62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO ÓLEO DE Acrocomia aculeata Jacq
Ana Lúcia Alves de Arruda 1, 2
Simone Palma Fávaro 1, 3
André Pereira Gonçalves 1
Ana Paula Stefanini 1
Márcia Marrie Pinheiro Müller 1
1. Depto. de Ciências Biológicas, UCDB, Campo Grande/MS.
2. Profa.Dra. / Orientadora
3. Profa. Dra. - Mestrado em Biotecnologia
INTRODUÇÃO:
Acrocomia aculeata Jacq, conhecida popularmente como bocaiúva, é considerada a palmeira de maior dispersão em quase todo o território brasileiro, principalmente nas áreas do cerrado. As folhas são usadas na nutrição animal e os frutos para a produção de farinhas e óleos. Seus frutos fornecem 20% a 30% de óleo e 5% de farinha comestível. A presença de flavonóides nas folhas e carotenóides na polpa de Acrocomia aculeata Jacq. sugerem uma provável atividade antioxidante. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antioxidante, pelo Método do DPPH, do óleo obtido da fruta de Acrocomia aculeata Jacq..
METODOLOGIA:
Soluções metanólicas nas concentrações de 5, 10, 25, 50, 125 e 250 g/mL foram preparadas utilizando-se o óleo obtido da polpa do fruto de Acrocomia aculeata Jacq.. Para a realização do ensaio foi utilizada uma solução 0,3mM em etanol de DPPH (2,2 difenil-1picril-hidrazila). O padrão positivo usado foi a rutina. As leituras foram feitas em espectrofotômetro no comprimento de onde de 517 ηm, após 30 minutos de incubação. As médias das porcentagens de atividade antioxidante das amostras, em cada uma das concentrações testadas, foram calculadas e a concentração eficaz mínima (CE50) foi obtida por regressão linear.
RESULTADOS:
A concentração eficaz (CE50) do padrão rutina capaz de diminuir a concentração inicial do DPPH em 50% foi de 9,04 g/mL.Porém óleo extraído da polpa do fruto de Acrocomia aculeata Jacq. não apresentou atividade antioxidante em nenhuma das concentrações testadas, sendo considerada superior a 250 g/mL.
CONCLUSÃO:
O óleo extraído da polpa do fruto de Acrocomia aculeata Jacq. não foi eficaz na inibição do radical DPPH. Portanto não apresentou atividade antioxidante, nas concentrações testadas.
Instituição de Fomento: Universidade Católica Dom Bosco UCDB
Palavras-chave: Acrocomia aculeata Jacq, bocaiúva, atividade antioxidante.