62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
Enfermagem no campo: Um desafio de inclusão social e exercício da cidadania.
Lucidio Clebeson de Oliveira 1
Johny Carlos Queiroz 1
Francisco Rafael Ribeiro Soares 1
Lauro Geovane Morais Rodrigues 2
Ivone Ferreira Borges. 2
Antonia Líria Feitosa Nogueira Alvino 1
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.
2. Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró-FACENE/RN
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas, consolidou-se um imaginário que projetou o espaço urbano como caminho natural único do desenvolvimento, do progresso, do sucesso econômico e crescimento profissional. Por muito tempo, a visão que prevaleceu na sociedade, continuamente majoritária em muitos setores é a que considera o campo como lugar atrasado, do interior. Diante desse cenário, a faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte FAEN/UERN, ao longo dos anos, encontra-se comprometida com a transformação da realidade concreta da produção dos serviços de saúde, tendo contribuído com a sociedade no sentido de promover a qualificação da força de trabalho em enfermagem, não só sob o ponto de vista técnico, mas também político, crítico e reflexivo, nos diversos níveis de ensino, desta forma a FAEN se propôs a executar o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA, Enfermagem no campo: Um desafio de inclusão social e exercício da cidadania, com o objetivo de formar trabalhadores de enfermagem do nível médio com qualificação em Técnico de Enfermagem de acordo com os atuais dispositivos legais para a Educação Nacional, considerando as demandas da sociedade, em especial as do meio rural, seu compromisso institucional e sua capacidade técnica e pedagógica. Esse trabalho objetiva demonstrar a importância da formação/capacitação de profissionais da saúde, não só tecnicamente qualificados, mas também comprometidos com a transformação da realidade vivenciada nos assentamentos rurais, assim como a possibilidade de utilizar essa formação como instrumento de transformação e de inclusão social, favorecendo a construção de ferramentas por meio do acesso ao conhecimento para que, à medida que forem transformando a realidade da qual fazem parte, possam também, estar exercendo sua cidadania.
METODOLOGIA:
A pesquisa caracteriza-se como um estudo de cunho exploratório e descritivo de natureza qualitativa, onde durante a realização do curso utilizou-se como estratégia metodológica a realização de atividades de campo, partindo de uma dada realidade, onde os discentes tiveram a oportunidade de fazer um paralelo entre teoria e prática, no intuito de otimizar a construção do conhecimento, a partir do olhar sobre o ambiente designado como cenário de práticas, além de aulas dialogadas e atividades em sala de aula. Neste sentido, trabalha-se na perspectiva da pedagogia problematizadora com o intuito de provocar reflexões proporcionando uma maior interação entre monitores/docentes-discentes, para que estes sintam-se co-participes do processo de ensino-aprendizagem e agentes de transformação da realidade-alvo da intervenção em questão.
RESULTADOS:
Diante da ação realizada, ficou notória a empolgação dos discentes envolvidos ao verem que é possível intervir, buscando soluções para os problemas de suas próprias realidades, agindo crítica e reflexivamente, a partir do compartilhamento de saberes e experiências, gerando assim um comprometimento em manter a efetividade das ações realizadas, além da ampliação dos seus olhares enquanto profissionais de saúde diante da possibilidade de irem além do fazer-técnico.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto. pode ser visualizado um discente comprometido com a transformação da realidade na qual está inserido, contribuindo assim de forma crítica e reflexiva, entendendo a educação profissional para além do fazer, mas compreendendo-a de uma forma global, atuando como colaborador e se responsabilizando pelo processo, de forma que há um compartilhamento de saberes. Portanto, Enfermagem no campo é considerado um instrumento de inclusão social, uma vez que prima pela articulação ensino-serviço/campo capazes de impactar na formação de trabalhadores comprometidos com a cidadania, com respeito ético, com a transformação social, com os princípios do Sistema Único de Saúde - SUS e, particularmente, com a realidade do campo.
Palavras-chave: Enfermagem, Educação, Inclusão social.