62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) DE AMBOS OS SEXOS ATRAVÉS DA BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA MANUAL.
Andreza Sumára Gomes dos Santos 1
João Roberto Liparotti 1
1. Dpto de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
INTRODUÇÃO:
Atualmente é cada vez mais claro que não somente a maior quantidade de gordura corporal apresenta risco para a Saúde, mas também a localização regional do excesso de gordura que quando concentrado na região abdominal, geralmente encontradas nos homens é reconhecida como um tipo de obesidade que oferece mais risco que o excesso de gordura por si só. (GUEDES, 1998). A Bioimpedância Elétrica é um dos métodos utilizados para estimar o percentual de gordura, consiste num método rápido e prático, baseado na condução de uma corrente elétrica em baixa intensidade do qual é facilitado através do tecido hidratado e isento de gordura, do qual mede resistência de tecido corporal e determina o quanto tecido adiposo existe em relação com os outros tipos de tecidos (LOHMAN, 1986). Seu princípio básico é que quanto maior o percentual de gordura, maior é a dificuldade da corrente elétrica percorrer pelo corpo, isso devido à ausência de água. (LOHMAN, 1986). O objetivo do estudo é analisar, classificar e comparar o percentual de gordura corporal dos servidores de ambos os sexos da UFRN, através da Bioimpedância Elétrica Manual.
METODOLOGIA:
O estudo tem características de pesquisa descritiva - comparativa de corte transversal, a amostra foi estratificada proporcionalmente e foi utilizada a Estatística Descritiva com medidas de tendência central (média), dispersão (desvio padrão) e valores percentuais para comparação com a literatura consultada. Para tanto foram avaliados 30 (trinta) servidores, de ambos os sexos, de diferentes idades, de 5 (cinco) diferentes setores. Sendo 15 (quinze) do sexo feminino (60 kg ± 11,34; 1,56 m ± 0,04 e 37 anos ± 11,02) e 15 (quinze) do sexo masculino (73 kg ± 11,14; 1,71 m ± 0,09 e 38 anos ± 10,8).
RESULTADOS:
Os resultados dos dados coletados para esse estudo classificaram os participantes da amostra do sexo masculino em: 40% adequado, 33% inadequado à mais e 27% obesidade, não apresentando nenhuma porcentagem na classificação inadequado à menos, já para o sexo feminino, 7% inadequado à menos, 39% adequado, 27% inadequado à mais e 27% obesidade.
CONCLUSÃO:

Conclui-se que na amostra estudada, um número maior de participantes do grupo do sexo masculino apresentou-se com o percentual de gordura mais elevado, quando comparado ao sexo feminino, mas todos classifcados como inadequados a mais ou obesos do qual precisam de uma intervenção de um profissional de Educação Física, juntamente com um nutricionista e/ou a implantação de projetos que proporcionem Saúde aos funcionáios da UFRN, com o intuito de diminuir esse risco.

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Composição Corporal, Aptidão Física, Obesidade.