62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PARA AVALIAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS: ESTUDO DE CASO DA PRAIA DE PONTA NEGRA- NATAL- RN
Leonardo Pivotto Nicodemo 1
Sinara Cybelle Turíbio e Silva Nicodemo 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
2. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta um estudo ambiental focado no setor hoteleiro tendo como objetivo realizar uma avaliação dos aspectos ambientais pertinentes a estes empreendimentos na praia de Ponta Negra, cidade de Natal no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Serão apresentados os resultados da Avaliação Ambiental Inicial realizada em 20 hotéis da Praia de Ponta Negra. O turismo é um dos maiores segmentos econômicos do mundo e vem cada vez mais sendo objeto de atenção em relação a sua potencial contribuição para o desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo quanto aos impactos que pode provocar no campo ambiental, sócio-cultural e econômico. De acordo com a EMBRATUR (2008) Ponta Negra dispõe atualmente de 138 MHs, englobando hotéis, pousadas, albergues dentre outros, dos quais 39 são hotéis; são disponibilizados 4449 UHs em Ponta Negra, compreendendo um total de 12925 leitos. O turismo, logo, é uma atividade econômica com estreita relação com os recursos econômicos e naturais, dos quais depende intrinsecamente para sua manutenção e viabilidade. Todavia vem sendo observado um crescimento desordenado do turismo, gerador de impactos, positivos e negativos, sendo esses últimos, quase sempre, em maior proporção (LIMA, 2007).
METODOLOGIA:
Foram apresentados 10 questionamentos que terão como resposta, conforme ou não conforme para cada questão verificada. Com a contagem das questões conformes chega-se à caracterização do nível de conformidade no empreendimento. Para cada item do trabalho averiguado são apresentadas duas alternativas. Estas expressam situações extremas com relação ao tema a ser avaliado conforme o expresso a seguir: . Pontuação 1: Se o empreendimento não apresentar nenhuma conformidade, a alternativa da esquerda reflete plenamente a situação da empresa; . Pontuação 2: Se o empreendimento apresentar de 1 a 3 conformidades a situação da empresa está mais próxima da alternativa da esquerda; . Pontuação 3: Se o empreendimento apresentar de 4 a 6 conformidades a empresa está numa situação intermediária entre a afirmativa da esquerda e a da direita; . Pontuação 4: Se o empreendimento apresentar de 7 a 9 conformidades entende-se que a situação da empresa está mais próxima da alternativa da direita; . Pontuação 5: Se o empreendimento apresentar conformidade em todos os questionamentos, assim a alternativa da direita reflete plenamente a situação da empresa. Dessa forma, é possível conhecer o grau de conformidade ambiental dos hotéis, com relação à norma ISO 14000 de 2004.
RESULTADOS:
Foram observadas as pontuações obtidas para cada empreendimento, conclui-se que: 14 hotéis, 70% dos empreendimentos, não acreditam ser necessária a implementação de um SGA, obtiveram pontuação 1; 2 empreendimentos, 10% do total, não acreditam ser necessária a implementação de um SGA, porém já pensaram nesta possibilidade, obtiveram pontuação 2; 2 hotéis, 10% das empresas, acreditam ser necessária a implementação de um SGA, porém desenvolvem poucas ações nesta perspectiva, obtiveram pontuação 3 e; 2 organizações, 10% dos empreendimentos desenvolvem efetivamente um SGA, porém existe a necessidade de implementação de procedimentos e documentação não existentes, obtiveram pontuação 4. Através da análise estatística em que se leva em consideração a classificação de acordo com a quantidade de estrelas de cada hotel, verifica-se que dos 14 hotéis que obtiveram pontuação igual a 1, são 3 estrelas 71% e 29% são 4 estrelas, enquanto que dos que obtiveram pontuação 2, 3 e 4, são todos hotéis 4 estrelas. Pode-se afirmar que existe diferença significativa entre os tipos de hotéis com relação à pontuação da AAI (p-valor<0,05), assim, os hotéis 4 estrelas, apresentam pontuação média igual a 2,20, têm uma AAI melhor do que os hotéis 3 estrelas, pontuação média igual a 1,00.
CONCLUSÃO:
Através da análise estatística da matriz de correlação identificou-se que o item AAI está correlacionado com os itens de: Política Ambiental (P.A) com uma correlação de 54% sendo explicado pelo fato de um hotel que possui P.A tender a apresentar características de empresa que se preocupa com sua qualidade ambiental; com o item Objetivos e Metas e com o item Gestão da Qualidade, Consumo e Destinação Final da Água com uma correlação de 67%, correlação direta e moderada tendendo a forte, uma vez que as empresas que apresentam um nível de desenvolvimento ambiental ao ponto de possuírem objetivos e metas definidos, provavelmente apresentarão uma boa AAI; com o item de Recursos, funções, responsabilidades e autoridades com uma correlação de 76% e com o item Competência, treinamento e conscientização com uma correlação de 70%, correlação direta e forte entre esses itens, logo, dos hotéis que mais investem na qualificação de seus colaboradores e que definem corretamente as responsabilidades pelo controle ambiental, apresentam melhor desempenho na AAI. Conclui-se que para um hotel, em Ponta Negra, apresentar um bom desempenho na AAI, deverá apresentar uma P.A definida, bem como objetivos e metas, além de realizar treinamentos e fazendo necessária a delegação de responsabilidades.
Palavras-chave: Gestão Ambiental, Turismo, Ponta Negra.