de Educação Física da escola ficaram surpreendidos com os resultados da pesquisa, que lhes foram apresentados, porém reclamaram da inexistência de normas reguladoras ou diretrizes orientadores a este respeito no sistema público de ensino. Reclamaram também desconhecer, nas faculdades de Educação Física, a oferta ou mesmo a tematização de tal sistema de avaliação durante a formação acadêmica. Parece que isso se encontra ausente na comunidade escolar brasileira.
CONCLUSÃO:
Na escola pesquisada, a metodologia de avaliação do aproveitamento escolar desconsidera objetivos básicos previstos pela LDB para a Educação Física no Ensino Fundamental; As instituições responsáveis pelo Ensino Básico do Brasil devem elaborar e recomendar às Escolas do Ensino Fundamental e Médio um sistema de avaliação, com a inclusão do desenvolvimento físico dos estudantes. Isso exige a elaboração de testes físicos padronizados, de tabelas de referências de desenvolvimento físico com dados próprios da realidade brasileira e suas diferenciações. Assim, os estudantes podem perceber suas condições físicas, seu desenvolvimento, para poderem exercem plenamente o exercício da cidadania e da qualificação para o trabalho.
Palavras-chave: Desenvolvimento Físico , Aproveitamento escolar , Ensino Fundamental.