62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
ODONTOGERIATRIA: AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL EM IDOSOS INTITUCIONALIZADOS
Shenia Eliane do Rêgo Carneiro 1
Andressa da Rocha Medeiros 1
Hugo José Correia Lopes 1
Leonardo César Amaro da Silva 1
Íris do Céu Clara Costa 1
1. Depto. de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento populacional é um fenômeno observado tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento. No Brasil, estima-se que em 2020, os idosos contemplam 13% da população adulta. Diante dessa nova realidade, a odontogeriatria está se consolidando e tornando-se cada vez mais necessária, uma vez que, no Brasil, os estudos acerca da saúde bucal desse grupo etário ainda são escassos, havendo, consequentemente, poucas publicações sobre o assunto. Desta forma, a presente pesquisa objetiva identificar as principais necessidades odontológicas, bem como os problemas bucais que acometem idosos em uma instituição localizada na cidade do Natal.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi desenvolvida na Associação Espírita Lar da Vovozinha localizada em Natal, RN, em outubro de 2009. Realizou-se um estudo transversal sobre as condições de saúde bucal de 17 idosos que se propuseram a participar visando estabelecer o perfil dessa população para o posterior planejamento e implantação da atenção odontológica. No exame clínico foi avaliada a condição dos elementos dentários, mucosas, necessidade de prótese e freqüência diária de escovação. Os materiais utilizados no exame foram espátulas de madeira, equipamento de proteção individual (EPI) e ficha clínica adaptada com critérios e orientação previamente estabelecida para cada item avaliado.
RESULTADOS:
Os sujeitos participantes, todas eram mulheres, uma vez que a instituição atende apenas a esse gênero. Para a avaliação do biofilme visível considerou-se apenas a ausência ou presença do mesmo (escores 0 e 1). Verificou-se a presença de biofilme em 100% das idosas examinadas. Na avaliação da mucosa, 41,18% apresentaram aspecto normal, 41,18% inflamação leve, 11,76% inflamação moderada, 5,88% inflamação severa. Considerando-se o edentulismo, 70,59% apresentaram edentulismo total superior e inferior, 5,88% edentulismo total superior e 23,53% edentulismo parcial. Quanto à necessidade de prótese, 35,29% necessitam de prótese com múltiplos elementos, 52,94% prótese total e 11,76% já fazem uso. Com relação a freqüência diária de escovação: 35,29% escova uma vez ao dia, 5,88% duas vezes ao dia e 47,06% três vezes ao dia. Diante dos resultados encontrados, observa-se que a freqüência diária de escovação é muito baixa o que contribui para o índice considerável de biofilme visível, bem como para o surgimento e/ou agravamento de inflamação da mucosa bucal. Outros dois grandes problemas verificados foram o alto índice de edentulismo total e, consequentemente, a necessidade de prótese total inferior e superior.
CONCLUSÃO:
Considerando os resultados encontrados, pode-se concluir que pacientes idosos são indivíduos cuja abordagem odontológica é mais complexa, uma vez que eles apresentam heterogeneidade biopsicossocial, mudanças freqüentes de humor, bem como alterações inerentes da fisiologia do envelhecimento. Nesse trabalho, verificou-se que o edentulismo e a necessidade de prótese figuram entre os principais problemas odontológicos que acometem a população estudada. A baixa freqüência diária de escovação, além da redução da motricidade colabora para o acúmulo de biofilme visível, assim como para o desenvolvimento de inflamação na mucosa e doenças periodontais. Desta forma, constata-se a necessidade da implantação de ações diárias de higiene bucal, bem como um trabalho orientado junto aos profissionais da enfermagem e aos cuidadores, visando aumentar os níveis de higiene, saúde, socialização do idoso e, consequentemente, qualidade de vida dessa população.
Palavras-chave: Idosos, Odontogeriatria, Saúde Bucal.