62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
INFLUÊNCIA DA COMPOSIÇÃO DO SUBSTRATO E DOSES DE FERTILIZANTE DE LIBERAÇÃO CONTROLADA NA PRODUÇÃO DE MUDAS CLONAIS DE Eucalyptus urograndis
Richardson Barbosa Gomes da Silva 1
Danilo Simões 1
Fernando Reis Andrade 1
Magali Ribeiro da Silva 1
1. Universidade Estadual Paulista/UNESP
INTRODUÇÃO:
A produção de mudas é uma das fases mais importantes para o estabelecimento dos povoamentos florestais. A nutrição adequada e o uso de substrato de cultivo apropriado são fatores essenciais para assegurar boa adaptação e crescimento das mudas após o plantio. O substrato tem o papel fundamental de fornecer às mudas todas as condições químicas, físicas e biológicas, para um crescimento saudável, oferecendo assim condições de transformar seu potencial genético em produtividade. Quanto à nutrição, o adubo é um fator importante na formação das mudas em tubetes, pois ele deverá corrigir a perda de nutrientes do substrato por lixiviação da água e disponibilizar também os nutrientes necessários. Neste contexto, uma das alternativas para se aumentar a eficiência das adubações seria utilizar fontes que apresentam uma liberação mais lenta ou controlada dos nutrientes, como por exemplo, o Osmocote®. No entanto, cada substrato utilizado na produção de mudas apresenta um comportamento diferente em relação à capacidade de fornecimento dos nutrientes às mudas. Dessa forma, buscou-se com este estudo determinar qual o melhor substrato em função da dose do fertilizante de liberação controlada para formação de mudas clonais de Eucalyptus urograndis.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no viveiro florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, Botucatu, SP. As mudas foram produzidas a partir de miniestacas de um clone comercial do híbrido Eucalyptus urograndis. O estaqueamento foi efetuado em tubetes de 50 cm³, acondicionados em bandejas de polipropileno. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x4 {três misturas de substratos [S1 - vermiculita + casca de arroz carbonizada + fibra de coco (1:1:1; v:v:v), S2 - vermiculita + casca de arroz carbonizada (1:1; v:v) e S3 - vermiculita + fibra de coco (1:1; v:v)] e quatro doses do fertilizante Osmocote® (N-P-K 19:6:10) [2, 4, 6 e 8 kg m-3 de substrato]}. Foram avaliadas as características morfológicas: altura da parte aérea, diâmetro do colo, relação entre altura da parte aérea e diâmetro do colo, relação entre altura da parte aérea e comprimento radicular, massa seca aérea, radicular e total, qualidade do sistema radicular e Índice de Qualidade de Dickson (IQD). Cada tratamento contou com 4 repetições de 43 plantas, sendo as 10 mudas centrais úteis para a avaliação. Os resultados foram submetidos à análise de variância e nos casos em que houve diferença estatisticamente significativa foi realizado teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Todas as características morfológicas avaliadas deferiram estatisticamente sob o efeito dos tratamentos. Com relação à altura da parte aérea e ao diâmetro do colo, em todos os tratamentos verificou-se desenvolvimento adequado das mudas. Para a altura, os melhores resultados foram obtidos em S2 na dose de 8 kg m-3. Com relação ao diâmetro, massa seca aérea, massa seca radicular e massa seca total as mudas cultivadas em S2 nas doses 6 e 8 kg m-3, que não diferiram estatisticamente entre si, apresentaram maior desenvolvimento. Para as relações entre altura da parte aérea e diâmetro do colo, bem como da altura da parte aérea e comprimento do sistema radicular os resultados obtidos em todos os tratamentos, estão em conformidade com a literatura. Com relação ao IQD, verificou-se que as mudas produzidas em S2 nas doses 6 e 8 kg m-3, que não diferiram estatisticamente entre si, apresentaram os melhores valores. Considerando a avaliação da qualidade do sistema radicular, verificou-se que os melhores resultados foram obtidos em S2 em todas as doses de adubação e S1 na dose 4 kg m-3, por aprestarem maiores percentagens de mudas aptas para o plantio.
CONCLUSÃO:
Os melhores índices de qualidade foram obtidos nas mudas produzidas no S2 - vermiculita + casca de arroz carbonizada (1:1; v:v) na dosagem de 6 kg m-3 de substrato.
Instituição de Fomento: PET/SESu/MEC
Palavras-chave: Viveiro florestal, Manejo nutricional, Eucalipto.