62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
DESCRIÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE VERME
Frederico Alekhine Chaves Garcia 1
Luciana de Lima 2
1. Departamento de Ciências Biológicas - Universidade Federal do Ceará/ UFC
2. Instituto Universidade Virtual - Universidade Federal do Ceará / UFC
INTRODUÇÃO:
A formação biológica contribui para que cada indivíduo compreenda os processos e conceitos biológicos, a fim de tomar decisões de interesse pessoal e coletivo. Contudo, o processo de descontextualização presente no ensino de Biologia, no qual vários termos biológicos são estudados de forma isolada, dificulta a apropriação desses conceitos pelos estudantes. Em contrapartida, os Parâmetros Curriculares Nacionais valorizam as relações entre os conceitos biológicos estudados, facilitando a compreensão dos fenômenos e processos da Biologia. Essa relação entre os conceitos deve acontecer a partir dos conhecimentos que os estudantes trazem da sua vida fora da escola, ou seja, os conceitos científicos devem estar interligados ao cotidiano do aluno. Diante disso, os objetivos deste trabalho são descrever os conhecimentos prévios que os alunos trazem para a aula de Biologia e utilizá-los no processo de ensino-aprendizagem.
METODOLOGIA:
Esse trabalho tem como proposta metodológica realizar um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos estudantes de Biologia do Ensino Médio. A pesquisa é realizada no mês de agosto de 2009, com 23 alunos do 2º ano "E" da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hermínio Barroso, Fortaleza, Ceará, período diurno. O assunto a ser investigado relaciona-se aos filos de animais reunidos sob a denominação de "verme" (Platelminto, Nematoda e Anelídeo), suas características anatômicas e doenças que causam ao ser humano a partir do ciclo de vida desses animais. É utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 5 questões. Os dados são listados e categorizados de acordo com as seguintes categorias: o conceito de verme, suas características anatômicas e os tipos de doenças que causam.
RESULTADOS:
De acordo com o questionário aplicado na pesquisa, no qual os estudantes relatam o que entendem sobre vermes, é possível identificar fatos relevantes. Grande parte (48%) associa esses seres a imagens negativas, como nojenta, doença e causadores de doença. Além disso, 32% dos alunos associam a imagem de verme à idéia de minhoca e lombriga, enquanto 16% relacionam verme a vírus e cobra. No que diz respeito ao conceito de verme, apenas 10% dos alunos afirmam ser uma lombriga, enquanto 33% afirmam ser bactéria, vírus, ou microorganismos. Ainda, 33% dos alunos afirmam ser uma doença, enquanto 19% dizem que os vermes são os causadores da doença. Os conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao conceito de verme estão baseados no conhecimento que têm sobre verminoses, presentes no seu cotidiano. Os alunos possuem concepções negativas desses seres, pois muitos convivem com pessoas infectadas, ou eles mesmos já contraíram alguma verminose. Isso é verificado nas imagens que eles têm desses animais, vinculando-os aos conceitos de "doença" e "vírus", e no conceito que têm de verme, relacionando-o também a "doença" e "bactéria". Finalmente, nenhum aluno associou os vermes a um ser benéfico para as pessoas.
CONCLUSÃO:
Percebeu-se que o assunto em questão faz parte do cotidiano dos estudantes, uma vez que estes, em sua maioria, vivem em áreas que facilitam a infecção por vermes. É possível que o conceito de verme que os alunos trouxeram corresponda a suas experiências negativas das verminoses, fazendo com que eles não relacionem imagens benéficas sobre esses animais. É importante que o professor aborde o conteúdo a partir dos conceitos prévios dos estudantes, uma vez que estes se tornam mais motivados para construir o conhecimento científico a partir de suas experiências pessoais. Contudo, o professor não deve desvalorizar o conhecimento do aluno, em detrimento do científico. É preciso reconhecer a importância de ambos no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Conceito de Verme, Conhecimentos prévios, Ensino Médio.