62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOTURISMO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: CASO DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA - PB
Márcio Balbino Cavalcante 1
Luiz Antonio Cestaro 1
1. Mestrando em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profº Depto. de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:

No Brasil, as Unidades de Conservação foram criadas com o objetivo de preservar parcelas remanescentes de ecossistemas dos biomas brasileiros. A imensa relevância dessas áreas protegidas reside no fato de conservarem a enorme biodiversidade brasileira e servirem como banco genético in situ, em ecossistemas nativos, além de representarem importantes patrimônios históricos e arqueológicos valiosos e manterem núcleos de pesquisas. A conservação das unidades de conservação depende grandemente da eficácia das estratégias adotadas. Daí a grande importância de se planejar, testar e implementar programas de Educação Ambiental, onde a educação deve incluir a demonstração do lazer e do aprendizado como estímulo na diversificação de atividades praticadas. Neste caso, o ecoturismo pode ser um instrumento pedagógico na preservação das unidades de conservação e um reforço na valorização e respeito das culturas locais. O presente trabalho teve objetivo desenvolver práticas participativas em educação ambiental e ecoturismo com a comunidade local do Parque Estadual da Pedra da Boca - PEPB, no município de Araruna - PB, já que, o lugar configura-se como importante área para a prática do ecoturismo no Estado da Paraíba.

 

METODOLOGIA:

Para a realização deste trabalho foram desenvolvidas as seguintes etapas: Seleção do material bibliográfico, da documentação cartográfica e fotográfica; Delimitação da área da Unidade de Conservação em estudo com o auxilio de cartas topográficas e mapas temáticos disponíveis em escala média e grande, e em imagens de satélite de alta resolução espacial; visita à área de pesquisa e aplicação de questionários para coleta de dados socioambientais, turísticos e de percepção ambiental da população local, de turistas e de visitantes. Posteriormente efetuamos dois trabalhos de campo no qual buscamos aferir na área os dados levantados. Analisamos o estado físico das trilhas, quantificamos o número de visitante, avaliamos o aspecto ambiental da paisagem entre outros como: contato com os turistas, estado de preservação dos equipamentos de serviço, das nascentes e da vegetação.

RESULTADOS:

De acordo com os dados obtidos, o PEPB é um complexo rochoso de grande beleza cênica, de composição granítica porfirídica, cujas configurações geológico-geomorfólogicas são ímpares, inseridas no bioma caatinga. Em seu ambiente são desenvolvidas atividades turísticas, como o ecoturismo, turismo de aventura, turismo religioso e o turismo educacional. Entretanto, essas atividades turísticas vêm sendo realizadas sem levar em conta as condições ambientais e sociais da área supracitada. Evidenciou-se que a criação do Parque Estadual da Pedra da Boca é de fundamental importância para a preservação do ambiente e a conscientização tanto por parte dos turistas, como da população local. Entretanto, sua efetiva implementação é comprometida pela ausência de ações emergenciais de ordem gerencial, estrutural e ambiental, tais como: ausência de estudos voltados para o conhecimento dos aspectos biofísicos e sociais e conservacionistas da unidade, tais como o zoneamento geoambiental, inexistência do Plano de Manejo; carência na infra-estrutura do parque, como placas de sinalização, falta de banheiros; ausência de padronização das trilhas; número de guarda-parques insuficientes. A partir desse diagnóstico, estabelecemos contato com os moradores do entorno e visitantes para obter a sua percepção sobre as atividades ecoturísticas que acontece no parque e a necessidade da oferta de oficinas e atividades de educação ambiental na área em estudo.

CONCLUSÃO:

Ao término do presente trabalho, verificamos mudanças de atitudes e de comportamentos da população residente no Parque Estadual da Pedra da Boca, no que se refere a sua participação na gestão e no planejamento do ecoturismo local, bem como na preservação dos recursos naturais e sociais do lugar. Para se alcançar um turismo sustentável deve-se adotar uma nova concepção de planejamento e gestão de turismo sob base local, baseado nos princípios da Educação Ambiental, de forma que respeite os limites que a natureza impõe e conservando-o para as futuras gerações futuras.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Ecoturismo, Unidades de Conservação.