62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
DESENVOLVIMENTO DE MUDAS SEMINAIS DE Eucalyptus urograndis SOB DOSES DE FERTILIZANTE DE LIBERAÇÃO CONTROLADA EM DIFERENTES SUBSTRATOS
Richardson Barbosa Gomes da Silva 1
Danilo Simões 1
Fernando Reis Andrade 1
Magali Ribeiro da Silva 1
1. Universidade Estadual Paulista/UNESP
INTRODUÇÃO:
O êxito da implantação florestal começa pela obtenção de mudas de boa qualidade, garantida em boa parte pelo substrato e pelo manejo nutricional. O substrato tem o papel fundamental de fornecer às mudas todas as condições químicas, físicas e biológicas, para um crescimento saudável, oferecendo assim condições de transformar seu potencial genético em produtividade. Quanto à nutrição, existem basicamente dois métodos de fertilização de mudas em viveiro: a adubação de cobertura, realizada através da aplicação de fertilizantes pelo sistema de irrigação; e a adubação de base, que consiste em incorporar os fertilizantes ao substrato. Na adubação de base, recomenda-se o uso de fertilizantes de liberação controlada, que são pequenos grânulos revestidos por uma resina orgânica, que sob efeito da absorção de água, tem seus nutrientes dissolvidos e gradualmente liberados a muda. Para cada substrato utilizado na produção de mudas deve-se, primeiramente, conhecer sua capacidade de fornecimento dos nutrientes aplicados via fertilizante. Dessa forma, buscou-se com este estudo avaliar a influência de doses de fertilizante de liberação controlada para diferentes substratos na formação de mudas Eucalyptus urograndis via propagação seminal.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no viveiro florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, Botucatu, SP. As mudas de Eucalyptus urograndis foram produzidas através de sementes adquiridas do Instituto de Pesquisas Florestais (IPEF). A semeadura foi efetuada em tubetes de 50 cm³, acondicionados em bandejas de polipropileno. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x4 {três misturas de substratos [S1 - vermiculita + casca de arroz carbonizada + fibra de coco (1:1:1; v:v:v), S2 - vermiculita + fibra de coco (1:1; v:v) e S3 - vermiculita + fibra de coco (2:1; v:v)] e quatro doses do fertilizante Osmocote® (N-P-K 19:6:10) [2, 4, 6 e 8 kg m-3 de substrato]}. Foram avaliadas as características morfológicas: altura da parte aérea, diâmetro do colo, relação entre altura da parte aérea e diâmetro do colo, relação entre altura da parte aérea e comprimento radicular, massa seca aérea, radicular e total, qualidade do sistema radicular e Índice de Qualidade de Dickson (IQD). Cada tratamento contou com 4 repetições de 43 plantas, sendo as 10 mudas centrais úteis para a avaliação. Os resultados foram submetidos à análise de variância e nos casos em que houve diferença estatisticamente significativa foi realizado o teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Todas as características morfológicas avaliadas diferiram estatisticamente sob o efeito dos tratamentos. Com relação à altura da parte aérea, exceto na dose 2 kg m-3 em todos os substratos, verificou-se desenvolvimento adequado das mudas, sendo que os melhores resultados foram obtidos em S3 na dose 6 kg m-3 e em S1 na dose de 4 e 6 kg m-3, que não diferiram estatisticamente entre si. Com relação ao diâmetro, massa seca aérea, massa seca radicular e massa seca total as mudas cultivadas em S3 na dose 6 kg m-3, apresentaram maior desenvolvimento. Para a relação entre altura da parte aérea e diâmetro do colo os resultados obtidos em todos os tratamentos, estão em conformidade com a literatura. Quanto à relação da altura da parte aérea e comprimento do sistema radicular, somente o S2 na dose 2 kg m-3 resultou em índice inadequado. Com relação ao IQD, verificou-se que as mudas produzidas em S3 nas doses 6 e 8 kg m-3, apresentaram os melhores valores, sendo estatisticamente semelhantes. Considerando a avaliação da qualidade do sistema radicular, verificou-se que os melhores resultados foram obtidos em S1 e S3 na dose 6 kg m-3 por aprestarem maiores percentagens de mudas aptas para o plantio.
CONCLUSÃO:
O fertilizante de liberação controlada Osmocote® (19:06:10) proporcionou um maior desenvolvimento nas características morfológicas das mudas seminais de Eucalyptus urograndis, quando incorporado à mistura S1 - vermiculita + casca de arroz carbonizada + fibra de coco (1:1:1; v:v:v) e S3 - vermiculita + fibra de coco (2:1; v:v) na dosagem de 6 kg m-3 de substrato.
Instituição de Fomento: PET/SESu/MEC
Palavras-chave: Viveiro florestal, Adubação, Parâmetros morfológicos.