62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES INTENSIDADES LUMINOSAS NA TAXA DE CRESCIMENTO DE Planktothrix sp.
Fabrício Rodrigues Camacho 1
Felipe de Moraes Xavier 1
Renata de Fátima Panosso 1
1. Departamento de Microbiologia e Parasitologia, UFRN
INTRODUÇÃO:
A luz é um fator ambiental muito importante para todos os organismos autotróficos, especialmente para o fitoplâncton em lagos rasos eutrofizados, onde a sua intensidade varia à medida que a profundidade aumenta e, em alguns reservatórios eutróficos do semi-árido brasileiro, a luz varia também de acordo com a transição entre estações chuvosas e secas. Considerando que cianobactérias ocupam um lugar importante na produtividade primária desses reservatórios e sabendo que a luz pode influenciar diretamente na taxa de crescimento das mesmas,esse estudo objetivou testar os efeitos de diferentes intensidades luminosas na taxa de crescimento de uma cepa de Planktothrix sp isolada de um reservatório do semi-árido.
METODOLOGIA:
Amostras de fitoplâncton foram coletadas em uma região do semi-árido no estado do Rio Grande do Norte com o objetivo de isolar uma espécie de cianobactéria filamentosa. Planktothrix sp foi isolada e crescida usando-se meio ASM1 a 22-25ºC e um regime de 12:12 h de claro:escuro a 20µmols de fótons.m-2.s-1. A cultura em fase de crescimento exponencial foi dividida em nove recipientes, os quais foram agrupados em três grupos de três. Cada grupo foi acondicionado em três diferentes câmaras, onde a intensidade luminosa era conhecida como sendo 32, 95 e 191µmols of photons.m-2.s-1. A taxa de crescimento foi monitorada durante 15 dias em cada câmara, utilizando-se fluorescência, DO (Densidade Óptica) e contagem de células. Uma ANOVA com dois critérios foi utilizada para analisar se existiu diferença significativa nas taxas de crescimento entre os tratamentos.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que nenhuma diferença significativa entre as taxas de crescimento foi detectada em cada intensidade luminosa, mostrando que a cepa de Planktothrix sp testada foi fortemente resistente a altas intensidades luminosas.
CONCLUSÃO:
Os resultados mostraram que nenhuma diferença significativa entre as taxas de crescimento foi detectada em cada intensidade luminosa, mostrando que a cepa de Planktothrix sp testada foi fortemente resistente a altas intensidades luminosas.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Intensidade luminosa, Taxa de crescimento, Cianobactéria.