62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 2. Artes Plásticas
PROJETO EXTENSIONISTA CORES UFRN - MÓDULO AS CORES DE FRIDA
Laura Caroline Gomes Branco Marinho 1
Marcos Alberto Andruchak 2
Lina Izabel Sena de Brito 1
Thais de Oliveira Schmidt 1
Antonia Viviane Delgado 1
1. Departamento de Artes - UFRN
2. Prof. Dr. - Departamento de Artes - UFRN
INTRODUÇÃO:
O presente projeto visou à pesquisa artístico-pedagógica da criação polifônica e interdisciplinar de encenações baseadas na vida e obra da artista plástica mexicana Frida Kahlo. Ocorreu uma nova leitura das obras de Kahlo proposta pelo artista plástico e professor Marcos Andruchak, cuja perspectiva visual, técnica e conceitual é o geometricismo. A pesquisa resultou em composições cênicas performatizadas e performáticas, concepção e produção de telas pintadas coletivamente. A realização do projeto permitiu uma troca de experiências, reconfigurou o processo de ensino-aprendizagem vivenciado por alunos dos cursos de Licenciatura em Teatro, Artes Visuais e Filosofia, sendo essa relação estendida para o momento que se instaurou entre os performers e o público no instante das apresentações, entre o público e as telas durante as exposições como pontua Desgranges em A Pedagogia do Espectador. Outro aspecto do Projeto foi a itinerância do produto cênico e suas instalações visuais, que propiciaram um conhecimento e reconhecimento, por parte dos sujeitos que assistiram às performances, das dimensões culturais, sociológicas, políticas, estéticas e mitológicas das obras de Frida Kahlo, promovendo um diálogo com tais elementos e a apropriação de suas significações e seus significados.
METODOLOGIA:
O Módulo As Cores de Frida se realizou mediante encontros/reuniões/ensaios para orientação compartilhada entre o coordenador e os demais integrantes, planejamento das atividades, pesquisas relacionadas à vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo, pesquisas conceituais sobre Performance, Commedia Dell'Arte, Dramaturgia do Caos e Work in Progress, criação e produção das telas geometricistas, concepção e experimentação das cenas, articulação entre a equipe e os organizadores dos eventos e apresentações do material cênico produzido. Os três eixos principais de investigação para a criação do figurino, maquiagem, cenografia e adereços, iluminação e texto em cena foram a Maternidade, a Fisioterapia e o Relacionamento Conjugal entre Frida Kahlo e Diego Rivera. Podemos dividir o trabalho em quatro fases de produção ligadas diretamente às ocasiões e ambientes em que apresentamos as cenas/telas. A primeira em Mossoró/RN no Festival Usina da Cultura - 2009, a segunda em Recife/PE na Semana de Cênicas - UFPE, a terceira em Salvador/BA no XIII Enearte 2009 e a quarta em Natal/RN na Semana de Artes - UFRN 2009.
RESULTADOS:
O trabalho se concretizou cronologicamente por meio de quatro apresentações ocorridas nas cidades de Mossoró/RN, Recife/PE, Salvador/BA e Natal/RN. Cada apresentação foi classificada seqüencialmente como fases do processo. A estruturação dos elementos como cenário, iluminação, figurino, maquiagem, texto e partituras corporais foram alterados a cada evento conforme as circunstâncias advindas dos locais de apresentação; por exemplo, a concepção do cenário nas quatro fases foi mantida, porém na fase Mossoró/RN, o cenário foi esquematizado em forma de labirinto com pedaços de tecido tule pendurados sobre os quais foram projetados imagens das telas de Frida Kahlo; na fase Recife/PE o labirinto foi construído no espaço a partir da movimentação do ator que representava Diego Rivera, esposo de Frida Kahlo; na terceira e quarta fase as telas concebidas pelo artista Marcos Andruchak compuseram o labirinto.
CONCLUSÃO:
O caráter improvisacional inerente à própria itinerância motivou a equipe do projeto a lidar com diversos elementos por muitas vezes caóticos, alargar suas fronteiras conceituais direcionadas apenas para quem produz e consome arte, iniciar um processo de antropofagia cultural enriquecedor para a comunidade acadêmica e para a sociedade de um modo geral e rever as estratégias pedagógicas vivenciadas na criação artística. Pensar nos paradigmas que circundam o sujeito contemporâneo nos convoca a propor experiências estéticas emancipadoras.
Palavras-chave: Frida Kahlo, Performance, Geometricismo.