62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
ISOLAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E TESTE DE ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE ACTINOBACTÉRIAS ISOLADAS DE SOLO DA TURQUIA
Anderson José Paulo 1
Páblo Eugênio da Costa e Silva 1
Eliziane Pereira Costa 2
Erika Cristina de Lima Soares 2
Janete Magali de Araújo 2
1. Universidade de Pernambuco
2. Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
As Actinobactérias compreendem um grupo heterogêneo de bactérias filamentosas, Gram-positivas com alto teor de Guanina e Citosina (G+C) pertencente a ordem Actinomycetales, que se destacam pela produção de inúmeros antibióticos com aplicação na área médica, veterinária e agroquímica. Nas últimas décadas, mais de 6.000 antibióticos foram descobertos, e destes, 65% são produzidos pelo gênero Streptomyces que tem como principal habitat o solo. Os microrganismos do solo são componentes essenciais na manutenção do equilíbrio físico-químico e biológico do mesmo e exercem importante função que inclui a degradação de resíduos de plantas e animais e a liberação de nutrientes na cadeia alimentar. Este trabalho teve como objetivo isolar Actinobacterias do solo, a fim de verificar sua atividade antimicrobiana frente a linhagem de Staphylococcus aureus ATCC 6538 e realizar identificação a nível de gênero.
METODOLOGIA:
Foi coletada amostras de solo a uma profundidade de 10 a 15cm na região de Istambul (Turquia) que foi armazenado em saco plástico estéril. O pH deste solo foi determinado após adicionar 2,5 ml de água destilada em 1g de solo seguida de agitação em Vortex por 15 minutos. O isolamento foi realizado pela técnica de diluição em série e plaqueamento de 100 μl nos meios MC-ÁGAR (Nonomura e Ohara,1971), Benedict Ágar (Walsman, 1961) e HT - Hichey-Tresna (Walsman,1961) acrescidos de Ampicilina e Benlate. Para avaliação da atividade antimicrobiana contra S. aureus foi utilizado o teste de difusão em ágar, segundo (BAUER et al, 1966)
RESULTADOS:
A análise dos resultados mostraram que o melhor meio de isolamento foi MC-ÁGAR (Nonomura e Ohara,1971), onde foi observado a ocorrência de 173,5 x 104 UFC/g de solo, enquanto os meios Benedict Agar e HT - Hichey-Tresna foi observado respectivamente 16,0 x 104 UFC/g de solo e 23,5 x 104 UFC/g de solo. Foram isoladas 129 linhagens de Actinobactérias, das quais 50 foram testadas e identificadas a nível de gênero. Entre estas 82% (41) foram identificadas como pertencentes ao gênero Streptomyces spp. 8% (4) são do gênero Nocardiopsis spp. e 10% (5) não foram identificadas. No teste de atividade antimicrobiana, 18% (9) das linhagens testadas apresentaram atividade antimicrobiana para S. aureus, com halo de inibição variando de 13 a 20 mm, enquanto as 4 linhagens de Actinobactérias não identificadas mostraram halo de inibição variando de 13 a 32 mm.
CONCLUSÃO:
O meio MC-ÁGAR mostrou ser o melhor para o isolamento de Streptomyces do solo. O solo com pH neutro mostrou que estas condições favorecem o isolamento de Streptomyces do que de outros gêneros de Actinobactérias. A identificação das 50 linhagens de Actinobactérias mostrou que 82% (41) são Streptomyces spp. e 8% (4) são do gênero Nocardiopsis spp.
Palavras-chave: Actinobactérias, Isolamento, Streptomyces.