62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A PROBLEMÁTICA DO LIXO: O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Minéia Fabiano Dutra 1
Adriana Maria Antunes 1
Mayara Lustosa de Oliveira 1
1. Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO
INTRODUÇÃO:

Um dos enfoques da educação ambiental é sobre o consumismo e a problemática do lixo que é gerado. Segundo diversos ambientalistas a questão do lixo é um dos mais graves problemas ambientais urbanos da atualidade. As objeções ao grande volume de lixo relacionam-se aos custos de recolhimento e processamento, a ocupação de espaço em depósitos de lixo e esgotamento dos recursos naturais. A educação ambiental é uma das maneiras possíveis de desmistificar conceitos sobre reciclagem e abordar a necessidade da redução do consumo e da possibilidade de reutilização de materiais, reduzindo a produção de lixo. A escola surge como um lugar propicio para esse tipo de educação e a sensibilização da comunidade escolar pode fomentar iniciativas que transcendam o ambiente institucional, atingindo tanto o bairro no qual a escola está inserida, como comunidades mais afastadas nas quais residam os alunos, professores e funcionários, potenciais multiplicadores de informações e atividades relacionadas à EA implementada na escola. O presente trabalho fez uso de recursos audiovisuais tendo por objetivo precípuo abordar a Educação Ambiental na escola através da Metodologia de Mediação Dialética e sensibilizar a comunidade escolar para os problemas ambientais.

METODOLOGIA:

A presente atividade teve como público alvo os alunos de 1° ano do Ensino Médio, oriundos de diversos bairros da cidade de Goiânia. A pesquisa foi elaborada com base na Metodologia de Mediação Dialética (MMD) um pressuposto teórico-filosofico que possibilita a conversão do conhecimento científico em conteúdo de ensino favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. A mediação dialética inicia-se com perguntas à turma sobre o assunto, possibilitando ao mediador caracterizar o saber prévio dos estudantes, a partir daí ele formula situações problemas visando despertar o interesse dos alunos sobre o tema e por último estimula a expressão do conhecimento construído, representando a síntese do trabalho educativo. Tomando-se por base a MMD, as atividades nas turmas de 1° ano do Ensino Médio tiveram inicio com perguntas à turma sobre o conceito de Meio Ambiente, foi investigado se eles conheciam a problemática do lixo, e ate que ponto conseguiam discutir sobre essa assunto. Sinalizado o ponto de partida para a intervenção, foram utilizados recursos áudio visuais através de uma Mostra com os vídeos "A história das coisas"[1] e "Ilha das flores"[2], além de uma série de charges e imagens sobre o tema. A análise da expressão do conhecimento adquirido foi feita através de um questionário pós-intervenção.



[1]Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

[2] Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=fXMMIMu2EXs

RESULTADOS:

Em um primeiro diálogo com os alunos, foram levantados os conceitos de Meio Ambiente. Muitos deles não apresentavam a visão reducionista e já conseguiam relatar a existência do Meio Ambiente natural e social. Todavia, quando questionados sobre a problemática do lixo foi possível observar as suas primeiras representações em relação a esse conteúdo, o que mostrou que eles associavam o lixo apenas à poluição, não tendo a idéia da atuação do homem no meio ambiente na extração dos recursos naturais, o que é intensificado pelo consumismo, e tem como conseqüência o desequilíbrio ambiental. No questionário pós-teste muitos alunos escreveram que gostam das metodologias didáticas como vídeos e imagens e afirmam que aulas dinâmicas permitem uma maior proximidade com os assuntos trabalhados. Na avaliação das questões respondidas pelos estudantes após a mediação em sala de aula, 100% dos alunos responderam que a elevação das taxas de consumo provoca um aumento na extração de recursos naturais e que a extração desses, através, por exemplo, do desmatamento de uma floresta pode levar a extinção de animais e plantas, levando a destruição do Meio Ambiente. E 96% concordaram que muitas fábricas, durante a produção de mercadorias, poluem o ar por não possuírem filtros, e que essas mercadorias vão dentro de pouco tempo para o lixo, levando a um dos mais graves problemas ambientais urbanos.

CONCLUSÃO:

Concluímos que a Metodologia de Mediação Dialética é eficaz para a abordagem de temáticas ambientais, uma vez que ela favoreceu a sensibilização dos alunos para as problemáticas do consumismo e da geração excessiva de lixo.  Ela pode ser usada também para abordar outros temáticas ambientais ou mesmo outro assuntos do contexto escolar, uma vez que favorece o processo de ensino-aprendizado, levando a uma aprendizagem significativa. Além disso, percebeu-se que o uso de audiovisuais como os vídeos constituem uma ferramenta de grande valor na educação e seu uso deve ser considerado de modo que, professores e alunos possam obter deste recurso todos os benefícios que ele pode oferecer, desde um aprendizado mais prazeroso a um método de aula menos cansativo e pesado para o educador.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Recurso audivisual, Ensino básico.