62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
BINGO EDUCATIVO
Fernanda Figueiredo de Carvalho 1
Adailton Izidrio da Costa 1
Maria Aparecida da Silva 1
Maria de Lourdes Barbosa Ferreira 1
Lusival Antonio Barcellos 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
INTRODUÇÃO:
A criação e utilização de metodologias inovadoras para serem utilizadas em sala de aula causam impactos na aprendizagem dos estudantes bem diferenciada. O presente projeto teve como objetivo produzir algo prático para favorecer o ensino, a aprendizagem e o letramento, bem como criar um dicionário educativo, que sirva como suporte para a aprendizagem da escrita. O bingo é artefato muito utilizado na cultura popular. Partindo desse pressuposto, tivemos uma idéia de também utilizá-lo como material didático para auxiliar a escrita de forma alegre, descontraída e prazerosa. O projeto inicial foi elaborado para o público da Educação dos Jovens e Adultos (EJA).
METODOLOGIA:
O projeto foi executado na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor José Coutinho, em Itapororoca-PB, numa turma de 7ª série do turno da noite, composta de 26 alunos, 15 mulheres e 11 homens, na faixa etária de 22 anos à 55 anos, todos da modalidade da EJA. Cada aluno pesquisou uma palavra bem diferente e curiosa utilizada nas disciplinas, no dicionário. A corrida para encontrar uma palavra que causasse admiração na turma, movimentou todos os alunos da escola. As conversas estavam presentes em todos os espaços. Em seguida, se confeccionou um dicionário coletivamente. Uma verdadeira festa de risos, gargalhadas e de descobertas de novas e diferentes palavras. O passo seguinte foi a escrita das palavras organizadas e a confecção das cartelas com os nomes pesquisados. Depois de tudo organizado, finalmente os alunos recebem uma cartela. Como num bingo normal alguém começa a chamar os nomes das palavras sorteadas. Cada estudante vai marcando as palavras que vão saindo, só que tem um detalhe: quem está chamando o bingo diz o sentido da palavra e quem está com a cartela precisa está atento para dizer a palavra correspondente e marcá-la. Ao final se é ofertado uma premiação. A atividade proposta explora o uso do dicionário e pode ser desenvolvida na sala de aula de toda educação básica e no ensino superior.
RESULTADOS:
O bingo dos significados das palavras foi uma atividade bastante produtiva por utilizar o lúdico como método didático do ensino-aprendizagem, possibilitando aperfeiçoar o uso devido e correto das palavras no discurso escolar e social, enriquecendo o vocabulário do alunado. O uso adequado de dicionários aumentou o grau de lexicografia e lexicológico. Durante a execução do bingo verificou-se que, os alunos conheciam 85% das palavras e 15% não as conheciam, contudo, a partir da atividade desenvolvida ocorreu uma massificação de conhecimento das palavras. Valendo acrescentar, que estes resultados foram conseguidos após a atividade do bingo. Pelo resultado estatístico exposto acima, é notório que o trabalho pedagógico focado no uso dicionário trouxe uma grande contribuição para o ensino-aprendizagem e aumentou o grau de letramento dos educandos, aprofundando o funcionamento social da escrita.
CONCLUSÃO:
Tanto a fala quanto na escrita, quem usa uma língua enfrenta cotidianamente situações em que seu domínio e mesmo seu conhecimento sobre as palavras pode ser decisivo para a eficácia de uma ação específica. Assim, dentro do cotidiano escolar, ocorrem corriqueiramente situações de dúvida na linguagem específica lexicográfica e na lexicológica no conjunto de explicações das palavras. Os conhecimentos construídos por atividade do tipo que aqui se propõe devem ser oportunamente resgatados em outras situações de uso. Dessa forma, poderão colaborar para o desenvolvimento da proficiência do aluno, em vez de se restringirem a aumentar o seu conhecimento sobre a língua. O projeto levou a sala a uma ótima integração entre educadores e educandos. No entanto, há o entendimento de que se necessita constantemente aprimorar a prática docente, revendo os novos conceitos, para se chegar a uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: bingo educativo, educação, pesquisa.