62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia
A IMPORTÂNCIA DO USO DE PROTETORES BUCAIS: PERCEPÇÃO DE EDUCADORES FÍSICOS.
Pedro Henrique Sette de Souza 1
Shenia Eliane do Rêgo Carneiro 1
Iris do Céu Clara Costa 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que traumatismos dentários e faciais ocorrem com freqüência durante a prática de esportes. De acordo com um estudo da American Dental Association, mais de 200 mil traumas orais são evitados graças aos protetores bucais. Esses aparelhos mantêm os tecidos moles separados dos dentes, prevenindo a laceração dos lábios contra os mesmos durante o impacto, além de reduzir e distribuir forças dos impactos frontais diretos que, de outro modo, causariam fraturas. Segundo a academia norte-americana de odontologia desportiva, o uso de protetores bucais nas práticas esportivas reduz em até 80% o risco de perda dentária. O protetor bucal é um dispositivo utilizado em esportes de grande impacto (o boxe, por exemplo) que se encaixa nas arcadas dentárias visando à prevenção de lesões cerebrais, bem como de lesões nos tecidos moles e duros da cavidade bucal, como por exemplo, fraturas da mandíbula. Seu uso confere melhora no desempenho do atleta, uma vez que proporciona segurança física e psicológica. Esse trabalho teve como objetivo verificar, a percepção de alunos do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre esse dispositivo, sua importância e em que atividades seu uso é indicado.
METODOLOGIA:
Estudo de natureza exploratório-descritiva com abordagem quantitativa, no qual foram entrevistados 50 alunos, sendo distribuídos em diferentes períodos do curso, para que fosse verificado se há diferenças significativas entre o conhecimento dos alunos que estão ingressando na Universidade, os que já estão nela há algum tempo e os que estão prestes a sair. O instrumento de pesquisa utilizado para coleta de dados foi um questionário contendo perguntas pertinentes ao objeto de pesquisa. A coleta de dados foi realizada pelos pesquisadores, para evitar respostas tendenciosas, duvidosas ou nulas. Os dados coletados foram armazenados em um banco de dados e em seguida submetidos à análise, cujos resultados foram tabulados e interpretados pela estatística descritiva.
RESULTADOS:
94% dos entrevistados julgavam conhecer a importância do protetor. Entretanto, ao perguntar-se para quais esportes o futuro educador físico indicaria o seu uso, 28% indicaram o basquete e o pólo aquático, enquanto 22% citaram o futebol (esportes cujo contato físico chega a ser exagerado, às vezes, para intimidar o adversário). Houve também indicações para esportes cujo contato é mínimo, não apresentando riscos de lesões, como Saltos Ornamentais (2%), Salto com Vara (2%), Esgrima (12%), Surfe (2%) e Tai Chi Chuan (8%), indicando falta de conhecimento por parte dos discentes no que se refere à indicação do uso. Quando perguntados quais regiões da cabeça são protegidas quando se usa um protetor bucal, 96% dos entrevistados responderam os dentes; enquanto apenas 6% comentaram que uma disfunção na ATM também pode ser evitada e somente 4% citaram o cérebro como uma possível região que pode ser afetada. Embora 96% tenham respondido prontamente que os dentes estão protegidos, apenas 82% responderam que ele evitaria um traumatismo dentário. Além disso, consideraram importante o uso do dispositivo em questão para prevenir fraturas nasais (8%), lesão hipotalâmica (2%), doença periodontal (10%) e derrame (2%), de maneira equivocada.
CONCLUSÃO:
Os resultados sugerem que não houve diferenças significativas entre a percepção dos discentes que estão ingressando na instituição, dos que estão na metade do curso e daqueles que estão saindo, sinalizando que os conhecimentos dos entrevistados sobre os protetores bucais estão norteados pelo senso comum e que não adquiriram esse conteúdo na Universidade. Apesar de 94%, a priori, julgarem saber a importância do protetor, apenas 10% descreveu, de fato, sua real importância. A baixa indicação para esportes de contato (futebol, basquete, pólo aquático) demonstra um equívoco dos graduandos que relataram a necessidade do uso apenas para esportes de luta. O baixo percentual de citação de lesões cerebrais como problemas que poderiam ser evitados com o uso do dispositivo, também reforça a falta de conhecimento da maioria sobre o assunto. Finalmente é importante ressaltar a inclusão desses conteúdos na formação acadêmica do educador físico, profissional habilitado para planejar, treinar e supervisionar a prática de esportes, o que certamente lhe dará mais segurança nas instruções de atletas e certamente tornará a prática esportiva mais segura, prevenindo acidentes e minimizando os traumatismos orofaciais.
Palavras-chave: Educação Física, Protetores Bucais, Lesões Esportivas.