62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
LAZER E TURISMO: LEVANTAMENTO DAS MOTIVAÇÕES TURÍSTICAS NA TERCEIRA IDADE
Francisca Samara de Souza Biserra 1
Sandra Maria Araújo de Souza Celestino 1
Milena Nunes Alves de Sousa 1
1. Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:
Conforme estimativas acredita-se que em 2025 o planeta terá 1,2 bilhões de idosos, afetando inclusive o Brasil. Diante da conjuntura, é crescente a preocupação em promover qualidade de vida para os senis e a atividade turística tem despontado como uma modalidade importante neste contexto. O turismo é um segmento de mercado que vem ampliando seu território e promovendo concomitantemente o desenvolvimento não só político e econômico de uma nação, mas fundamentalmente a expansão nos campos social e cultural. Pelo o exposto, a presente pesquisa direcionou o seu escopo para o público senil, na tentativa de identificar as motivações e desejos da terceira idade perante a prática de atividades de lazer e entretenimento que incentivassem a realização de passeios turísticos. Por conseguinte, a partir da abordagem supracitada, faz-se de vital relevância a materialização da referida pesquisa, haja vista que o público idoso constitui, na contemporaneidade, a faixa etária com um poder de consumo ávido e uma disposição para melhorar a qualidade de vida esquecida na juventude sacrificante. Todavia, hoje já aposentados e com os filhos adultos, a atenção da terceira idade está direcionada para recompensar o tempo perdido.
METODOLOGIA:
Esta investigação se constitui em uma pesquisa quali-quantitativa e bibliográfica, na qual foi utilizado o método de análise exploratório-descritiva, tendo como ferramenta de pesquisa o uso de um formulário. A investigação foi realizada no município de Patos, localizado no Sertão da Paraíba, tendo sido desenvolvida com 29 idosos dos 48 cadastrados no Centro de Referências de Assistência Social (CRAS). Tendo em vista que o número de idosos cadastrados no CRAS é relativamente pequeno, o ideal seria a aplicação de um formulário com todos os membros do programa, com o intuito de colher informações que conduzissem os pesquisadores a identificar mediante as atividades de lazer preferidas pelo grupo, o interesse e motivações desses perante a prática do turismo. No entanto, tal pretensão não pôde ser efetivada já que algumas pessoas tiveram de ser excluídas da pesquisa, entre elas estão àqueles indivíduos com idade inferior a 60 anos e os que não se encontraram presente nas datas fixadas pelo pesquisador para a aplicação do instrumento de coleta de dados, desse modo, apenas 23 formulários puderam ser aproveitados. A amostra foi composta por 21 idosos do sexo feminino 2 do sexo masculino.
RESULTADOS:
Através da leitura e análise das respostas dos idosos, identificou-se que 17% dos entrevistados afirmaram que as atividades de lazer preferidas por eles correspondem a atividades físicas, 18% destacaram o fato de estar em contato com a natureza e conhecer novos lugares e 19% referiram estar perto dos amigos e familiares, do mesmo modo, foi evidenciado que dos 23 idosos engajados na pesquisa, apenas uma mulher negou o interesse em conhecer novos lugares e pessoas. Em linhas gerais, os achados mais relevantes absorvidos das falas dos "jovens idosos" foi a grande maioria ser aposentada, sentir prazer em realizar passeios turísticos e principalmente ter tempo livre, pois seus filhos já construíram suas vidas e eles agora podem desfrutar com liberdade de momentos de lazer que outrora era impossível.
CONCLUSÃO:
Diante do crescimento acelerado da população idosa, acarretado pela redução drástica do índice de natalidade e do aumento da expectativa de vida, tem-se atrelado a esse cenário desenvolvimentista a aposta de diversos segmentos mercadológicos como o setor de cosméticos, saúde, alimentação, turísticos, entre outros. Direcionando esse público senil que se encontra em constante ascensão ao tema discutido, o turismo da terceira idade, verifica-se a garantia de retornos positivos para o setor se compilado ao desenvolvimento de atividades que atendam as necessidades e expectativas deste grupo que não só esta crescendo em aspectos demográficos, mas, sobretudo está mudando seus hábitos e comportamentos. Logo, a pesquisa realizada com os idosos do CRAS trouxe a superfície senhoras e senhores que não sentem prazer em viver sua velhice assistindo televisão, tricotando ou deitados em suas camas vendo a vida passar, os idosos querem lazer, exercício, conhecer novos lugares, culturas, pessoas, aproveitar o melhor da vida, já que agora despõem de tempo e recursos para serem gastos na construção de uma vida com mais qualidade e menos responsabilidade com profissão e família.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/ PIBIC/UEPB
Palavras-chave: Terceira Idade , Lazer, Turismo.