62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
ESTUDO ANALÍTICO DE PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB
Maria Jubelita Silva Melo 1
Aline Nieble Souza Santos 1
Denise Domingos da Silva 1, 2
1. Centro de Educação e Saúde - UFCG
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:

Todas as formas de vida existente na Terra dependem da água. Mais de 97% da água do mundo é água do mar, indisponível para beber e para a maioria dos usos agrícolas. Três quartas partes da água doce estão presas em geleiras e nas calotas polares. Lagos e rios são as principais fontes de água potável. Por isso é importante controlar a qualidade da água, pois a presença de contaminantes como metais, fenóis, altos teores de sais, entre outros constituintes podem causar sérios problemas a saúde humana. O Município de Cuité é abastecido por água proveniente do Açude Boqueirão do Cais, entretanto a água fornecida a população tem apresentado características de mudança de coloração (amarelada) e altos teores de sais que podem causar diversos problemas a saúde dos moradores, impossibilitando o consumo direto da referida água (ingestão). O presente estudo teve como principal objetivo investigar propriedades físico-químicas (pH, turbidez e condutividade) da água de abastecimento do município de Cuité-PB e averiguar o processo de tratamento realizado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) localizada no Município de Cuité-PB.

METODOLOGIA:

As análises foram realizadas no laboratório de Química Analítica da UFCG Campus Cuité-PB. O processo de amostragem envolveu coletas de amostras de diferentes pontos da cidade (zona norte, sul e pontos da Universidade) no período de outubro de 2009 a fevereiro de 2010; amostras de água diretas da CAGEPA (pontos B e D) e outras provenientes de caixas d´agua de residências (ponto A e C) totalizando 12 amostras. Foram coletadas três amostras de cada ponto. As amostras foram armazenadas em frascos de polietileno para posterior análise. Foram realizadas também análises de 36 amostras coletadas de pontos específicos da estação de tratamento da CAGEPA; amostras da água bruta proveniente do Açude Boqueirão do Cais, amostras após o processo de floculação e após o processo final. As calibrações dos equipamentos foram efetuadas e em seguida as medidas das análises após o processo de amostragem. Entre as análises realizadas destacam-se: medidas de pH, turbidez e condutividade. As análises de pH foram realizadas através do método potenciométrico utilizando um peagâmetro PHS-3B. O aparelho utilizado para medir a turbidez das amostras de água foi um turbidímetro modelo TB1000 e para as análises de condutividade foi utilizado um condutívimetro mCA-150/Mca-150P.

RESULTADOS:

O processo de amostragem proporcionou observar diferenças em algumas propriedades físico-químicas de águas que provém direto (pontos B e D) da CAGEPA e águas que ficam armazenadas em caixas d´água de residências. As amostras de águas coletadas dos pontos B e D apresentaram diferenças de coloração com relação aos pontos A e C. As diferenças encontradas são principalmente devido à existência de material particulado presente nas amostras. Esses materiais particulados estão relacionados com a ineficiência do processo de floculação/filtração utilizado pela CAGEPA. Os resultados indicaram que as medidas de pH e turbidez encontram-se dentro dos parâmetros previsto pelo Ministério da Saúde recomendando valores entre pH= 6,0-9,5 e turbidez 5 NTU. Os valores encontrados para os diferentes pontos de amostragem indicaram uma média de pH= 7,8-7,9 e 1,25-2,74 NTU para turbidez. A portaria nº. 518/2009 do Ministério da Saúde estabelece que o valor máximo permitido é de 5,0 NTU para consumo humano. Os valores médios de condutividade foram 1855 a 1944 mS/cm apresentando coincidência entre as amostras coletas do mesmo ponto de amostragem. Em geral, níveis superiores a 100 mS/cm indicam ambientes impactados.

CONCLUSÃO:

As análises realizadas das amostras de água de abastecimento do Município de Cuité indicaram que há uma diferença nas medidas de turbidez das águas coletadas de caixas d´água de residências, para as águas coletadas direto da rede da Companhia de água e esgotos da Paraíba (CAGEPA), principalmente quando ocorre falta de água na cidade. As medidas de pH e turbidez encontram-se dentro dos parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde com valores médios de pH= 7,8-7,9 e 1,25-2,74 NTU para turbidez, cujos valores estão dentro do padrão de potabilidade. As medidas de condutividade estão fora das recomendações indicadas pelos órgãos governamentais, fato que já é observado pela população de Cuité pelo alto índice de corrosão em materiais sendo necessário reestruturar/implementar o processo de tratamento de água da CAGEPA do Município de Cuité visando principalmente eficiência no processo de floculação/decantação e posteriormente diminuição dos índices de condutividade da água de abastecimento fornecida a população.

Palavras-chave: água de abastecimento, condutividade, turbidez.