62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A PESCA ARTESANAL COMO ORGANIZADORA DE UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA: A COLÔNIA DE PORTO JATOBÁ.
Wilma Gomes Souza 1
Diana Faustino Vieira 1
Heraldo Martins da Silva Neto 1
Leoncio Alves Pereira da Silva 1
Ana Emília Gonçalves de Castro 2
Michel Saturnino Barboza 3
1. Departamento de Ciências Geográficas,UFPE
2. Profa. do Departamento de Design, UFPE
3. Prof. Orientador, Doutorando em Inovação Terapêutica, UFPE
INTRODUÇÃO:
As diversas formas de uso e ocupação do solo se configuram através do conjunto de ações presentes no espaço de vida da sociedade. O espaço geográfico se constrói a partir da produção da vida, pautada nas práticas sociais e de interação com a Natureza. Na busca da compreensão de formas de vida e de organização sócio-espaciais, em contextos de comunidades ribeirinhas, é mister a compreensão das práticas essenciais da vida em sociedade, em especial a vida dessas comunidades. Dessa forma, o objetivo central desta pesquisa consiste em analisar a organização sócioespacial da colônia de pescadores em Porto Jatobá localizada no município de Abreu e Lima, no Estado de Pernambuco. As análises das práticas pesqueiras e das relações construídas entre os pescadores e o território da comunidade constituem um substrato fundamental para o entendimento e da criação de possibilidade sustentáveis para Porto Jatobá. Identificou-se no conhecimento passado de geração em geração a representatividade para que esses pescadores ainda continuem tirando seu sustento e da resistência desse estilo de vida em um contexto metropolitano e de globalização.
METODOLOGIA:
Utilizou-se a aplicação de questionários, entrevistas com os moradores, levantamento bibliográfico e iconográfico, tornando possível o mapeamento da Colônia de Pescadores de Porto Jatobá. Foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos, buscando a compreensão da metodologia dos pescadores, da sazonalidade os peixes capturados e a relação do meio ambiente com a pesca. A partir dos dados coletados tanto em campo como em gabinete tornou-se possível a construção de uma compreensão das formas de vida dos habitantes da comunidade ribeirinha de Porto Jatobá, onde os conceitos-chaves de Espaço Geográfico, Paisagem, Pesca Artesanal, Desenvolvimento Sustentável e da concepção da idéia da relação entre Sociedade x Natureza, trouxeram o suporte adequado para a análise.
RESULTADOS:
A comunidade através de práticas de subsistência tem na pesca e na agricultura as principais atividades da comunidade. Segundo Abdallah (1998), atividade pesqueira pode ser definida como aquela que compreende desde a captura até a venda do pescado diretamente ao consumidor ou para a indústria. As atividades pesqueiras da colônia são exercidas por homens, mulheres e crianças, onde os homens de barco, as mulheres na coleta de mariscos e as crianças ajudando suas mães. As principais formas de pesca da colônia são por meio do arrasto, nessa modalidade é usada uma rede cônica, que pode ser simples ou dupla, que é puxada por uma embarcação a outra forma é através do cerco que consiste em uma grande rede utilizada por dois barcos para cercar cardumes de peixes, que podem ser capturadas à superfície, à meia água ou próximo do fundo, essa é principal forma usada para pescar piranhas. Os peixes pescados na colônia são: tainha, sauna, camurim, entre outras espécies. Verificou-se que há pesca de sururu, marisco, ostra, caranguejo, camarão, que ampliam as possibilidades de comercialização dos pescadores. Os pescados são comercializados para os atravessadores que compram bem mais barato e vende em outros locais, outra parte dos pescados são comercializados em feiras livres do município.
CONCLUSÃO:
Umas parcelas dos pescadores nos períodos de defeso dos peixes buscam na agricultura a sua subsistência. Os pescadores da colônia são em sua maioria analfabeta, inclusive as mulheres, e demonstram que por muitas vezes deixaram de freqüentar as escolas porque tinham que ajudar os pais na renda familiar. Alguns pescadores não querem que seus filhos entrem na atividade pesqueira e encaminham seus filhos para escola, na tentativa de criar possibilidades para os mesmos. Nas respostas dos questionários muitos dos pescadores relataram que a pesca é a coisa mais importante para eles e em segundo lugar a beleza da paisagem da comunidade. Quando questionados sobre a paisagem do local muitos responderam que gostariam que existisse algum projeto voltado para o ecoturismo e outro para a preservação ambiental, já que existe muita poluição por parte das indústrias prejudicando a pesca. A atividade pesqueira tem grande importância para a comunidade visto que para eles a pesca não pode deixar de existir. Necessita-se da elaboração de medidas para a recuperação do meio ambiente assim também como das atividades pesqueiras, sendo de fundamental importância a elaboração de medidas compensatórias na recuperação do meio ambiente.
Instituição de Fomento: Programa Conexões dos Saberes, PROEXT, UFPE.
Palavras-chave: Pesca Artesanal, Comunidade, Meio Ambiente.