62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AQUECIMENTO GLOBAL NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE TUCURUI - PARÁ
Darlene Teixeira Ferreira 2, 1
Luciene Maria do Nascimento Lima 2
Elizandra Rêgo de Vasconcelos 1
1. Instituto de Educação Matemática e Científica/IEMCI/UFPA
2. Secretaria de Estado de Educação/SEDUC
INTRODUÇÃO:
A crise ecológica decorrente do desenvolvimento pautado na exploração exacerbada dos recursos naturais vem sendo cada vez mais acentuada pela ação humana. Nesse contexto, tem-se cobrado ações mais efetivas dos professores para que formem cidadãos mais consciente, e consequentemente capazes de tomar decisões relacionadas aos aspectos socioambientais (GIL-PEREZ et al, 2005). Vários são os problemas socioambientais que podem ser percebidos no contexto dessa crise, dentre eles de acordo com Gadotti (2008), o aquecimento global e as mudanças climáticas são os mais preocupantes. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de conhecer as concepções sobre aquecimento global dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola localizada no município de Tucuruí- PA.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada em uma Escola de Ensino Médio, localizada no munícipio de Tucurui, estado do Pará. O universo da pesquisa foi constituído por estudantes do 3º ano e a amostra foi estabelecida com base em critérios não-probabilistico - amostra intencional, que de acordo com Richardson et al (2009), representa o universo da pesquisa. A amostra foi constituída por 140 estudantes que responderam a um questionário com três perguntas abertas a despeito da temática aquecimento global. As questões apresentadas estavam relacionadas aos seguintes aspectos: a) Entendimento sobre aquecimento global; b) Fatores que contribuem para sua ocorrência; e As medidas de mitigação desse fenômeno. As análises das respostas foram feitas por meio da categorização de idéias conforme indica Moraes & Galiazzi (2007) e em seguida quantificadas com auxilio do Software Excel 2007.
RESULTADOS:
Na primeira questão relacionada ao entendimento dos alunos sobre aquecimento global: 68 % afirmam que é o aumento de temperatura provocada pelas ações do homem; 27% não sabem explicar o aquecimento global, mas sabem que o fenômeno é causado pelas ações humanas e 5% ouviram falar na TV. No tocante aos fatores que colaboram para o aquecimento global: 63 % apontaram o desmatamento e a emissão de gases poluentes; 26% afirmaram que são as queimadas; 6% relacionaram apenas ao desmatamento e 5% afirmaram que não tem conhecimento acerca dos fatores que causam o aquecimento global. A última questão relacionada às atitudes que podem contribuir para minimizar o aquecimento global: 66% afirmam que a diminuição da quantidade emissão de gases poluentes e dos desmatamentos; 29 % destacam que o aquecimento global pode ser minimizado com a diminuição das queimadas e 5% ressaltam que mesmo desconhecendo o impacto ambiental sabem que está situação só pode ser minimizada se o homem mudar seus processos de crescimento.
CONCLUSÃO:
A pesquisa demonstrou que a temática aquecimento global já é discutida no âmbito escolar uma vez que os estudantes demonstraram conhecimentos a respeito do assunto. Ressalta-se, no entanto que, o fenômeno só é compreendido como consequência das ações antrópicas como o desmatamento, queimadas e emissão de gases poluentes para atmosfera, não sendo expresso os aspectos relacionados ao ciclo natural do planeta. Percebe-se, ainda que timidamente indícios de compreensões que já relacionam as possíveis ações para diminuir os efeitos do aquecimento global na sociedade, a um processo de desenvolvimento que leve em consideração os limites do crescimento econômico para o planeta, ou seja, um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, precisamos continuar educando os jovens para serem capazes de atuar na sociedade por meio da tomada de decisões conscientes, fundamentadas nos conhecimentos socioambientais.
Palavras-chave: crise ecológica, aquecimento global, ensino médio.