62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
Ewerton Henning Souto Raposo 1
Mychelline Souto Henrique 1
Stephanny Roberta Vitório Melo Freire 1
Maria da Apresentação Barreto 2
1. Depto. de Ciências Exatas, Licenciatura em Ciências da Computação, Universidade
2. Profa.. Dra. /Orientadora - Depto. de Educação, Universidade Federal da Paraíba
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa foi concebida em uma sala de aula onde alunos do Curso de Licenciatura em Ciências da Computação desenvolviam estudos referentes à Didática e narravam as experiências positivas e negativas em relação aos professores que já haviam passado nas suas vidas. Questionavam qual a formação pedagógica recebida pelos professores para estarem atuando no ensino superior, gerando, assim, o objetivo da investigação: conhecer a formação pedagógica que os professores do Curso de Ciências da Computação receberam e que os capacitou para formarem licenciados na área. Trata-se de uma temática que desperta a atenção dos alunos, uma vez que, na condição de licenciados, temem pelo seu preparo pedagógico e desempenho profissional no futuro. Atualmente os estudos que se preocupam com a formação permanente dos professores universitários vêm tomando grande proporção. Os debates suscitados reconhecem e valorizam a profissão, mas também assinalam que as novas concepções referentes à identidade desse trabalhador apontam como requisitos a atualização pedagógica, e a compreensão de que a prática educativa deve ser permeada pelos conhecimentos da ciência da educação.
METODOLOGIA:
Para este estudo, usou-se a pesquisa exploratória e descritiva. Embora sendo vastas as pesquisas sobre formação pedagógica associada ao ensino superior, buscou-se explorar a formação recebida pelos professores que estão formando licenciados em Ciências da Computação. Também foi descritiva, uma vez que permitiu a descrição da complexidade envolvida no fenômeno da formação pedagógica. Em um universo de 27 professores que lecionam no Curso de Ciências da Computação, participaram 16 docentes. A escolha da amostra foi não-probabilística por conveniência, tendo como único critério a disponibilidade dos docentes para colaborarem com o estudo. A coleta de dados foi através de um questionário estruturado com questões fechadas e abertas, aplicados por alunos, graduandos do curso objeto da pesquisa, preparados para essa tarefa pela orientadora do estudo. O locus da pesquisa foi a UFPB, Campus IV - Litoral Norte, na cidade de Rio Tinto/PB. Após a aplicação dos questionários, os dados foram agrupados e tratados de forma qualitativa e quantitativa.
RESULTADOS:
Os resultados indicaram, inicialmente, que um percentual de 40% optou pela docência universitária não apenas pela motivação salarial, mas por gostarem de ensinar desde criança e também pelas influências familiares. Revelaram sentir-se realizados pelas funções que exercem e não manifestaram desejo de mudar de profissão. A maioria é de graduados e tem algum tipo de pós-graduação. Constatou-se, também, que 83% dos pesquisados são bacharelados sem ter cursado nenhuma disciplina pedagógica durante a vida acadêmica e que apenas 17% são licenciados. Esses dados evidenciam que, esses docentes, não foram capacitados para atuarem como professores universitários na formação de licenciados. Sinalizaram que um dos maiores desafios para a prática docente é a falta de preparação pedagógica para lidar com o alunado, já que não tiveram nenhuma formação nesse sentido. Instigados a avaliar a compatibilidade entre a formação que receberam e a responsabilidade em formar licenciados, as respostas divergiram: alguns acham que é compatível à formação que tem com a responsabilidade que exercem no curso, outros, no caso uma maioria de 70% considera a formação incompatível, afirmando que a capacidade que eles possuem com relação à formação pedagógica é insuficiente para formarem licenciados.
CONCLUSÃO:
Tal pesquisa ainda está em fase de conclusão, mas já evidencia a necessidade de um repensar a formação dos que estão na docência universitária, especialmente àqueles que formam licenciados.
Palavras-chave: Docência universitária, Formação pedagógica, Atualização.