62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
PERFIL PRELIMINAR DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS
Alex Orsolini 1
Marília Zabot 1
Felipe Dalla Lana da Silva 1
Elena Blume 1
Fábio Hunsche 1
Felipe Frigo Pinto 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
O conhecimento e o comprometimento com o Projeto Político-Pedagógico são essenciais a toda comunidade acadêmica. Percebendo uma insatisfação por parte dos alunos do curso de Agronomia com relação ao Projeto Político-Pedagógico do curso, o Grupo PET-Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou uma pesquisa com os acadêmicos do curso, objetivando caracterizar a satisfação e o envolvimento dos mesmos com seu curso de graduação e seu futuro profissional. A Coordenação do Curso de Agronomia e a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Rurais se tornaram parceiras da atividade, visto a relevância da pesquisa e a importância de levar tal diagnóstico ao conhecimento da comunidade acadêmica em geral. Com isso, o grupo PET-Agronomia visou promover reflexões sobre melhorias no curso de graduação entre o corpo discente e docente da universidade.
METODOLOGIA:
A pesquisa teve a participação de todos os membros do Grupo PET-Agronomia. Foi realizada uma amostragem relativa a 10% da totalidade dos alunos matriculados no Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, por meio da seleção dos alunos com colocação de número múltiplo de seis no ranking de desempenho utilizado pela Coordenação do próprio curso (p. ex.: aluno na colocação 6, 12, 18 e assim sucessivamente). A esses alunos foi aplicado um questionário, formulado pelo grupo PET-Agronomia, com sugestões da Coordenação do Curso de Agronomia e a Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais, com as seguintes questões de múltipla escolha: 1) Como você avalia seu conhecimento sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)? 2) Você tem assumido a responsabilidade com a sua formação ou considera que ela depende mais dos professores? 3) Qual seu envolvimento em atividades extracurriculares relacionadas ao curso de Agronomia? 4) Qual sua perspectiva profissional após a conclusão do curso de graduação? Os dados foram tabulados, organizados e analisados estatisticamente através da Análise de Frequência. Os resultados obtidos foram apresentados no Seminário de Avaliação do Curso de Agronomia - UFSM e discutidos pela comunidade discente e docente presente no evento.
RESULTADOS:
Na questão número 1, 34,4% dos alunos classificaram seu conhecimento sobre o PPC como insuficiente, 53,3% como regular e apenas 12,3% como suficiente. Percebe-se uma desinformação dos alunos quanto às propostas apresentadas no Projeto Pedagógico para a sua própria formação acadêmica. Na questão 2, 55,5% dos alunos responderam que assumem a responsabilidade com a sua formação, 43,3% assumem parcialmente, enquanto 1,2% dizem não assumir a responsabilidade com a sua formação, considerando que ela depende mais dos professores, percebendo-se que a maioria dos alunos abordados assume espontânea, total ou parcialmente a responsabilidade com a sua formação. Na questão 3, 10% disseram nunca se envolverem com atividades extracurriculares, 53,3% envolvem-se às vezes, e 36,7% disseram se envolver sempre com atividades extracurriculares. Esse resultado reforça o da questão anterior, permitindo notar a iniciativa e responsabilidade dos alunos para uma melhor formação. Na questão 4, 20% dos alunos responderam que pretendem entrar para a pós-graduação depois de concluído o curso de graduação, 53,3% pretendem ingressar no mercado de trabalho, enquanto 27,7% pretendem seguir como profissionais autônomos após se formarem Engenheiros Agrônomos.
CONCLUSÃO:
A realização da pesquisa foi importante para o desenvolvimento e melhoria do Curso de Agronomia, tanto pelos resultados obtidos e apresentados para a comunidade acadêmica, quanto por ter sido uma forma de reflexão para os alunos sobre suas atitudes em prol do seu curso e de sua formação. Também possibilitou aprendizado ao grupo PET-Agronomia ao planejar e executar a mesma. O grupo pretende continuar a pesquisa, para obtenção detalhada do perfil do acadêmico do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria.
Palavras-chave: Pesquisa, Perfil acadêmico, Agronomia .