62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS:  ESPAÇO DE RELAÇÕES MÚLTIPLAS E COMPLEXAS
Maria das Graças Soares da Costa 2, 1
Sérgio Alves de Sousa 2
1. FAFIRE
2. UFPE/DCA
INTRODUÇÃO:

As Instituições de Ensino Superior são constituídas por partes que se articulam entre si, tais como:  missão, objetivos, princípios e diretrizes, com peculiaridades e desafios próprios, tendo presente os vários elementos que compõe uma IES, sua organização, natureza acadêmica e sua inserção na comunidade. Assim nesta pesquisa analisamos os elementos que identificam as  Instituições de Ensino Superior Confessionais, como espaço de relações múltiplas e complexas, sua contribuição no processo de construção e representação dos envolvidos neste espaço educacional. Vinculada a uma prática pedagógica numa dimensão reflexiva analítica, procuramos compreender a organização educacional confessional como espaço de formação e de relações complexas e diversas, como prestadora de serviços educacionais com estrutura dinâmica, reflexiva, multidisciplinar, multifuncional, que possibilita interações constantes de variados tipos de pessoas e situações, num processo "prenhe de tensões", de elementos que se interpenetram e não de "categorias estáticas". (ADORNO, 1996, p. 390). Desta forma, analisamos o que significa o espaço de formação das IES Confessionais no estado de Pernambuco, as exigências ou os desafios que se impõe e a articulação entre o que se dá no espaço da IESC e o mercado de trabalho.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi desenvolvida em instituições de ensino superior confessionais no estado de Pernambuco. Para tanto, partimos do esteio teórico de Adorno (1996); Castanho (2001); Chanlat (2000); Conferência Mundial sobre Educação (1998); Freire (1987, 1998); Frigotto (1996); Imbernón (2000); Isaia (2004); Moreira (2000); Saviani (2000); definimos a finalidade  do Ensino Superior, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, a partir da perspectiva do espaço de formação em que a prática se dá na relação teoria-prática, ou seja, na imbricação ação-reflexão. Desta forma, tomamos como caminho teórico metodológica da pesquisa a utilização do procedimento de entrevistas semi-estruturadas e análise documental, utilizados como instrumentos para a realização da coleta de dados.

RESULTADOS:

A pesquisa mostrou, a partir das entrevistas e da análise documental, que além de responder as exigências legais em vigor e de corresponder ao compromisso assumido pela sua identidade confessional, no espaço educacional das instituições de ensino superior, no estado de Pernambuco, as IESC tem elementos que as diferenciam das demais instituições, como espaço de relações múltiplas e diversas. Pautada em ações éticas e possibilitando uma visão multidimensional e multidisciplinar, que possa garantir um exercício constante de interações entre os diferentes sujeitos e situações, num processo permanente e dinâmico, favorecendo o diálogo e a convivência, o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia, a pró-atividade  e a liderança. Desta forma, no espaço de formação da IESC, prioriza-se um constante aprender a pensar, a construir e a ressignificar, buscando conhecimentos específicos, não só da área atuação, como também de outras, visto que a realidade e o ser são multifacetados.

CONCLUSÃO:

Neste espaço institucional legitimado para a formação de cidadãos, das Instituições de Ensino Superior Confessionais (IESC), ficou claro a importância de viver os processos de relações múltiplas e diversas, que precisam ter como compromisso prioritário o trabalho multidimensional e multidisciplinar, desenvolvido através das linhas de produção de conhecimento que se voltam para os eixos norteadores do compromisso social, da qualidade, tradição e inovação, que pede uma revisão do papel, da função e a da concepção dos espaços de formação das IESC no estado de Pernambuco.

Instituição de Fomento: Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
Palavras-chave: Instituições de Ensino Superior , Confessionais , Espaço de relações múltiplas e complexas.