62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
O VERBAL E O NÃO-VERBAL NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO: COESÃO E COERÊNCIA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA GRAMÁTICA REFLEXIVA (CEREJA, William Roberto. Gramática reflexiva: volume único. São Paulo: Atual, 2009)
Sabrina Cancoro Generali 1
Magnólia Pacheco Andrade 1
1. Universidade Federal de Sergipe
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo averiguar a existência de coesão e coerência nos anúncios publicitários existentes na Gramática Reflexiva (CEREJA, 2009). A necessidade do estudo surgiu a partir do momento em que uma das autoras - a qual utiliza a obra em sala de aula - observou o grande número de anúncios publicitários utilizados como recurso explicativo por toda a gramática. Assim, tornou-se importante, para a própria aplicabilidade da obra no ensino de Língua Portuguesa, averiguar sobre a textualidade das informações verbais e não-verbais para a consequente avaliação da compreensão dos educandos.
METODOLOGIA:
Por meio de conceitos da Linguística Textual - majoritariamente provenientes das obras de Ingdore Grunfeld Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia -, mensagens verbais e não-verbais de anúncios publicitários foram analisadas, a fim de investigar se coesão e coerência têm realmente a necessidade de serem aplicadas neste gênero textual para que a mensagem que se pretende transmitir seja assimilada/compreendida pelo leitor/aluno, ou ainda se a isenção de um ou de ambos elementos pode funcionar como artifício comunicacional imposto propositalmente pelo interlocutor. Para tanto, os anúncios foram analisados dentro dos contextos em que expostos na Gramática Reflexiva.
RESULTADOS:
Fica claro, a partir da análise dos anúncios publicitários da Gramática Reflexiva que tanto fatores de coesão como de coerência são recorrentes neste tipo de texto, a fim de atingir precisamente os possíveis clientes/consumidores do serviço/produto em questão (bem como dos alunos que os interpretam por meio da obra), fazendo-os (re)construir o sentido intencionado dos textos verbais e não-verbais dentro de seu contexto. Entretanto, também é possível observar que, assim como afirmam Koch & Travaglia (2009), nem sempre o recurso da coesão é necessário, ou até mesmo eficiente na forma como é composto o texto. No caso dos anúncios publicitários desta gramática, ficou evidente que os fatores que expõem a intencionalidade ou a situacionalidade da mensagem são as imagens, ilustrações, fotografias etc. Elas funcionam como pistas para que os leitores tenham plenas condições de interpretar as mensagens. Dentro do presente corpus, nenhum exemplo de incoerência foi encontrado.
CONCLUSÃO:
Conclui-se, portanto, que a assimilação das mensagens presentes nos anúncios publicitários da Gramática Reflexiva trabalha com o processo "ativo e contínuo de construção - e não apenas de reconstrução" (KOCH, 2006, p. 27), já que leva o aluno a recorrer a diversos elementos linguísticos e extralinguísticos para concretizar a compreensão do conteúdo da mensagem. Entretanto, pressupõe-se que o emissor da mensagem, prevendo as possíveis inferências dentro de seu público alvo, contribua neste processo, deixando "implícitas certas partes do texto, pressupondo que tais lacunas venham a ser preenchidas sem dificuldades pelo interlocutor com base em seus conhecimentos prévios" (Ibidem). Assim como o emissor da mensagem, Cereja (2009) preocupou-se em agir da mesma maneira, objetivando seu público alvo: alunos da disciplina Língua Portuguesa.
Palavras-chave: Coesão, Coerência, Anúncios publicitários.