62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
MOLLUSCA POLYPLACOPHORA DOS ECOSSISTEMAS RECIFAIS DO LITORAL DE MACEIÓ, ALAGOAS
Catarina Alves Coelho 1
Monica Dorigo Correia 1
1. Setor de Comunidades Bentônicas, Labmar, UFAL
INTRODUÇÃO:
A biodiversidade dos ecossistemas recifais do Estado de Alagoas ainda é pouco conhecida, quando comparada às informações existentes sobre a fauna de invertebrados marinhos das regiões sudeste e sul do Brasil. A fauna macrobentônica recifal inclui os principais grupos zoológicos, com inúmeras espécies de invertebrados marinhos e entre as quais várias destas são endêmicas. Atualmente, somente algumas classes do Filo Mollusca podem ser consideradas conhecidas cientificamente entre os representantes da fauna recifal alagoana. Entretanto, um importante grupo de invertebrados recifais, a Classe Polyplacophora, necessita de estudos com relação aos aspectos taxonômicos e ecológicos, pois muito pouco ou quase nada se conhece sobre estes animais junto aos recifes do litoral de Alagoas. Desta forma, no presente trabalho optou-se por caracterizar qualitativamente e quantitativamente os representantes da Classe Polyplacophora existente nos ecossistemas recifais do litoral de Maceió, ampliando assim o conhecimento da fauna marinha alagoana.
METODOLOGIA:
Optou-se como área de estudo os recifes da Jatiúca, Ponta Verde, Piscina dos Amores e Pajuçara, todos localizados no litoral urbano de Maceió, além dos recifes de Riacho Doce, Sereia e Ipioca no litoral norte. Alguns exemplares foram coletados em trabalhos faunísticos anteriores, entretanto foi necessária a realização de outras coletas ao longo do ano de 2009, nas áreas de entremarés e infralitoral, junto às respectivas plataformas recifais. Os trabalhos de campo foram realizados pelas autoras através de coletas manuais e mergulhos em apnéia, com auxílio de facas e estiletes. Os organismos coletados foram acondicionados em sacos plásticos, com água do mar e transportados em caixas de isopor até o Setor de Comunidades Bentônicas (LABMAR/ICBS/UFAL). No laboratório, os exemplares obtidos foram anestesiados e fixados em formol 10% por 24 até 48 horas, sendo em seguida transferidos para frascos etiquetados com álcool a 70%, como conservante. Os estudos taxonômicos foram realizados com base na morfologia externa para a identificação dos diferentes exemplares até o menor nível taxonômico possível, utilizando-se microscópio estereoscópico para a observação das estruturas das placas calcárias e do cinturão que foram comparadas com as informações disponíveis na bibliografia especializada.
RESULTADOS:
Ao todo foram analisados 230 exemplares pertencentes à Classe Polyplacophora, Filo Mollusca, visando à identificação dos indivíduos até nível específico. Entre o total dos exemplares analisados foram caracterizados até o nível específico 226 indivíduos adultos, sendo possível a identificação de duas espécies distintas: Ischnochiton striolatus que foi mais representativa com 178 indivíduos e Ischnochiton pectinatus representado por 48 indivíduos. Os demais 4 indivíduos foram identificados ao nível de Classe, por serem indivíduos jovens nos quais faltavam ainda alguns caracteres necessários para a realização da identificação a nível de espécie. Com relação à distribuição das espécies alguns trabalhos mencionaram que Ischnnochiton striolatus ocorre embaixo de rochas e em áreas com hidrodinamismo mediano. Esta característica pode explicar a predominância de exemplares obtidos dessa espécie nos recifes estudados, já que grande parte das coletas foi realizada em áreas com um nível médio de perturbação hidrodinâmica junto à região entre-marés das plataformas recifais. Entretanto, para Ischnochiton pectinatus esta condição ambiental provavelmente é diferente, pois os indivíduos desta espécie foram mais facilmente encontrados nas áreas recifais estudadas que apresentaram maior hidrodinamismo.
CONCLUSÃO:
Através dos resultados obtidos, foi possível registrar junto aos recifes do litoral de Maceió a ocorrência de indivíduos da Classe Polyplacophora, sendo a espécie Ischnochiton striolatus considerada mais abundante nas áreas analisadas e em menor número de indivíduos a espécie Ischnochiton pectinatus.
Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq/UFAL
Palavras-chave: Mollusca, Recifes, Alagoas.